Consciência negra: textos e materiais para reflexão

Caros leitores, o dia 20 de Novembro é o Dia da Consciência Negra. O dia é feriado em algumas cidades brasileiras. Achei que seria apropriado fazer uma coletânea dos materiais do Xadrez Verbal relacionados ao tema do racismo. Assim, o leitor que estiver descansando e se interesse pelo tema pode ler bastante material e o leitor que esteja em sua rotina normal pode escolher, todos de acordo com seu ritmo.
– Lista atualizada em 2018; são horas de materiais gratuitos em diferentes plataformas
Podcast
– Fronteiras Invisíveis #56 – 13 de Maio
Nerdologia
– Abolicionismo e o fim da escravidão
Textos
– As fronteiras invisíveis da Europa: Copa do Mundo, racismo e separatismo
– Dia da Consciência Negra: Cotas para quê?
– Escravos africanos e o tráfico atlântico: História “politicamente incorreta”
– Racismo no sexo e e os ânimos inflamados
– Sexo com mulheres negras e submissas
Vídeos no canal
– 13 de maio de 1888: Abolicionismo, escravidão negra e Luiz Gama
Dicas culturais sobre o tema
– Xadrez Dominical – Escravidão e racismo no Brasil
– Xadrez Dominical – 5 filmes sobre racismo no esporte
– Xadrez Dominical – Martin Luther King Jr.
Espero que gostem.
*****
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.
*****
Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?
Acompanhe o blog no Facebook e no Twitter e receba notificações de novos textos e posts, além de outra plataforma de interação, ou assine o blog com seu email, na barra à direita da página inicial. E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.
Pingback: Resumo da Semana – 16/11 a 22/11 | Xadrez Verbal
Pingback: Consciência Negra: História do Brasil e temas dos dias de hoje | Xadrez Verbal
Equipe do Xadrez Verbal, eu queria fazer uma pergunta em relação ao racismo e o Zumbi dos Palmares, é que eu tive um teatro sobre o dia da Consciência Negra e o racismo, onde eu tive a impressão que de que os alunos que o produziram deixaram em mente que quem poderia sofrer com o racismo era só os negros e quando citaram o Zumbi dos Palmares me deixou um pouco revoltado pois eu li em um livro (Guia Politicamente Incorrecto da Historia do Brasil) de que o Zumbi também tinha escravos nos Palmares, (como o escritor deixava referências e acabei acreditam) e eu queria saber se isso é verdade, para eu não acabar caindo na falácia de apelo a autoridade.
Sim, Zumbi tinha escravos, mas eram contextos diferentes, como explicado no texto sobre o Guia Politicamente Incorreto. Um abraço
Equipe do Xadrez Verbal, eu sou a favor de cotas, porém com ressalvas.
Com relação a cotas em processos seletivos em que a avaliação é impessoal (como os vestibulares, ou seja, com base estritamente em resultados, no desempenho do candidato) eu sou a favor de cotas sociais, que independam de raça, pois abrangendo pessoas de baixa renda e vindas do ensino público já estariam atuando nos indivíduos (e, automaticamente, nas classes) mais desfavorecidas independentemente de raça.
Agora, em relação a processos seletivos mais subjetivos, como entrevistas de emprego, onde o avaliador pode preterir uma pessoa negra em favor de uma pessoa branca exclusivamente por racismo e isso dificilmente seria punido devido a dificuldade (se não impossibilidade) em se provar tal preconceito latente no avaliador na hora da seleção, eu sou a favor de cotas raciais!
Resumindo: eu acredito que cotas raciais devem ser aplicadas em casos onde o racismo pode interferir diretamente no processo, e cotas sociais onde o racismo não interfere diretamente, e um suposto negro rico não estaria em vantagem com relação a um negro (ou branco) pobre.
Ainda estou construindo essa minha opinião sobre o tema, e talvez ela seja bem rasa. Talvez eu até tenha falado alguma bobagem em relação ao processo de cotas que eu conheço superficialmente, mas você poderia me apontar possíveis erros (de qualquer natureza) em minha opinião e me indicar algo pra ler/assistir sobre o assunto? Eu já li metade dos links elencados nesse post e em breve terminarei a outra metade, mas não resisti comentar rs parabéns pelo trabalho e vamos combater o racismo e as injustiças hehe abraços!
Vou experimentar agora.