Xadrez Dominical – 5 filmes sobre racismo no esporte

Agora o Xadrez Verbal terá conteúdo novo todo dia, leia mais no editorial sobre esse importante passo no blog.

Caros leitores, antes do post de hoje, um recado. Agora podem ter o desprazer de acompanhar o blogueiro no meu perfil pessoal do Twitter, @FilipeNFig. Dado os acontecimentos recentes, tratados no vídeo Macaco é racismo?, o Xadrez Dominical de hoje terá como tema filmes sobre racismo no esporte. Vocês poderão notar que não há um filme brasileiro na lista; infelizmente, não há alguma grande obra sobre o tema, o que serve até para exemplificar que o assunto sempre foi suprimido no Brasil.

ernie-davis-1961

O primeiro filme é o conhecido Invictus, de 2009, dirigido por Clint Eastwood, com Morgan Freeman como Mandela e Matt Damon como François Pienaar. O filme retrata os acontecimentos da Copa do Mundo de Rugby de 1995, o primeiro grande evento internacional na África do Sul pós-Apartheid. Trata do conflito e da dolorosa conciliação entre brancos e negros, inclusive dentro da equipe.

O segundo filme é No Limite, a história de Ernie Davis, título brasileiro de The Express. O filme conta, como diz o título nacional, a história de Ernie Davis, o primeiro jogador negro que ganhou o Troféu Heisman, o prêmio para o melhor jogador universitário de futebol americano do ano. Com Dennis Quaid no elenco, o filme se passa no final dos anos 1950 e começo dos anos 1960, mostrando alguns aspectos da discriminação racial antes do Civil Rights Act, em 1964.

A terceira dica é No Crossover: O julgamento de Allen Iverson. O documentário biográfico é parte da série de documentários 30 for 30, produzidos pela ESPN. Allen Iverson foi um dos mais talentosos jogadores de basquete da década de 1990 e início do século 21. Teve a carreira marcada por muitas questões comportamentais em sua vida pessoal, e o filme aborda o seu julgamento, ainda adolescente, por supostamente iniciar uma briga que se tornaria um conflito racial em uma cidade pequena do estado da Virgínia.

O quarto filme é 42, de 2013. Sim, o título do filme é apenas 42, no Brasil foi lançado como 42: A História de uma lenda. O protagonista Chadwick Boseman interpreta Jackie Robinson, o primeiro jogador negro da Major League Baseball, o principal campeonato de beisebol dos EUA. Apenas em 1947. A história é ainda mais chocante, e importante, pois o beisebol era um esporte realmente segregado. Existiam campeonatos para times de atletas brancos e campeonatos para times de atletas negros, as Negros Leagues. Robinson continuaria um ativista mesmo após sua carreira esportiva. O filme, cujo título remete ao número da camisa de Robinson, conta com atores conhecidos no elenco, como Harrison Ford.

Finalmente, a quinta dica é a cinebiografia de um dos maiores atletas de todos os tempos, que compreendeu o alcance de sua figura e aproveitou sua exposição para o ativismo político e a promoção de debates. Ali, de 2001, que conta a história de Muhammad Ali, nascido Cassius Clay, interpretado por Will Smith. Aborda temas como sua mudança de nome, sua recusa em ir lutar no Vietnã e o racismo da sociedade dos Estados Unidos. Will Smith foi indicado ao Oscar por seu trabalho (e, num comentário pessoal, foi injustamente preterido). Muhammad Ali já foi tema de um Xadrez Dominical próprio.

Além das cinco habituais dicas do Xadrez Dominical, falta a menção do post de hoje. Dado o ótimo texto sobre o Saara Ocidental, publicado aqui e de autoria do Thomas, é apropriado algo sobre o tema. Filhos das Nuvens, a última colônia conta a história dos campos de refugiados que servem de residência para duzentas mil pessoas no território. Dirigido por Álvaro Longoria e narrado por Javier Bardem.

Gostaram, não gostaram, mais dicas? Comentem a vontade!

*****

Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

*****

Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Facebook e no Twitter e receba notificações de novos textos e posts, além de outra plataforma de interação, ou assine o blog com seu email, na barra à direita da página inicial. E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Anúncios

5 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s