Xadrez Dominical – Muhammad Ali

Caros leitores,

Quinta-feira, dia Seis de Março, foi o aniversário de cinquenta anos do rebatismo do lutador de boxe Cassius Clay. O medalhista de ouro olímpico e, futuramente, múltiplas vezes campeão do mundo abandonaria seu “nome de escravo” para se tornar Muhammad Ali. Um dos maiores atletas da História, justamente por não se restringir ao ringue e ser uma voz ativa sobre sua sociedade, Muhammad Ali é dono de uma das maiores e mais belas Histórias do esporte. E tema do Xadrez Dominical de hoje.

O balé de Muhammad Ali que muitos tentam imitar.

O balé de Muhammad Ali que muitos tentam imitar.

Ali teve seu título mundial cassado por se recusar em ir ao Vietnã, protagonizou algumas das maiores lutas de todos os tempos, como as contra Joe Frazier e a contra George Foreman, a “Luta na Selva”, no Zaire, em 1974. Um dos primeiros que compreendeu o poder da mídia e a usou a seu favor, Ali é autor de diversas frases e personagem de fotos icônicas. Uma biografia tão rica é impossível de ser reproduzida aqui. Para suprir essa lacuna, sugiro o filme Ali, com Will Smith no papel principal (depois de pedido do próprio Ali, que disse “você é quase tão bonito quanto eu”).

Smith foi indicado ao Oscar por sua atuação que, em minha opinião, deveria ser vencedora. Jon Voigt também está muito bem (e quase irreconhecível) no filme. O filme é centrado na luta de Ali contra Foreman, mas passa por diversos estágios da vida do The Greatest (“O Maior”)

Documentários. A ótima série 30 for 30, da ESPN, tem um documentário sobre Ali, chamado Muhammad and Larry. O doc passou no Brasil e pode ser encontrado na internet com legendas, para baixar. Outro doc interessante é Facing Ali, que esteve na lista preliminar de indicados ao Oscar de Melhor Documentário em 2009, mas não chegou a ser indicado. Finalmente, Quando Éramos Reis, um dos melhores documentários de todos os tempos, de qualquer tema, vencedor do Oscar em 1997, sobre a “Luta na Selva” entre Muhammad Ali e George Foreman (é interessante, no documentário, ver as cenas da coletiva, no Zaire, com Ali e Foreman, e comparar com a interpretação de Will Smith)

Música. Ali, como era comum para personalidades nos anos 1960 e 1970 (vide o exemplo de Pelé), chegou a se arriscar na música, gravando uma versão de Stand By Me, além de músicas com mensagens positivas para o público infantil (se Muhammad Ali te ensinava como escovar os dentes, você escovava os dentes!).

Ele também é citado ou é inspiração para dezenas de músicas. Escolhi uma, de um tal de Bob Dylan, chamada I Shall be Free No. 10.

Livros. No Brasil, atualmente são editados pela Companhia das Letras dois livros sobre Ali: O Rei do Mundo, uma de suas biografias mais famosas, e A Luta, sobre, adivinhem, a luta contra Foreman. Vou copiar e colar parte da resenha presente no site da editora, para exemplificar um pouco dos motivos dessa luta ser tão célebre: “Zaire, 1974. Muhammad Ali, que perdera o título mundial dos pesos pesados por se recusar a lutar no Vietnã, desafia o campeão George Foreman: é a autonomia negra versus o establishment branco. Um dos relatos mais notáveis já escritos sobre eventos esportivos, A luta é também um retrato magistral das tensões políticas dos anos 70.”

foremanAli também é tema de vários livros de fotos e ensaios fotográficos, especialmente porque ele adorava isso. Talvez o mais conhecido (e mais caro) seja Greatest of All Time. A Tribute to Muhammad Ali, da Taschen. E, como exemplo do tamanho que o personagem Ali teve, em um quadrinho que foi recentemente reeditado em formato especial (e em português), ele dividiu o ringue contra o Super-Homem.

alisuperDepois de tudo isso, você pode acessar seu cartel oficial no BoxRec ou o site oficial do campeão. Ou ler, em português, vinte e duas de suas frases mais conhecidas.

Gostaram? Não gostaram? Mais dicas? Comente.

*****

Acompanhe o blog no Facebook e no Twitter e receba notificações de novos textos e posts, além de outra plataforma de interação, ou assine o blog com seu email, na barra à direita da página inicial. E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Anúncios

3 Comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s