Sobre o autor e contato
Chamo-me Filipe Figueiredo, sou graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de me rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman, com tendências groucho-marxistas.
Este site, inaugurado em 2013 como um blog, não tem intenção outra além de servir como uma forma de publicar o que escrevo. Não que o que eu pense vá ter alguma grande importância. Escrever pra si, porém, é quase um ato de covardia.
Além disso, pragmaticamente, me incentiva a escrever, ler, interagir. O tipo de coisa que nunca é demais.
A maioria dos posts serão sobre política ou atualidades, domésticas e internacionais. Outros podem ser sobre cultura, esportes, receita de bolo, o que der na telha.
Caso queira saber mais, você pode ler o que já foi publicado na categoria de textos sobre o autor e sobre o blog. Um ou outro texto é pessoal, até. Além disso, aqui estão os colaboradores, que contam com minha gratidão, que já escreveram aqui no Xadrez Verbal.
Fui também colaborador do site de política internacional Opera Mundi e possuo um blog na seção brasileira do jornal Huffington Post. Atualmente escrevo colunas de política internacional na Gazeta do Povo. Também faço os roteiros e a locução dos vídeos de História no canal Nerdologia, um dos maiores canais educativos e científicos do YouTube.
E deixo claro que essa página não tem vínculo nem expressam a opinião ou a postura de quaisquer pessoas ou instituições com as quais eu tenha, ou venha a ter, relação.
Como entrar em contato, seja pessoal, seja profissional, com o blog?
Email: contato@xadrezverbal.com
No Facebook: Xadrez Verbal
No Twitter: Xadrez Verbal
Além, é claro, dos comentários, que são sempre bem-vindos.
Filipe Figueiredo
Bom dia Felipe e Matias, sou fã do programa não perco um sequer, estudioso de historia acho muito relevante o giro semanal pela politica de todo o mundo com o conteste histórico de cada notícia….incrível….sou contador e caminhoneiro gostaria de sugerir uma abordagem sobre as ferrovias no leste europeu e seu contesto histórico uma vez em todas as guerras elas são fundamentais para a logística como vemos hoje na Ucrania. Um forte abraço e muito sucesso.
Olá Felipe,
Moro há alguns anos na França e o Xadrez Verbal é meu companheiro de transito e de faxina desde 2018. Estava ouvido o programa 284 e vc fez um comparativo entre o Ucraniano e o Russo, falando que talvez poderia ser como o PT-PT e PT-BR, mas creio que há um equívoco. Perguntei para minha esposa, que é Ucraniana, fala as duas línguas e um pouco de português (eu arranho o russo e pouca coisa de Ucraniano) e chegamos a conclusão que o mais adequado seria fazer um comparativo tipo Português e Espanhol, pois são línguas distintas, mas inteligíveis entre si. Inclusive o alfabeto é ligeiramente diferente. Abraços
Incentivada por minha filha Elisa, que os acompanha desde 2017, escuto o programa e admiro o conhecimento e o humor da dupla. Porém é humano e perdoável que alguns detalhes escapem… No programa #285 [Mediação turca] foi citada a descoberta do Endurence, expedição de Ernest H.Shackleton. O navio não naufragou e sim ficou preso e foi esmagado pelo gelo, vindo a afundar no degelo (narrativa no livro de Alfred Lansing “A incrível viagem de Shackleton – A saga do Endurance”). Situação idêntica aparece no filme ‘Two against the ice’, sobre a expedição do navegador dinamarques Ejnar Mikkelsen. Grata pela atenção e continuem nos brindando com seus programas.
ola felipe
ao assistir a serie Cavaleiro da lua – “the moon knight “, no Disney +, é mencionado o genocídio Armenio no minuto 35:12. Será que Dna Disney esta bancando a briga…
00:35:12,041 –> 00:35:15,583
Nero, the Armenian genocide, Pol Pot.
Oi Filipe e Matias, tudo bem? Conheci o podcast no começo da pandemia (com as participações do Atila), e desde então acompanho semanalmente os episódios. Me tornei apoiadora há alguns meses pelo Padrim, mas não descobri “comofaz” pra participar do grupo de apoiadores. Minha pergunta é “Comofaz?” rsrsrs
Adoro o trabalho de vcs e faço parte do grupo de ansiosos pela volta do “Fronteiras invisíveis…” .
Abraços,
Michele
Olá Felipe, Matias e Vivian,
Parabéns pelo trabalho de vocês, é excelente!
Não sei se já conhecem, mas vi este video sobre uma perspectiva da Ciência para compreender o conflito Rússia e Ucrânia e achei que poderiam gostar: https://m.youtube.com/watch?v=yk5RDy6xFJQ
Obrigada e vida longa ao Xadrez Verbal!
boa noite excelentíssimos.
Me chamo Allysson, sou ouvinte do podcast e não perco um programa se quer desde dezembro de 2019 e torcedor do glorioso Paraná clube.
Gostaria de mandar uma mensagem de parabéns para minha namorada, Ana Elyze Góis, a historiado e museóloga mais linda de Curitiba, que completa mais um ano de vida na próxima segunda dia 2.
Muito obrigado pelo excelente podcast e avante!
Caros bom dia!
Gostaria de registrar aqui somente um pequeno adendo sobre o programa do dia 04/06: a palavra Luftwaffe em alemão é uma composição das palavras Luft (ar) e Waffe (arma), sendo que sua tradução mais direta seria “arma aérea” ou “armamento aéreo”.
Um abraço!