Sobre o autor e contato

gravatarChamo-me Filipe Figueiredo, sou graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de me rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman, com tendências groucho-marxistas.

Este site, inaugurado em 2013 como um blog, não tem intenção outra além de servir como uma forma de publicar o que escrevo. Não que o que eu pense vá ter alguma grande importância. Escrever pra si, porém, é quase um ato de covardia.

Além disso, pragmaticamente, me incentiva a escrever, ler, interagir. O tipo de coisa que nunca é demais.

A maioria dos posts serão sobre política ou atualidades, domésticas e internacionais. Outros podem ser sobre cultura, esportes, receita de bolo, o que der na telha.

Caso queira saber mais, você pode ler o que já foi publicado na categoria de textos sobre o autor e sobre o blog. Um ou outro texto é pessoal, até. Além disso, aqui estão os colaboradores, que contam com minha gratidão, que já escreveram aqui no Xadrez Verbal.

Fui também colaborador do site de política internacional Opera Mundi e possuo um blog na seção brasileira do jornal Huffington Post.

E deixo claro que essa página não tem vínculo nem expressam a opinião ou a postura de quaisquer pessoas ou instituições com as quais eu tenha, ou venha a ter, relação.

Como entrar em contato, seja pessoal, seja profissional, com o blog?

Email: contato@xadrezverbal.com

No Facebook: Xadrez Verbal

No Twitter: Xadrez Verbal

Além, é claro, dos comentários, que são sempre bem-vindos.

Filipe Figueiredo

Anúncios

42 comentários

  • Gostei! E ainda mais por se tratar de politica, atualidades, cultura e quem sabe receita de bolos kkkkk. Bom mesmo.

  • Luiz Ignacio Nogueira da Gama

    Parabéns pelo blog, Filipe. Li seu texto sobre a escravidão, em que você rebate o raciocínio raso do Narloch. Gostei bastante.
    Vivemos um tempo em que as discussões andam em baixa. Apenas agressões e superficialidades. As fragmentações andam a solta por aí.
    Abraço.

  • Caro Filipe, devo dizer que o seu blog foi um achado nessa internet, textos muito bons, claros e que explicam fatos complexos de forma simples.
    Sou engenheiro e hoje moro fora do pais (por isso a falta de acentos, ainda nao os achei nesse teclado britanico) mas tento acompanhar as noticias, em especial sobre politica internacional e politica externa Brasileira, e tento escrever, com a ajuda de alguns amigos, sobre o Brasil atual. Deixo o site no link, se quiser dar uma passada la (esta um pouco desatualizado, estou cuidando disso) serei muito grato.

    Um abraco e continue com o excelente trabalho.

  • Quando vejo um blog como o seu, me arrependo de ter perdido tempo na internet com bobagens e não investido meu tempo AQUI NO XADREZ VERBAL! Adorei muito sua didática, seus vídeos e essa proposta de um canal informativo sério e bem feito. Parabéns e boa sorte!!

  • Filipe no meu programinha de podcasts vocês entraram recentemente ao pesquisar esporadicamente por algo interessante e ouvi uns dois podcasts de uma vez. Parabéns pela profundidade dos temas abordados e principalmente não serem censurados pelo politicamente correto (apesar de algumas hesitações breves que acabam virando alguma piada boa).
    E sou contra a ditadura gay!!

  • Esses videos são excelentes! Tenho visto muita similaridade de matérias e obras com o CACD do Instituto Rio Branco. Coincidência, mano?

    Gratidão por compartilhar esse conhecimento e tempo para conosco!

  • Filipe, gosto muito do podcast e já o recomendei para vários amigos. Só tenho uma critica, que você inclusive já disse estar ciente. A variação de seu áudio. Costumo acompanhar hoje quase 20 podcasts, e os ouço quase sempre no ônibus indo para o trabalho. E com essa variação as vezes não consigo te ouvir direito, mesmo com o volume no máximo. Em alguns casos chega a ser tão complicado que deixo de ouvir aquele episódio e pulo para o próximo.
    Fora isso, admito muito o trabalho de vocês e continuarei a ouvir e recomendar.

  • Yuri Martenauer Saweljew

    Felipe parabéns pelo Blog e Podcast !

    Tenho acompanhado ambos a cada postagem, e minha curiosidade e ousadia me fazem perguntar:

    Cara, vc tem interesse em um Geografo pra colaborador ? ahahahah se precisar um dia, estou a disposição.

    Abraços e novamente parabéns pelo trabalho.

    Yuri

  • Aran Akie Pinto Dias

    Olá Filipe, tudo bem. Meu nome é Aran e tenho 20 anos e moro no Rio. Achei muito bom e necessário a criação do blog e do podcast. Se fosse possível, fazer o próximo episódio do podacast Xadrez Verbal sobre a Questão Curda, falando sobre sua história, apresentando um pouco da sua cultura e porque são mal tratados no Oriente Médio. E é claro, qualquer dúvida ao meu nome, ele é indígena

  • Ótimo podcast, recomendo a todos, o único problema é a disparidade das vozes do Felipe e do Matias que tem alturas muito diferentes e em alguns momentos quando vocês aumentam o tom para dar ênfase, dói o ouvido de que usa fones, principalmente o Matias.

  • Conheci o Xadrez Verbal por meio do podcast dos Dragões de Garagem, no episódio sobre Armas Nucleares. Gostei muito e fiquei impressionado com sua articulação e conhecimento sobre política e história. Vou te acompanhar, tentar ler seus posts, na medida do possível.

  • Aran Akie Pinto Dias

    Bom crepúsculo pessoal do xadrez. Muito interessante esse encontro de países de Viena que vocês citaram, e também de ficar sabendo que lá é um ponto para discussões geopolíticas e democráticas. Me corrija se eu estiver errado mas, o irônico é que a Áustria também foi anexada a Alemanha Nazista e passou a representar um dos regimes conhecidos pelo senso comum menos e democráticos e opressores do século passado

  • Aran Akie Pinto Dias

    Olá pessoal do xadrez, tenho uma pergunta. Quando foi citado no nercast e depois no último cast, o Islã não tem uma liderança centralizada. Dada as circunstâncias um chefe califa poderia ser um porta voz ao mundo para contestar as atitudes contra o auto intitulado Estado Islâmico e discursar mensagens de paz para o mundo?

  • Caro Filipe,

    Gostaria de sugerir um programa com um apanhado breve sobre as guerras travadas na América do Sul uma vez que esse assunto é totalmente ignorado pelas escolas, principalmente a guerra envolvendo Chile, Bolívia e Peru (que culminou na perda do acesso ao oceano por parte da Bolivia) e os conflitos envolvendo a região do rio da Prata, incluindo a Guerra da Prata que, até onde vi, não consta nos livros de HIstória de Ensino Médio.

  • Primeiramente parabéns pelo podcast, acompanho sempre. Nem sei se aqui é o lugar certo, mas gostaria de uma dica de livro não tendencioso para ambos os lados sobre a URSS.

  • O Xadrez Verbal é num dos meus podcasts favoritos. Espero ansioso toda semana pela novos episódios. Agradeço muito ao Filpe e ao Matias por contribuíram com a podosfera com esse podcast de ótima qualidade. Aprendo muito com vocês! Valeu!

  • caro Filipe primeiro parabéns pelo xadrez verbal meu podcast favorito. segundo referente ao podcast 39 o serviço secreto britânico é o MI-6 e não M16
    grande abraço

  • Caraca Filipe. Tentei tanto me inspirar em você pra fazer uma redação no concurso, que comecei a ler o texto na minha cabeça com a sua voz. Bizarro.
    Mas sério cara, você mudou minha vida. Meu modo de pensar nunca mais será o mesmo graças a te ouvir falar de forma tão ponderada e profunda sobre cada assunto, estimulando a pensar bem antes de falar.
    Vlw mesmo.
    Tudo de melhor sempre pra você

  • Gustavo Gonçalves

    Estou comentando aqui no espaço para elogiar o trabalho de vc em conjunto com matias pinto e todos os podcasts do fronteiras invisíveis foram show. Escutei todos Galiza, Gales, Coreia etc. Uma sugestão seria o do pais basci e a catalunha que são temas riquíssimos a serem abordados.

  • Oi Filipe! Parabéns pelo trabalho! Comecei a assistir nerdologia e estou amando!
    Aproveito para perguntar se voce sabe me dizer se em breve tem algum evento/palestra/seminário sobre história (qualquer tema)?
    E também eu encontro em algum link indicações de livros de história?
    Abs!!

  • Filipe,

    Você mora em Curitiba assim como o Ivan do canal Anticast?

    Abraço!

  • Pingback: Nerdologia exclusivo de História – Professorvirtual.org

  • Pingback: 50 Canais do Youtube que valem a pena conhecer! | Estranhosidade

  • Gostaria de saber sobre Qual a função atual do Estado? No sentido de “vamos sucatear para privatizar”, para quê se mantém o Estado?

  • Sou do time que não se importa com o tamanho do programa! Quando maior melhor (uuuiii)! Parabéns pelo trabalho de extrema qualidade! Abraços!

  • Tendências Grouxo marxistas! Adorei, Muito bom!

  • Macaca de auditorio de vc e mathias, e tendenciado a ser patrocinador, desafio-lhos, haaaaaa, a especial de sir richard francis burton.
    Certo de, no mínimo, uma ssaaasstiffaacccaao!!! Subscrevo-me!!

    Subscre

  • José Carlos Silva Lemos

    Quero saber qual a pior herança deixado pelos portugueses? Obrigado

  • Olá Filipe,

    Primeiramente, gostaria de parabenizá-lo pelos trabalhos no Xadrez Verbal, tanto no site, como também no podcast.
    Conheci o XV em setembro/2016 e, desde então, ouço todos os programas. Vocês são ótimos !
    Atualmente estudo para o concurso de admissão ao Instituto Rio Branco (CACD), e tenho certeza que o Xadrez Verbal ainda vai me ajudar muito nesse caminho.

    Feitos estes breves comentários, gostaria de pedir um favor:

    Considerando que sua especialidade é História, e também que você manja bastante de Política Internacional, gostaria de solicitar indicações de textos, artigos, mas principalmente livros, sobre o Oriente Médio. Acredito que é um tema muito importante não apenas para o concurso, mas também para a vida.

    Me considero um absoluto leigo no assunto, e gostaria de mudar isso.
    Muitas vezes ouço vocês comentando notícias a respeito dos conflitos no Oriente Médio, e sinto que me falta muita informação a respeito do tema, sobretudo a base histórica sobre a origem dos problemas e dos conflitos.

    Entre os temas que me interessam, e sobre os quais gostaria de ler e aprender mais estão:

    – Raízes históricas do povo árabe (deslocamentos, diáspora e os conflitos na Antiguidade);
    – Diferenças históricas entre as duas vertentes do Islamismo: xiismo e sunismo, e como elas impactam nos conflitos atuais;
    – Diferenças dos grupos étnicos do Oriente Médio: árabes, curdos, turcos, etc.;
    – Embates entre Judeus e Muçulmanos;
    – Origens históricas das polêmicas envolvendo a criação do Estado de Israel e do Estado da Palestina;
    – Liga Árabe;
    – “Primavera Árabe”;
    – Origem das ligações “suspeitas” entre EUA e Arábia Saudita.

    Peço desculpas pela enormidade de temas, mas ocorre que são muitos assuntos sobre os quais eu não tenho conhecimento, e gostaria de entender os noticiários e os comentários políticos a respeito.

    Desde já agradeço a atenção e a resposta.

    E mais uma vez, parabéns pelo Xadrez Verbal. Que ele ainda tenha muitos anos de vida !!!

    Um abraço.

  • ADIANTA O XADREZ VERBAL AI QUE EU QUERO SABER DA TRETA DO MISSEIS COM O TRUMP!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Além do ETA, o próximo programa poderia falar da operação mãos limpas – não sei se já falaram em podcasts antigos.

  • o padre Alexandre não é o único clerical que ouve o podcast. eu também ouço religiosamente todo sábado.
    att
    bruno costa osb. padre e monge beneditino.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s