Sobre o autor e contato

gravatarChamo-me Filipe Figueiredo, sou graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de me rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman, com tendências groucho-marxistas.

Este site, inaugurado em 2013 como um blog, não tem intenção outra além de servir como uma forma de publicar o que escrevo. Não que o que eu pense vá ter alguma grande importância. Escrever pra si, porém, é quase um ato de covardia.

Além disso, pragmaticamente, me incentiva a escrever, ler, interagir. O tipo de coisa que nunca é demais.

A maioria dos posts serão sobre política ou atualidades, domésticas e internacionais. Outros podem ser sobre cultura, esportes, receita de bolo, o que der na telha.

Caso queira saber mais, você pode ler o que já foi publicado na categoria de textos sobre o autor e sobre o blog. Um ou outro texto é pessoal, até. Além disso, aqui estão os colaboradores, que contam com minha gratidão, que já escreveram aqui no Xadrez Verbal.

Fui também colaborador do site de política internacional Opera Mundi e possuo um blog na seção brasileira do jornal Huffington Post. Atualmente escrevo colunas de política internacional na Gazeta do Povo. Também faço os roteiros e a locução dos vídeos de História no canal Nerdologia, um dos maiores canais educativos e científicos do YouTube.

E deixo claro que essa página não tem vínculo nem expressam a opinião ou a postura de quaisquer pessoas ou instituições com as quais eu tenha, ou venha a ter, relação.

Como entrar em contato, seja pessoal, seja profissional, com o blog?

Email: contato@xadrezverbal.com

No Facebook: Xadrez Verbal

No Twitter: Xadrez Verbal

Além, é claro, dos comentários, que são sempre bem-vindos.

Filipe Figueiredo

132 Comentários

  • Marco Antonio Buzzo

    Bom dia Felipe e Matias, sou fã do programa não perco um sequer, estudioso de historia acho muito relevante o giro semanal pela politica de todo o mundo com o conteste histórico de cada notícia….incrível….sou contador e caminhoneiro gostaria de sugerir uma abordagem sobre as ferrovias no leste europeu e seu contesto histórico uma vez em todas as guerras elas são fundamentais para a logística como vemos hoje na Ucrania. Um forte abraço e muito sucesso.

  • Alessandro "Saniok"

    Olá Felipe,
    Moro há alguns anos na França e o Xadrez Verbal é meu companheiro de transito e de faxina desde 2018. Estava ouvido o programa 284 e vc fez um comparativo entre o Ucraniano e o Russo, falando que talvez poderia ser como o PT-PT e PT-BR, mas creio que há um equívoco. Perguntei para minha esposa, que é Ucraniana, fala as duas línguas e um pouco de português (eu arranho o russo e pouca coisa de Ucraniano) e chegamos a conclusão que o mais adequado seria fazer um comparativo tipo Português e Espanhol, pois são línguas distintas, mas inteligíveis entre si. Inclusive o alfabeto é ligeiramente diferente. Abraços

  • Incentivada por minha filha Elisa, que os acompanha desde 2017, escuto o programa e admiro o conhecimento e o humor da dupla. Porém é humano e perdoável que alguns detalhes escapem… No programa #285 [Mediação turca] foi citada a descoberta do Endurence, expedição de Ernest H.Shackleton. O navio não naufragou e sim ficou preso e foi esmagado pelo gelo, vindo a afundar no degelo (narrativa no livro de Alfred Lansing “A incrível viagem de Shackleton – A saga do Endurance”). Situação idêntica aparece no filme ‘Two against the ice’, sobre a expedição do navegador dinamarques Ejnar Mikkelsen. Grata pela atenção e continuem nos brindando com seus programas.

  • ola felipe

    ao assistir a serie Cavaleiro da lua – “the moon knight “, no Disney +, é mencionado o genocídio Armenio no minuto 35:12. Será que Dna Disney esta bancando a briga…

    00:35:12,041 –> 00:35:15,583
    Nero, the Armenian genocide, Pol Pot.

  • Oi Filipe e Matias, tudo bem? Conheci o podcast no começo da pandemia (com as participações do Atila), e desde então acompanho semanalmente os episódios. Me tornei apoiadora há alguns meses pelo Padrim, mas não descobri “comofaz” pra participar do grupo de apoiadores. Minha pergunta é “Comofaz?” rsrsrs
    Adoro o trabalho de vcs e faço parte do grupo de ansiosos pela volta do “Fronteiras invisíveis…” .
    Abraços,
    Michele

  • Olá Felipe, Matias e Vivian,

    Parabéns pelo trabalho de vocês, é excelente!
    Não sei se já conhecem, mas vi este video sobre uma perspectiva da Ciência para compreender o conflito Rússia e Ucrânia e achei que poderiam gostar: https://m.youtube.com/watch?v=yk5RDy6xFJQ

    Obrigada e vida longa ao Xadrez Verbal!

  • boa noite excelentíssimos.
    Me chamo Allysson, sou ouvinte do podcast e não perco um programa se quer desde dezembro de 2019 e torcedor do glorioso Paraná clube.
    Gostaria de mandar uma mensagem de parabéns para minha namorada, Ana Elyze Góis, a historiado e museóloga mais linda de Curitiba, que completa mais um ano de vida na próxima segunda dia 2.
    Muito obrigado pelo excelente podcast e avante!

  • Caros bom dia!
    Gostaria de registrar aqui somente um pequeno adendo sobre o programa do dia 04/06: a palavra Luftwaffe em alemão é uma composição das palavras Luft (ar) e Waffe (arma), sendo que sua tradução mais direta seria “arma aérea” ou “armamento aéreo”.
    Um abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.