Xadrez Verbal Podcast #51 – PPK eleito, Venezuela e Itamaraty

De volta em São Paulo! Após uma semana de ausência, o seu podcast semanal de política internacional está de volta, o Xadrez Verbal! Para suprir essa lacuna, o programa de hoje é especial, um pouco mais longo, com três giros de notícias. Passamos bastante pela política externa brasileira e os acontecimentos recentes, como a suposta mudança de voto na UNESCO sobre Jerusalém e a crítica chinesa.

Fomos até a França e tentamos explicar o que está ocorrendo no país que sedia a Eurocopa, tomado por protestos contra reformas trabalhistas. Fazemos um giro por nossa vizinhança, comentando a Argentina, a vitória de PPK por apenas 40 mil votos no Peru e as recentes vitórias políticas de Maduro na Venezuela. EUA, Oriente Médio, Reino Unido, Coreia do Norte, nazismo e terrorismo fecham o programa, com muitas dicas culturais em homenagem aos grandes que nos deixaram.

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira, em menos de uma hora, você se atualiza e se informa.

Links

Petição Delegacias da Mulher abertas 24 horas e aos finais de semana

Projeto Humans, not refugees

Dicas do Sétimo Selo

Xadrez Dominical de Muhammad Ali

Xadrez Dominical da Rumble in the Jungle

Bibliografia de Thomas Skidmore

Livro O Martín Fierro, de Jorge Luis Borges

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. 

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, confira o restante da programação aqui.


assinaturaFilipe Figueiredo, 29 anos, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

15 Comentários

  • Quanto “mais maior, mais melhor”! podcast BOM (ou não) é outro nível, não canso!

  • Muito bom ouvi-los de novo. Sem o programa, tenho a impressão de que a sexta não acabou. Com relação ao petrel, é uma ave oceânica do hemisfério sul, principalmente das áreas polares parente do albatroz e das gaivotas. Ela costuma nidificar em areas rochosas costeiras, principalmentenas ilhas Georgias e Sanduiches no Atlantico Sul. São animais em risco de extinção, uma vez que mudanças no ambiente marinho e nos lugares de nidificação afetam a população. São animais lindos. Continue com o bom trabalho. Grd abc

  • Se essa informação for útil existe um documentário que mostra que, os abusos sexuais e omissão das universidades americanas, é mais comum do que se imagina. The hunting ground é o nome e está disponível no netflix.

  • Bruno Sousa Alencar

    Também quero entrar no Itamaraty só com o currículo. Afirmo, sem dúvidas, que é o concurso mais difícil do Brasil.

  • Agora que o Pedro Pablo Kuczynski está à frente do Peru me pergunto se o melhor lugar para encontrar notícias com relação ao Peru e PPK seria o redtube?

  • É realmente decepcionante, ver um podcast focado exclusivamente em política internacional não ter comentado um dos acontecimentos mais importantes da história da internet nos últimos anos e que por muito pouco não virou uma crise diplomática sem precedentes entre Brasil e Portugal. Estou falando, é claro, da Primeira Guerra Memeal. Aguardo um pedido de desculpas na próxima edição.

    http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2016/06/br-x-pt-brasileiros-celebram-vitoria-da-primeiraguerramemeal.html

  • Guilherme Henrique Camilo da Silva

    Chamem-o de Pepeca, por favor. E reforço aqui a indignação perante a ignorada que aconteceu à maior crise diplomática Brasileira dos últimos anos a Primeira Guerra Memeal.

  • Jhonatan Schabo Carreira Batista

    Depois de ouvir 3 episódios (esse e os últimos dois), peguei “o clima” do programa. Parabéns pelo ótimo podcast.

    Por que não usam o disqus para comentários? Medo da galera do MDM?

  • Podem chamá-lo de periquito?

  • Temos que chamar algumas pessoas de Sr. Pinto, Sr. Rego, Sr. Barros, etc… sejamos democráticos e que venha o Sr. PPK, que elicia uma imagem mental muito mais favorável inclusive ;)!

  • Vou recomendar chamar ele de /Pêpêcá/. Obrigado pelo ótimo programa, como sempre.

  • Alexandre a s Baiao

    Muito bom o episódio.
    Porém devo dizer q o anticast recomendado é muito fraco principalmente se comparado ao conteúdo de vocês.

  • Leonardo de Souza Santiago

    Sobre como deve ser chamado o novo presidente do Peru eu só consigo pensar em uma resposta: Ppk hoje, ppk amanhã, ppk para sempre.

  • O Brasil já tem Belém do Pará, o templo de Salomão, Campos do Jordão, e foi colonizado pela igreja de Roma. O Silvio Santos é judeu. Sinto uma teoria da conspiração vindo lá na esquina.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s