Xadrez Dominical – Rumble in the Jungle

Caros leitores, na última semana tivemos os cinquenta anos da tomada de poder por Mobutu no antigo Congo, proclamando um novo país, o Zaire. Para aproveitar a data em uma maneira mais positiva, já que se trata de um dos principais ditadores africanos da Guerra Fria, vamos falar da Rumble in the Jungle, a Luta na Selva. A disputa entre George Foreman e Muhammad Ali pelo cinturão dos pesos-pesados do boxe é considerada um dos maiores eventos esportivos do século XX, realizada no Zaire justamente como um golpe de publicidade do regime autoritário. Vamos ao Xadrez Dominical sobre a Rumble in the Jungle.

A primeira dica é um filmaço, comentado no último podcast. Ali, de 2001, cinebiografia que deveria ter rendido um Oscar ao ator Will Smith, que interpreta o considerado maior boxeador de todos os tempos. A cinebiografia passa por diversos momentos da carreira de Ali, mas quase metade do filme, inclusive seu clímax, é dedicada para a Rumble in The Jungle.

Trailer

Sinopse do AdoroCinema: Cassius Clay (Will Smith) era um grande lutador nos ringues de boxe e uma pessoa inteligente fora deles, onde impressionava pelo seu fácil palavreado. Ele logo se tornou uma das principais personalidades do esporte mundial nos anos 60, principalmente após se converter ao islamismo, trocar seu nome para Muhammad Ali e se recusar a lutar na Guerra do Vietnã.

A segunda dica é um baita documentário. Quando Éramos Reis, de 1996, vencedor do Oscar de Melhor Documentário, sobre a luta que é considerada o ápice do boxe. Assistam.

Trailer

Sinopse do CinePlayers: A crônica dos eventos que levaram ao histórico confronto, no Zaire, em 1974, entre dois dos maiores pesos-pesados de todos os tempos: Muhammad Ali e George Foreman.

A terceira dica é um livro, um relato jornalístico e um grande ensaio. A Luta, de Norman Mailer, editado no Brasil pela Companhia das Letras em edição de bolso.

A quarta dica é uma música. Rumble in The Jungle, dos Fugees, grupo de R&B dos EUA formado por Wyclef Jean, Lauryn Hill e Pras Michel. A música conta com as participações de A Tribe Called Quest e de Busta Rhymes e é trilha sonora de Quando Éramos Reis. O clipe vale ser assistido.

A quinta e última dica é…a luta em si. Você pode assistir a Rumble in the Jungle na íntegra, especialmente para os fãs de boxe.

texas_rangers_194802

A menção do post de hoje vai para outra data presente no podcast, os 180 anos da criação dos Texas Rangers, força policial texana muito presente na cultura sobre o faroeste. Recomendo um dos raros casos em que um remake teve mais força que o filme original, Bravura Indômita, de 2010, estrelando Jeff Bridges e com Matt Damon no papel de um Texas Ranger. Filmaço.

Trailer

Gostaram, não gostaram, mais dicas? Comentem a vontade!


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página. botãocursos

Anúncios

One comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s