Xadrez Dominical – Martin Luther King Jr.

Caros leitores,

Ainda não consegui voltar com tudo ao Xadrez Verbal. Se tudo der certo, será nesta semana. Mas não estou para pedir desculpas, vocês sabem que estou atrasado, eu sei disso, então, o jeito é seguir em frente com o Xadrez Dominical de hoje, categoria do blog que nunca para. No último dia 15 de Janeiro teria sido o aniversário de 85 anos de Michael King. Não sabe quem é? Michael King foi o primeiro nome de Martin Luther King, Jr., conhecido pastor e ativista dos direitos humanos e dos direitos civis.

Dr. Martin Luther King Jr. addressing crowd of demonstrators outside the Lincoln Memorial during the March on Washington for Jobs and Freedom.MLK nasceu em 15 de Janeiro de 1929 em Atlanta, Georgia. Foi assassinado aos 39 anos de idade, em Quatro de Abril de 1968, em Memphis, Tennessee. Curioso notar que ele nasceu e morreu em duas das principais cidades do Sul dos EUA, das principais cidades dos antigos Estados Confederados da América, cujo racismo era institucionalizado até a segunda metade do século XX, justamente o período de seu ativismo. O tema da Guerra Civil Americana ainda será bastante presente nesse blog.

Pastor batista, MLK foi, como quase todo ativista do período, investigado pelo FBI do conservador Edgar Hoover e suspeito de ser “comunista”. Organizador de passeadas, pregador e dono de poderosa oratória, MLK era um pacifista que defendia o fim da Guerra do Vietnã, a equalização dos direitos civis e a tipificação do racismo como crime. Recebeu o Nobel da Paz em 1964 e foi assassinado em circunstâncias complicadas, especialmente por ter sido na véspera de sua planejada marcha até Washington.

Logo depois de sua morte, o Congresso dos EUA aprovou o Ato dos Direitos Civis de 1968. MLK também foi inspiração para o Movimento da Consciência Negra e para os primeiros movimentos antiapartheid na África do Sul. Em Novembro de 1983, o Presidente Ronald Reagan criou um feriado federal para homenagear King, celebrado pela primeira vez em 20 de Janeiro de 1986. Após 1992, o feriado é observado na terceira segunda-feira de janeiro de cada ano, a mais perto do aniversário de  MLK; em 17 de janeiro de 2000, pela primeira vez, o Dia de Martin Luther King Jr. foi oficialmente celebrado em todos os cinquenta estados americanos.

Atualmente, não há uma cinebiografia de MLK; uma está em pré-produção, com suposto envolvimento de Oliver Stone, mas nada muito confirmado. No site do Instituto King você pode ler e ouvir seus sermões, discursos e muitos outros documentos sobre MLK. Talvez essa seja a principal dica desse post. Seu discurso mais conhecido, Eu Tive um Sonho, pode ser assistido, legendado, abaixo. Meu favorito é Carta da Cadeia de Birmingham, que pode ser lido, em inglês, aqui.

O principal documentário sobre sua vida utiliza apenas imagens de arquivo, nenhuma imagem feita especificamente para o documentário. Se chama King: A Filmed Record… Montgomery to Memphis, e está disponível em oito partes, infelizmente sem legendas, no Youtube. Músicas. Stevie Wonder, também ativista, gravou Happy Birthday em homenagem à MLK, para ser uma espécie de “hino” do Dia de Martin Luther King. O U2 tem duas músicas que homenageiam Martin Luther King: MLK, menos conhecida, e um dos seus principais sucessos, Pride (In the name of Love).

Filme. Como eu disse, não há uma cinebiografia de MLK, mas o filme indicado a sete Oscars Mississipi em Chamas é, digamos, “baseado” com certa liberdade poética, para evitar teorias da conspiração, no assassinato de Martin Luther King. E há uma entrevista muito interessante com o pastor aqui.

Ah, e você sabia que ele ganhou um Grammy? Póstumo, ainda por cima. Mas não, ele não cantava. Ganhou o Grammy de 1971 por Melhor Disco Falado ou Narrativa, com Why I Oppose the War in Vietnam. Você pode ouvir na íntegra aqui.

Gostaram? Não gostaram? Mais dicas? Comente.

*****

Acompanhe o blog no Facebook e no Twitter e receba notificações de novos textos e posts, além de outra plataforma de interação, ou assine o blog com seu email, na barra à direita da página inicial.

 

Anúncios

4 Comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s