Xadrez Dominical – Aniversário de São Paulo

Caros leitores, hoje é o aniversário de 461 anos da maior cidade da América do Sul, São Paulo. A cidade, inicialmente conhecida como São Paulo de Piratininga, surgiu em 25 de janeiro de 1554, com a construção de um colégio jesuíta por doze padres, entre eles Manuel da Nóbrega e José de Anchieta. O colégio, hoje, é um museu e um centro cultural, com uma de suas paredes originais ainda preservada. Comemorando a data, vamos a um Xadrez Dominical de documentários sobre a cidade de São Paulo.


A primeira dica é Bem-vindo a São Paulo. Projeto idealizado por Leon Cakoff e sua esposa Renata de Almeida, organizadores da tradicional Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o filme em episódios é composto por 17 curtas dirigidos por diferentes cineastas que revelam, em sua maioria, o olhar do estrangeiro sobre São Paulo. Em cada segmento, fotos antigas de São Paulo servem de contraponto nostálgico de uma cidade que cresceu demais. Além da música de André Abujamra, a trilha sonora reúne as canções Sampa, declaração de amor de Caetano Veloso à cidade, e Trem das Onze, em antiga gravação de Adoniran Barbosa.

Documentário na íntegra

O segundo documentário é Entre Rios, produzido pelo coletivo Santa Madeira. Trata da urbanização de São Paulo, com um enfoque geográfico e histórico, permeando também questões sobre meio ambiente e política. Mostra como os rios tiveram papel fundamental na gênese da cidade, promovendo fácil acessibilidade a diversas partes da região e do País. Na época, o transporte hidroviário era o principal meio de deslocamento de pessoas e mercadorias.

Documentário na íntegra

O terceiro documentário é Cidade Cinza, de 2013, produzido pelos artistas OsGemeos, sobre a cultura do grafite em São Paulo. A ideia surgiu em 2008, quando a prefeitura de São Paulo resolveu iniciar uma política de limpeza urbana, na qual os muros da cidade seriam pintados com a cor cinza de forma a apagar as intervenções neles realizadas.

Trailer

O quarto documentário é da série da ESPN, Capitais do Futebol. O episódio sobre São Paulo é essencial, em uma perspectiva histórica, já que foi em São Paulo que o esporte mais popular do mundo, e do Brasil, desembarcou. Com uma série de curiosidades, mostra como é intensa a força cultural do futebol na metrópole.

Documentário na íntegra

A quinta e última dica é A Ponte. Produzido pelo Instituto Rukha e dirigido por João Weiner, mostra a realidade dos bairros de baixa renda da Zona Sul de São Paulo. O vídeo – que conta a história dos moradores da região que não se conformam com essa situação e fazem de tudo para mudá-la – se configura num grande incentivo à população na participação desse processo de transformação.

Documentário na íntegra

Dr. Martin Luther King Jr. addressing crowd of demonstrators outside the Lincoln Memorial during the March on Washington for Jobs and Freedom.A menção do post de hoje vai para o dia 15 de janeiro, o dia de Martin Luther King Jr., o principal dia do ativismo negro nos EUA. Martin Luther King e seu dia já foram tema de Xadrez Dominical aqui no Xadrez Verbal, você pode acessar neste link, com algumas referências culturais.

Gostaram, não gostaram, mais dicas? Comentem a vontade!


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Facebook e no Twitter e receba notificações de novos textos e posts, além de outra plataforma de interação, ou assine o blog com seu email, na barra à direita da página inicial. E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

botãocursos

Anúncios

One comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s