Xadrez Dominical – Rainha Vitória

Caros leitores, o post semanal com dicas culturais retorna em 2016 aqui no Xadrez Verbal. O tema do primeiro Xadrez Dominical é a data de 22 de janeiro, que marcou 115 anos da morte da Rainha Vitória. Até pouco tempo atrás ela era a recordista no trono inglês, quando foi superada pela Rainha Elisabeth II. Seu reinado marca um período, uma era de profundas transformações, a Era Vitoriana. Vamos ao Xadrez Dominical da Rainha Vitória.
A primeira dica é um filme. Sua Majestade, Mrs. Brown. O filme rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz à Judi Dench, pela sua interpretação da rainha. O filme aborda o período que desperta maior atenção dos seus biógrafos, o luto após a morte de seu marido.
Sinopse do AdoroCinema: Em 1861, após a morte do marido, o Príncipe Albert, que morreu de febre tifóide, a Rainha Vitória (Judi Dench) mostra-se inconsolável e mergulha em um luto profundo, se afastando de todos os compromissos sociais e públicos. Em 1864, John Brown (Billy Connolly), o mais fiel serviçal do finado príncipe, torna-se o cavalariço da rainha e consegue fazer sozinho o que toda a corte falhou: trazer a soberana de volta à vida. Mas a amizade que surge entre os dois cria um escândalo e gera diversas fofocas na corte, que não admite que um homem do povo (principalmente um escocês considerado arrogante) tenha tanta influência. Ele é obsessivamente preocupado com a segurança da soberana e, em virtude de tudo isto, ela é maldosamente chamada de “Sra. Brown”. Em um momento político delicado, o primeiro-ministro Benjamin Disraeli (Antony Sher) tem uma conversa em particular com John Brown e pede que este convença a rainha para retornar à vida pública.
A segunda dica é um livro. Os Três Imperadores, de Miranda Carter, que trata da relação pessoal entre três monarcas líderes durante a Primeira Guerra Mundial: Kaiser Guilherme II da Alemanha, Czar Nicolau II da Rússia e Jorge V, do Reino Unido. Qual a relação com a Rainha Vitória? Os três eram primos, netos da Rainha Vitória, a “Avô da Europa”, e suas relações familiares tiveram impacto no início do século XX.
A terceira dica é outro filme. A jovem Rainha Vitória, com Emily Blunt no papel da protagonista, que conta o período de cortejo entre ela e seu futuro marido, o Príncipe Consorte Alberto. Venceu Oscar de Melhor Figurino.
Sinopse do AdoroCinema: Dominada por sua mãe possessiva (Miranda Richardson) desde criança, a jovem Vitória (Emily Blunt) se recusa a conceder a ela a regência nos últimos dias de seu tio, William IV (Jim Broadbent). O maior interessado em que isto ocorra é John Conroy (Mark Strong), companheiro da mãe de Vitória, que sabe que perderá poder e prestígio tão logo ela alcance a maioridade e assuma a coroa inglesa. Pouco antes de ser coroada, Vitória se aproxima de Albert (Rupert Friend), príncipe da Bélgica, que se afeiçoa a ela. Após ser coroada ela passa a ser cortejada pelo lorde Melbourne (Paul Bettany), primeiro ministro da época. Dividida entre Melbourne e Albert, Vitória se vê diante de uma crise institucional devido à sua interferência nos assuntos políticos do país.
A quarta dica é um jogo. O jogo de grand estrategy da Paradox Interactive Victoria II, que permite ao jogador controlar uma nação de 1836 a 1936, incluindo aí o período vitoriano, que é o mote do jogo. Personalidades e eventos históricos também são presentes e, para quem gosta do estilo, é obrigatório.
A quinta e última dica é uma música. Victoria, da banda de rock britânica The Kinks. A música menciona eventos como a tomada de Hong Kong e a frase que diz que o Sol nunca se põe no Império Britânico, cunhada durante o reinado da Rainha Vitória.
A menção do post de hoje vai para o aniversário da Cidade de São Paulo, celebrado no dia 25 de janeiro e que já foi tema de um Xadrez Dominical próprio.
Gostaram, não gostaram, mais dicas? Comentem a vontade!
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.
Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?
Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)
E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.
Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.
Show, as dicas mas a melhor mesmo foi do VICTORIA II,
KKKK
Período riquíssimo da história britânica, europeia e, podemos dizer, do mundo também, afinal é nesse momento que o império alcança seu apogeu com a Pax Britannica. Valeu pelo texto!
Aliás, pra evitar confusão, substituo o “riquíssimo” por “importantíssimo”. Claro que foi um período que teve suas complicações, especialmente pras colônias, mas que mostrou grande relevância para os embates entre as nações colonialistas =)