Xadrez Verbal Podcast #317 – COP27, G20 e Copa do Mundo

Recebemos novamente a especialista Natalie Unterstell para nos explicar tudo sobre o que rolou na COP27, no Egito. Passamos pelo Pacífico, com o G20 e eleições na Malásia. Visitamos o Velho Continente, com as últimas notícias da guerra na Ucrânia. Fechamos o programa na abertura da Copa do Mundo e as notícias do Oriente Médio. Giramos pelo mundo, a quinzena na História, Economia com a professora Vivian Almeida, peões da semana e dicas culturais fecham mais um programa da sua revista de política internacional em formato podcastal!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Peça A Alma Imoral

Livro The Templars: knights of Christ, de Régine Pernoud

Livro Nunca más: informa da Comissão Nacional sobre o Desaparecimento de Pessoas na Argentina, presidida por Ernesto Sábato

Twitter Natalie Unterstell

Vídeo Follow the frog

Fronteiras Invisíveis do Futebol #39 – Suíça

Fronteiras Invisíveis do Futebol #52 – Austrália

Fronteiras Invisíveis do Futebol #15 – Israel

Fronteiras Invisíveis do Futebol #19 – Palestina

Coluna na Gazeta do Povo A imprensa e a obsessão com uma Terceira Guerra Mundial

Fronteiras Invisíveis do Futebol #44 – Libéria

Fronteiras Invisíveis do Futebol #49 – Egito pt. 1

Fronteiras Invisíveis do Futebol #50 – Egito pt. 2

Repertório #04 – Ibrahim Soliman

Fronteiras Invisíveis do Futebol #94 – História do Catar

Músicas de encerramento:

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Canal do Xadrez Verbal no Telegram

Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal

  • 00:03:15 – Giro de Notícias #01
  • 00:18:55 – Coluna Aberta #01: COP27, com Natalie Unterstell
  • 00:59:25 – Efemérides: A Quinzena na História
  • 01:11:45 – Coluna Aberta #02: Bacia do Pacífico
  • 02:27:25 – Giro de Notícias #02
  • 02:40:20 – Match: Europa
  • 03:05:15 – Xeque: Oriente Médio
  • 04:03:45 – Gambito da Dama: economia e demandas sociais
  • 04:20:05 – Giro de Notícias #03
  • 04:29:05 – Peões da Semana
  • 04:30:35 – Sétimo Selo
  • 04:42:30 – Música de Encerramento #01
  • 04:46:20 – Música de Encerramento #02

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

19 Comentários

  • Jeter Ramiro Goulart

    Olá! É minha primeira vez no site e estou um pouco perdido. Como faço para saber quais são as musicas usadas como virgula sonora entre os blocos? Agradeço a atenção adoro o trabalho de vocês!

  • Uma correção, dentre os vários contratantes privados envolvidos no programa Artemis da NASA, a SpaceX, empresa de Elon Musk, é sim um participante, quiçá o mais importante dentre eles.

    São várias contratos já aprovados dentro do programa, como levar carga a superfície lunar no foguete Falcon Heavy, fazer viagens tripuladas até a futura estação orbital lunar usando o cápsula Crew Dragon e a cereja do bolo: ser responsável pela nave que levará astronautas até o solo lunar! O responsável será uma versão do ainda não lançado Starship, chamado de Starship HLS (Human Landing System), inclusive esse contrato foi um dos mais polêmicos por causa de uma briga que foi parar até no congresso americano, já que o outro competidor dele era o também bilionário Jeff Bezos com a sua empresa Blue Origin.

    • A Artemis 1 é exclusiva da NASA. É pra testar pela primeira vez o veículo de lançamento (foguete) SLS e, pela segunda vez, a nave Orion. Tanto o foguete quanto a nave são desenvolvidas pela NASA. A participação da SpaceX será em futuros lançamentos dentro do programa, Artemis 2, 3 e afins.

  • Vinicius Leite Rodrigues

    Amei demais a participação da Natalie, detalhou demais a COP e trouxe mais infos sobre a Aliança do Dendê que eu estava bem curioso quais eram os termos. Obrigado pelo trabalho.

  • Quando forem vir gravar o Fronteiras Invisiveis do Futebol Nova Zelandia Aotearoa, voces ja tem onde ficar. Caso a Jacinda nao aceite voces na casa dela.

    Garanto open bar de Whitaker (Chocolate que recentemente trocou a marca para uma convencao Te Reo Maori(

    Muito boa a participacao da Natalie!

  • Quando forem vir gravar o Fronteiras Invisiveis do Futebol Nova Zelandia Aotearoa, voces ja tem onde ficar. Caso a Jacinda nao aceite voces na casa dela.

    Garanto open bar de Whitaker (Chocolate que recentemente trocou a marca para uma convencao Te Reo Maori(

    Muito boa a participacao da Natalie!

  • Olá pessoal!
    Gostei muito do Fronteiras Invisíveis que vocês fizeram aqui, disfarçado de bloco Check! 😉

  • A Vivian Almeida citando o Mônica de Bolle é fake. Todos sabemos que elas são a mesma pessoa…

  • Uma correção ao comentário sobre o programa Artemis. O que não tem relação com a SpaceX é o foguete que levará os astronautas até a órbita lunar (ou até o gateway lunar, algo como uma estação espacial). O foguete é chamado de SLS (Space Launch System).

    A SpaceX foi contratada para construir o pousador lunar. Existe uma discussão sobre a contratação de uma segunda opção de pousador lunar, dessa vez para o National Team (Blue Origin do Jeff Bezos, Lockheed Martin, Northrop Grumman, Draper Laboratory).

    Para o pouso lunar, a mecânica será a seguinte:
    – Os astronautas viajarão até o gateway lunar através do foguete SLS e da Orion (cápsula da NASA/Lockheed Martin/ESA/Airbus Defense).
    – A Orion vai acoplar ao gateway e os astronautas serão transferidos para o pousador lunar da SpaceX acoplado ao gateway.
    – Os astronautas vão pousar na Lua e depois voltar ao gateway através da Starship Lunar Lander (nave da SpaceX).
    – Depois eles irão retornar à terra através da Orion.

    A SpaceX foi contratada também para levar carga até o gateway lunar, através da cápsula Dragon XL (uma modificação da atual Dragon que entrega carga para a ISS). Não existe previsão de contratos da Crew Dragon (que leva humanos até o espaço). A NASA consultou a SpaceX sobre transformar a DragonXL em um módulo do gateway, ao invés de descartá-lo posteriormente.

    https://www.nasa.gov/press-release/nasa-awards-spacex-second-contract-option-for-artemis-moon-landing-0

  • Episódio excelente, obrigado! Sempre gosto dos livros indicados.
    Tem um livro da Régine Pernoud em português intitulado “Os Templários”; edição portuguesa de 1996; publicações europa-américas

  • Filipe, se não me engano, Biden chamou Xi de gângster.

  • Caros Matias e Filipe

    Detesto desapontá-los mas há pelo menos uma pessoa que não gosta do Snoopy, que sou. Mas, calma! Tenho minhas justificativas e elas são justas! No começo de 2010 tive minha primeira experiência profissional numa multinacional que tinha a turma dos “Amendoins” como mascotes. Aproveitando o recurso de tradução livre que vocês usaram no programa, foi lá que eu “conheci a vida” (acho que a expertise de vocês em trocadilhos discutíveis vai ser o suficiente pra descobrir o nome da empresa, que não me patrocina e, por isso, não direi o nome dela, mas tem um estádio estadunidense que carrega esse nome). Foi a pior experiência da minha vida, com direito aos tradicionais assédios morais que marcam a busca por melhorar produtividade. E para todo lado que eu olhava, sempre tinha uma figura de alguém da turma do Charlie Brown com pelo menos meio metro de tamanho estampado em alguma parede olhando pra mim.

    Em resumo: a turminha do peanuts virou um gatilho hahahahahaha Hoje rio, mas ontem eu chorava

  • Primeiramente, parabéns pelo programa.
    Ao escutar a notícia sobre a morte da Labradora Frida estranhei o Filipe usar a palavra “cã” como feminino de cão, ao parar o carro fui correndo no dicionário: Cã, mais usado no plural, é cabelo branco.
    Para o feminino de cão se fala cadela mesmo.
    Desculpem o comentário, mas é que nunca tinha escutado essa palavra e me surpreendi com o significado (cabelo branco).

    Mas uma vez parabéns, abraços!

  • Anderson do Nascimento Beserra

    Acompanhando a Copa no Cazé TV durante o jogo de Irã e EUA o comentarista – que eu não lembro o nome – foi elogiado por suas observações da geopolítica envolvida e ele falou que “roubava” as informações do Xadrez Verbal e ainda recomendou o podcast!

  • Rodolfo Paes de Farias

    Buenas, sobre o iraniano que faleceu no aeroporto, de acordo com a matéria linkada abaixo não me parecia que ele estava vivendo na rua, visto que foram achados milhares de dólares com ele, me parece mais que foi uma opção dele por se sentir melhor no aeroporto.

    Dito isso, muito obrigado pelo trabalho, vocês são fueda! Beijos aqui de Xaraguá do Sul-SC.

    https://www.france24.com/en/europe/20221113-iranian-exile-who-got-stuck-for-years-in-french-airport-dies-of-natural-causes

  • Boa noite. No último programa vocês falaram de uma eventual participação do Comendador para fazer um balanço do ano. Se a ideia for adiante, queria sugerir uma avaliação da política de COVID Zero da China, combinando a leitura política e epidemiológica. Queria saber até que ponto essa análise da BBC faz sentido.
    https://www.bbc.com/portuguese/internacional-63819358 Forte abraço! E parabéns pelo programa.

  • Este é o meu primeiro comentário após 3 anos como ouvinte e tive que vir aqui falar que a Hydroquebec não é apenas uma instituição de pesquisa, mas a detentora de total produção e distribuição da energia elétrica em Québec e a política montada do Canadá é chamada apenas de Cochons em Québec.

    Manda um beijo pro meu esposo Frank que começou a escutá-los neste ano depois de tanta influência minha. Outro beijo pros Brasileiros em Montréal ❤ Obrigada, amo vocês.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.