Fronteiras Invisíveis do Futebol #15 – Israel

Fronteiras Invisíveis do Futebol é a nova iniciativa do Xadrez Verbal, um podcast sobre História, política atual, geopolítica, tudo isso com o fio condutor do futebol. Apresentado pelo meu amigo Matias Pinto, que também apresenta o podcast que vocês tanto apoiam, o programa será quinzenal, com um belo trabalho de edição. Em cada programa teremos A História, O Campo e O Mapa, contando sobre alguma região do planeta, sua identidade cultural e sua História. A série é motivada pela série de textos especiais Fronteiras Invisíveis da Europa, que discute nacionalismos, regionalismos e a União Europeia.

Você sabe o que é Pentateuco? Ídolos judeus do futebol? A resposta pras duas perguntas você terá neste programa. Voltamos aos templos bíblicos para contar a História do povo judeu, os reinos antigos, o domínio romano e o início do movimento sionista. Sionismo? Você vai entender todas suas facetas e a a fundação do Estado de Israel, que passou pela sua primeira guerra no dia seguinte da independência. De 1948 pra cá, o histórico de conflitos e a formação da sociedade israelense.

Tudo isso acompanhado pela formação do futebol israelense, que espelha as duas abordagens de formação do país, a socialista e a particular e religiosa. Você vai entender como Israel é o país que já disputou jogos eliminatórios para a Copa do Mundo nos cinco continentes. Passaremos por seus principais jogadores e clubes e também por ídolos do esporte que são judeus ou possuem herança cultural judaica. Incluindo um treinador do São Paulo Futebol Clube. Ouça o programa e entenda um pouco mais sobre essa região tão complicada e tão presente no noticiário.

Referências no programa

Livro Como curar um fanático, de Amós Oz

Música Hatikvah, interpretada por Barbra Streissand

O dossiê visual do programa sobre Israel ainda não foi publicado, peço desculpas pelo atraso

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. 

Assine um dos feeds do Fronteiras Invisíveis do Futebol e não perca nenhum programa: feed RSS, feed do iTunes e feed Player.FM, feed Deezer e feed Pocketcast

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, confira o restante da programação aqui.


assinaturaFilipe Figueiredo, 29 anos, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

botãocursos

Anúncios

5 Comentários

  • Muito bom tema este Fronteiras Invisíveis. Lembrando que Israel só chegou à Copa pq nas eliminatórias a Coreia do Norte (sensação da Copa anterior) se recusou a jogar por não reconhecer o Estado judeu.

  • Gostaria de acrescentar que o fundador do Likud e sexto primeiro-ministro de Israel no passado foi o líder do grupo terrorista Irgun.
    Seria interessante também abordar os diversos vetos estadunidenses ao longo das décadas a qq resolução na ONU contrária ao regime sionista.

  • Xadrez Verbal como sempre fantástico, parabéns!
    Esse podcast me lembrou muito, apesar de não ser o tema central, do filme Valsa com Bashir do Ari Folman (http://www.adorocinema.com/filmes/filme-125077/) se houver algum apaixonado por animação recomendo.

  • Adorei o programa!! Parabéns e obrigado por nos disponibilizar esse conteúdo!

  • Sobre refugiados, é complicado analisar a migração palestina como expulsão e a migração dos judeus para Israel como imigração. Ambos os movimentos tiveram expulsões e imigrações decorrentes de políticas de diversos países do mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s