Xadrez Verbal Podcast #311 – África, Pacífico e anexações

Putin formalizou a anexação de quatro oblasts ucranianos e vamos ver as implicações disso. Fomos até a África, com um novo golpe em Burkina Faso e demissão de filho-general em Uganda. Passamos pelo Pacífico, com mísseis na península coreana e reforma da cannabis nos EUA. Giramos pelo mundo, a semana na História, Economia com a professora Vivian Almeida, peões da semana e dicas culturais fecham mais um programa da sua revista de política internacional em formato podcastal!

Livro O Lugar, de Annie Ernaux

Livro Os gregos acreditavam em seus mitos? Ensaio sobre a imaginação constituinte, de Paul Veyne

Filme 10 segundos para vencer

Documentário Grass

Livro Fútbol, violencia y Estado: una historia política de la seguridad deportiva en Argentina, de Diego Murzi

Matéria All women have right to safe, legal abortion: India’s top court

Fronteiras Invisíveis do Futebol #87 – Commonwealth

Fronteiras Invisíveis do Futebol #20 – África do Sul

Filme Um gigante de talento

Fronteiras Invisíveis do Futebol #15 – Israel

Fronteiras Invisíveis do Futebol #19 – Palestina

Declaração de Joseph Biden: A Proclamation on Granting Pardon for the Offense of Simple Possession of Marijuana

Matéria Palestinian deaths toll in West Bank hits 100 this year, por Tom Bateman

Fronteiras Invisíveis do Futebol #86 – Haiti

Matéria Eleição no exterior tem menos abstenção e virada petista em Portugal, por Michele Oliveira e Giuliana Miranda

Nerdcast #849 – A ascensão do fascismo

Fronteiras Invisíveis do Futebol #29 – Bósnia

Música de encerramento Gangsta’s Paradise (feat L. V.), por Coolio

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Canal do Xadrez Verbal no Telegram

Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal

  • 00:02:10 – Giro de Notícias #01
  • 00:21:40 – Coluna Aberta: África
  • 00:58:40 – Efemérides: A Semana na História
  • 01:04:25 – Match: Bacia do Pacífico
  • 02:04:45 – Giro de Notícias #02
  • 02:19:30 – Xeque: Invasão Russa à Ucrânia
  • 03:27:05 – Gambito da Dama: Receção e crises
  • 03:36:10 – Giro de Notícias #03
  • 03:44:50 – Peões da Semana
  • 03:47:00 – Sétimo Selo
  • 03:58:10 – Música de Encerramento

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

 

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

25 Comentários

  • oi! vcs já assistiram esse documentário A LAVAGEM CEREBRAL DO MEU PAI? fala sobre a história e as táticas da mídia conservadora nos EUA. Desde a época da John Birch Society. No documentário mostra tb dois ídolos do olavo de carvalho. rush limbaugh e michael savage, q inspiraram ele a criar seu podcast True Outspeak anos atrás. o mais chocante pra mim foram os vários depoimentos de pessoas q tiveram parentes e amigos radicalizados. igualzinho no brasil. achei tão importante q legendei e coloquei no youtube. nossa extrema direita tem trazido tudo q n presta da americana. tem pelo menos dois artigos do constantino na gazeta do povo defendendo uma fox news brasileira. e é o q estão fazendo com a jovem pan, né?. https://youtu.be/HBYgfzppws0

  • Um abraço para o Filipe e Mathias que me acompanharam nessa manhã de sábado quente aqui na Santa Casa de Barretos em recuperação de uma cirurgia.

    Que o Palmeiras consiga ganhar o Brasileirão e coroe o Técnico Abel Ferreira como Rei da nação.

    Um beijo a todos

  • Sobre a “diplomacia dos pandas”, eu me recordo de quando 2 pandas vieram da China pro Canada por emprestimo de 10 anos, no ano de 2013, e na chegada foram simplesmente recebidos no aeroporto de Toronto pelo entao 1 Ministro Stephen Harper e pelo embaixador da China no pais.
    O Toronto Zoo gastava por ano 500.000 dolares com bamboo pra alimentacao do casal de pandas, o suficiente pra alimentar todos os animais do zoologico pelo mesmo periodo.
    O casal de pandas teve 2 filhotes e hoje mora no zoologico de Calgary, devendo voltar pra China ano que vem.
    Abs do Canada!

  • Prezados,

    Acompanho o podcast de vcs desde 2018. Essa a minha primeira contribuição (inútil).

    Em relação ao assunto da pedra de roseta, especificamente sobre a justificativa do reino unido acerca do mármores do Parthenon “eu achei no chão, vocês não estavam usando, então é meu”, sugiro o EP 9 da sexta temporada de Big Bang Theory, sobre a briga entre o Sheldon e o Howard pela vaga do estacionamento. https://www.youtube.com/watch?v=dUfMEIoweQk

    Em tempo: Caro Matias, sou colorado, então sei mais ou menos como é o sentimento edificante de torcer, atualmente, para o SP.

    Abraços

    Marlon Fassina – Sapucaia do Sul – RS

  • Gilberto Magalhães

    Se eu achasse a coroa britânica no chão, eu venderia para o Louvre. Muahahahahahaha

  • Obrigado por mais um excelente episódio!
    Queria deixar um comentário sobre o número de Brasileiros que residem no exterior:
    Não acredito que esse aumento se deva somente a uma diáspora recente, mas também a Brasileiros que já residiam no exterior há algum tempo, mas só agora sentiram a necessidade de transferir o título – o meu caso!
    Foi muito bacana ir votar em Berlim e ver o pessoal com isopor na rua vendendo guaraná antártica, haha, não tem como não se sentir em casa 😉
    Grande abraço,
    Lucas

  • Ryan Mont Serrat Cunha

    Episódio 10/10 novamente. Tem algum plano de fazerem episódios de pauta fria que nem o Fronteiras ou algo na linha dos NC’s de história mais aprofundado?

  • Hola hermosos! Escuto vocês desde sempre e os amo. Meu filho Filippo de 9 anos sabe cantar todas as músicas de troca de tema. Outro dia ele me perguntou se vocês já haviam lido algum recado meu e ficou muito surpreso quando disse que sim. Na época morávamos na Argentina e eu fiz algum comentário a respeito. Peço que por favor mande um abraço a ele, Filippo e, de minha parte, mando abraços a vocês. Vivian, Matyas e Filipe, obrigada por tanto conhecimento, informações e descontração.

  • Olá Filipe e Matyas, Filipe, você falou que é eleitor do atual presidente brasileiro ou entendi errado? Fiquei com essa dúvida, ouvi o trecho algumas vezes e ainda fiquei em dúvida.

    • Entrei aqui porque estou com a mesma dúvida!!! Oi foi câimbra mental do Filipe ou eu entendi tudo errado desde o começo do podcast…

      • Somos 3 então, nos 5 minutos de fala depois disso eu fiquei só pensando “watafoki?”. Assim, cada um, em tese, tem a liberdade pra seguir o que quiser né. MAS a gente espera de pessoas mais esclarecidas, que fogem do padrão brasileiro médio ou norte americano médio, um pouco de coerência, e ouvindo o Xadrex verbal a tanto tempo eu senti uma tonelada de incoerência nessa posição.

        Obs: eu ouvi o episódio assim que saiu, mas eu fiquei tão inconformado que eu vim aqui hoje ver se tinha alguma resposta sobre o assunto.

    • Olá, Filipe e Matias. Eu também fiquei estupefato. Em 1h37min e 54seg do episódio, o Filipe fala que são eleitores do Jair Bolsonaro?

  • Uma pequena correção sobre o que o Filipe falou na parte do Timor-Leste: Xanana Gusmão não foi um dos laureados com o Nobel da Paz. É muito comum as pessoas confundirem isso, mas o prêmio foi dividido apenas entre o Horta e o Bispo Belo.

    Fronteiras sobre o Timor, o que acham?

  • Quanto ao ultimo episódio: só descobri “gangasta paradise” por conta da paródia do Weird Al Yankovic “Amish paradise”. Ainda nesse interim, será que o filme sobre o Weird Al com o Daniel Radcliffe vai prestar?

    Em outro “Front”, queria a opinião da bancada sobre este delicioso vídeo da TV estatal russa discutindo a “proposta de paz” do menino Elon Musk, aquele moleque chato que quer sempre aparecer: https://mobile.twitter.com/JuliaDavisNews/status/1580026795558023170

  • Janice Moser Corrêa

    Oi pessoal, outra sugestão de filme sobre os massai é “A massai branca”, filme alemão de 2005 baseado na história real de uma suíça que viaja pro Quênia, se apaixona e casa com um guerreiro massai.
    Se não me engano tem o filme completo e dublado no YouTube.
    Beijos a todos!

  • Bom dia, boa tarde, boa noite. Mais uma vez, parabéns pelo “podcast”: informação de qualidade e passada de maneira didática e lúdica. Valeu! Duas observações: (1) vocês comentaram que água só pode ser deletéria para saúde em um afogamento. Sem dúvida este acidente não promove a saúde dos afogados, mas há outras maneiras de sofrer danos à saúde com excesso de ingestão de água. Em particular, ingestão excessiva de água em competições esportivas, em altas temperaturas e umidades, pode inclusive ser fatal. Mais informação pode ser encontrada em https://www.medicalnewstoday.com/articles/318619#water-intoxication ; (2) vamu pará de enrolação e voltar a gravar o “Fronteiras Invisíveis…”? Já tá pegando mal esse desculpa esfarrapada…. a pandemia já está acabando e vocês nada…???? Um abraço e, vindo a Florianópolis, avisem, para chamarmos vocês para dar algum tipo de seminário ou colóquio na UFSC.

  • Oi pessoal com essa organização tão elaborada a Bósnia iria adorar a organização do campeonato carioca.

  • Marco Antonio Buzzo

    Incrível esse episódio sempre uma luz histórica em minhas decisões parabéns a dupla insuperável não da mais pra não ouvir sempre.

  • Olá! Sou estudante de história da arte e pesquiso abstracionismo geométrico islâmico, no episódio você menciona que o motivo da abstração é por não ser permitido representar pessoas, mas essas duas coisas não tem uma relação de causalidade. Peguei uma citação da autora Sylvia Leite que tem um trabalho ótimo sobre o tema que pode clarificar melhor. Tanto a iconoclastia como o uso de figuras geométricas resultam não de uma simples negação das imagens, mas dá afirmação de princípios filosóficos e iniciáticos.”
    “Os sufis enxergam nas figuras geométricas uma maneira de representar Deus e os atributos divinos não por meio de coisas, mas de relações; não lhes atribuindo formas complexas, mas propondo alusões simbólicas.
    Qualquer dúvida estou a disposição, parabéns pelo incrível trabalho, sou um grande fã 🥰

  • Guilherme Ramos Barcelos

    Quando vocês falaram sobre o acidente na cordilheira com a equipe de rugby eu na hora pensei no filme “VIVOS”. Eu tinha uns 9 ou 10 anos e meu padrinho trouxe esse filme da locadora, naquele fim de semana assisti o filme umas 5 vezes. Um abraço do seu ouvinte que era marmorista mas por problemas de saúde mudou de área. Saudações Vascaínas. O VASCO SOBE!!!!!

  • Fica a dica do artigo “Tecnologia na iniciativa Cinturão e Rota, da Shumiàn, sobre o intercâmbio tecnologico chinês na nova rota da seda: https://manualdousuario.net/china-tecnologia-cinturao-rota/

  • Matheus de Oliveira Fiuza

    Salve, Matias e Filipe. Nesta sexta (14) precisei apresentar, com uns amigos da faculdade, um seminário sobre a invasão russa à Ucrânia, e ouvir os podcasts ao longo do ano facilitou demais todo o processo. Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.