Fronteiras Invisíveis do Futebol #20 – África do Sul

Fronteiras Invisíveis do Futebol é a nova iniciativa do Xadrez Verbal, um podcast sobre História, política atual, geopolítica, tudo isso com o fio condutor do futebol. Apresentado pelo meu amigo Matias Pinto, que também apresenta o podcast que vocês tanto apoiam, o programa será quinzenal, com um belo trabalho de edição. Em cada programa teremos A História, O Campo e O Mapa, contando sobre alguma região do planeta, sua identidade cultural e sua História. A série é motivada pela série de textos especiais Fronteiras Invisíveis da Europa, que discute nacionalismos, regionalismos e a União Europeia.

Imagine um time com 11 jogadores que falam línguas diferentes. Morando na África do Sul é bem possível. Mas houve uma época em que nem todos podiam jogar juntos. Da expansão bantu à colonização europeia, passando também pela imigração (forçada) dos indianos, mostramos como o futebol foi um espelho do apartheid, política segregacionista que durou quase cinco décadas e cujas raízes tinham três séculos, quando o país teve QUATRO associações nacionais da modalidade, dividas por etnia.

Razão pela qual as equipes sul-africanas foram banidas de qualquer competição internacional, principalmente os Jogos Olímpicos. Esta e outras medidas levaram o país ao isolamento, além de conflitos com os vizinhos, derrubando o regime através de um referendo que permitiu as primeiras eleições universais com vitória de Nelson Mandela, uma das principais figuras da resistência.

Por sinal, foi no campo esportivo que começou o pontapé para a integração sul-africana com as conquistas do Mundial de Rugby pelos Springboks, da Copa Africana de Campeões pelo Orlando Pirates, ambas em 1995, e da Copa Africana de Nações pelos Bafana Bafana, no ano seguinte.

Referências no programa

Filme Invictus

Filme Um grito de liberdade

Filme Infância roubada

Música Asimbonanga, de Johnny Clegg

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. 

Assine um dos feeds do Fronteiras Invisíveis do Futebol e não perca nenhum programa: feed RSS, feed do iTunes e feed Player.FM, feed Deezer e feed Pocketcast

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, confira o restante da programação aqui.


assinaturaFilipe Figueiredo, 29 anos, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

botãocursos

16 Comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.