Fronteiras Invisíveis do Futebol #20 – África do Sul

Fronteiras Invisíveis do Futebol é a nova iniciativa do Xadrez Verbal, um podcast sobre História, política atual, geopolítica, tudo isso com o fio condutor do futebol. Apresentado pelo meu amigo Matias Pinto, que também apresenta o podcast que vocês tanto apoiam, o programa será quinzenal, com um belo trabalho de edição. Em cada programa teremos A História, O Campo e O Mapa, contando sobre alguma região do planeta, sua identidade cultural e sua História. A série é motivada pela série de textos especiais Fronteiras Invisíveis da Europa, que discute nacionalismos, regionalismos e a União Europeia.

Imagine um time com 11 jogadores que falam línguas diferentes. Morando na África do Sul é bem possível. Mas houve uma época em que nem todos podiam jogar juntos. Da expansão bantu à colonização europeia, passando também pela imigração (forçada) dos indianos, mostramos como o futebol foi um espelho do apartheid, política segregacionista que durou quase cinco décadas e cujas raízes tinham três séculos, quando o país teve QUATRO associações nacionais da modalidade, dividas por etnia.

Razão pela qual as equipes sul-africanas foram banidas de qualquer competição internacional, principalmente os Jogos Olímpicos. Esta e outras medidas levaram o país ao isolamento, além de conflitos com os vizinhos, derrubando o regime através de um referendo que permitiu as primeiras eleições universais com vitória de Nelson Mandela, uma das principais figuras da resistência.

Por sinal, foi no campo esportivo que começou o pontapé para a integração sul-africana com as conquistas do Mundial de Rugby pelos Springboks, da Copa Africana de Campeões pelo Orlando Pirates, ambas em 1995, e da Copa Africana de Nações pelos Bafana Bafana, no ano seguinte.

Referências no programa

Filme Invictus

Filme Um grito de liberdade

Filme Infância roubada

Música Asimbonanga, de Johnny Clegg

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. 

Assine um dos feeds do Fronteiras Invisíveis do Futebol e não perca nenhum programa: feed RSS, feed do iTunes e feed Player.FM, feed Deezer e feed Pocketcast

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, confira o restante da programação aqui.


assinaturaFilipe Figueiredo, 29 anos, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

botãocursos

Anúncios

8 comentários

  • Só uma pergunta quando sai essa camiseta do Xadrez Verbal Podcas e Fronteiras Invisíveis do Futebol?

  • Maikon De Castro Alves

    Fala Filipe. Primeiramente, meus parabéns pelo trabalho. Conheci o Xadrez Verbal há menos de 1 mes, por recomendacao de um amigo que mora na Slovenia. Já ouvi vários e agora sigo semanalmente. O Fronteiras Invisíveis já ouvi todos! Espero ansioso pelo programa sobre Alemanha. Moro aqui há 2 anos e tenho acompanhado o futebol mais sério do mundo bem de perto. Atualmente torco pelo Fortuna Düsseldorf, clube da cidade onde moro e que disputa a segunda Divisao da Bundesliga.

  • Além da Zulu Firm, há o fato de que 30% da população de Birmingham é de etnia asiática (boa parte indianos e paquistaneses). E apesar de toda essa integração na questão racial, a cidade (a mais populosa do Reino Unido excetuando a capital) optou, ainda que por uma margem pequena, pelo Brexit.

  • Maikon de Castro Alves

    Fala Filipe. Primeiramente, meus parabéns pelo trabalho. Conheci o Xadrez Verbal há menos de um mês, sugestao de um amigo que mora na Slovenia, e agora acompanho semanalmente. O Fronteiras Invísiveis, já ouvi todos! Estou esperando o espisódio sobre a Alemanha, futebol mais sério do mundo. Moro aqui há dois anos e atualmente torço pelo Fortuna Düsseldorf, time da segunda divisao da Bundesliga. Um grande abraço.

  • Olá pessoal, muito bom episódio. Só acho que faltou falar um pouco mais da copa do mundo na Africa do Sul. Nem de um dos maiores legados da copa vocês mencionaram, o Waka Waka!

    Abraço e parabéns!

  • Tudo bem. Conheci o fronteiras pelo xadrez verbal e venho aproveitar a semana de The Old Firm em que teremos Celtic e Rangers pelo campeonato escocês depois de muito tempo para indicar-lhes a Escócia como um dos possíveis temas para este programa maravilhoso. Torcendo para que o Fox Sports, que salvo engano, detém os direitos de transmissão para o Brasil, lhe dê uma apresentação a altura do clássico.

    Grato. Continuem sempre com o bom trabalho!

  • (ignorem o nickname pelo amor de João de Santo Cristo)

    Olá, conheci o xadrez verbal via Nerdcast e desde que cai aqui fiquei fã (apesar de ser um completo desorganizado que só agora fez o feed do Windows Phone funcionar) e quando vi que tinham um trabalho onde o futebol é utilizado, fiquei mais fissurado ainda.

    Quero aproveitar que é uma semana especial, já que no dia 10, Celtic e Rangers voltam a se enfrentar pelo Campeonato Escocês depois de muito tempo e uma longa epopéia do Rangers para voltar a primeira divisão e sugerir a Escócia como um tema de possível programa.

    Agradeço o espaço. 😊

  • Muito bom o programa! Comecei ouvindo o Xadrez Verbal, mas demorei para ouvir o Fronteiras Invisíveis. Achei que era só sobre futebol e por isso não valia a pena, mas um dia decidi ouvir um pra ver como era e adorei. É o complemento perfeito do Xadrez Verbal por abordar a parte histórica. Claro que fui ouvir os anteriores. Os programas sobre a Turquia foram os que eu mais gostei. Simplesmente excelentes!! Obrigado e sucesso!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s