Xadrez Verbal Podcast #185 – EUA, Venezuela e eleições na Espanha

Recebemos nosso amigo Gustavo Rebello para comentar das novidades no estado da Flórida, um dos locais que pode decidir uma eleição nos EUA, além de um breve giro pelas notícias do país. Vamos até a Espanha, onde o PSOE de Pedro Sánchez conseguiu uma grande vitória eleitoral; passamos pelos números e pelos ganhadores e perdedores. Também giramos pela Europa, da beluga ao norte até o Cazaquistão. E claro, vamos até a vizinha Venezuela, onde Guaidó e Maduro travaram mais um embate nas ruas. Os atores envolvidos, o que aconteceu e as conclusões que podemos ter você ouve aqui. Além disso tudo, nós giramos pelo mundo, a semana na História, Economia com a professora Vivian Almeida, peões da semana e dicas culturais fecham mais um podcast do Xadrez Verbal!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Dicas do Sétimo Selo e links

Site da Editora Contexto

Documentário Walk with Me: The Trials of Damon J. Keith

Documentário Império dos Sonhos: A História da Trilogia Star Wars

Filme Os Donos da Rua

Filme Estrada Sem Lei

Coluna A Esquerda Espanhola vai para o Centro enquanto a Direita vai para a Extremidade

Coluna A Democracia Opera Milagres, de Clóvis Rossi

Fronteiras Invisíveis do Futebol #20 – África do Sul

Xadrez Verbal #97 – Acordo do Clima, Brasil e a nova rota chinesa

Xadrez Verbal #102 – G-20, América Latina e relações Rússia-China

Xadrez Verbal #105 – China na África, EUA e Venezuela

Xadrez Verbal #177 – Eleições na Estônia, EUA e América Latina

Músicas de Encerramento:

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Canal do Xadrez Verbal no Telegram

Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal

  • 00:22:15 – Giro de notícias #1
  • 00:41:10 – Coluna Aberta: Giro pelos EUA
  • 01:04:10 – Efemérides: A Semana na História
  • 01:09:55 – Match: Eleições Espanholas
  • 02:02:20 – Xeque: Venezuela
  • 02:50:25 – Gambito da Dama: Juros do FED
  • 02:59:30 – Giro de notícias #2
  • 03:11:24 – Peões da Semana
  • 03:13:05 – Sétimo Selo
  • 03:20:20 – Música de Encerramento #1 – Eu Só Peço a Deus
  • 03:24:58 – Música de Encerramento #2 – Concierto en la Llanura

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

98 Comentários

  • Boa tarde, senhores! Sou o Matheus Porto, morador de Aracaju-SE, mestrando em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Sergipe (aquela mesmo fakenewzada na GloboNews pelo ministro Onyx – que infelizmente é a pedra correspondente do meu signo).

    Bueno, até o momento consegui catequizar meu colega de laboratório Matheus Duarte a ouvi-los religiosamente, de modo que discutimos política internacional e seus reflexos aqui no Brasil de uma forma mais sensata e neutra do que habitualmente se faz aqui na universidade ou no meio social.

    Ultimamente tenho cultivado o hábito de ouvi-los enquanto escolto de bicicleta minha digníssima dama e engenheira eletricista (tal qual vi o Conselho de Estado de Cuba lançar) Mikaelle Lucindo enquanto ela pratica corrida de 10 km pelo calçadão da 13 de julho, um belo cartão postal daqui da cidade. Na semana que vem faremos uma viagem romântica de férias para as cidades de Buenos Aires e Santiago do Chile e, tomando de assalto o conhecimento bastante admirável do companheiro Matias, gostaria de saber que recomendações alternativas para casal jovem e apaixonado nos faria para esse passeio. Ficaremos cerca de cinco dias em cada capital.

    Fiquei particularmente saudoso com a menção a Niterói, a cidade sorriso e maior cidade sem um clubezinho de futebol profissional para amar no país. Lá residem minha irmã, meu cunhado e minha sobrinha miudinha, os quais vêm visitar Aracaju durante o São João (CLUBISTICAMENTE A MELHOR DATA DO ANO!), para encher o bucho de amendoim, canjica, pamonha, pé-de-moleque, quentão e castanha de caju.

    É a primeira vez que escrevo para vocês em muito tempo como ouvinte de todo o cardápio da Central 3 e Nerdologia de História, com uma particular admiração pelo conhecimento de cultura sudaca do cumpa Matias Pinto. Como se diz aqui em Sergipe: “Fi do canso! Pense numa dupla boa do cabrunco!”

    Desde já grato,

    Matheus Porto.

  • Boa noite.Meu professor de historia faz varias aulas sobre seu conteudo. Toda primeira segunda do mes ele faz uma aula baseada em um podcast seu, esse e o primeiro que eu chego a ouvir e adorei seu conteudo

  • Toda vez que eu dou um match no tinder eu lembro de vocês por causa da vinheta que vocês usam aí que é “match, match”. É realmente isso que fala na vinheta? Um amigo meu falou que é “mexe, mexe”.

    Abç

  • Boa noite Matias e Filipe! Mais uma vez parabéns pelo excelente trabalho e podcast!

    Semana passada fui a Assunção com meu tio visitar minha prima Lisandra e seu marido Fábio que estão morando por lá. O programa me ajudou bastante a manter a conversa, já que ele trabalha na embaixada brasileira da capital paraguaia. Além disso, falamos bastante sobre futebol, ele sendo um torcedor do Fluminense apaixonado. Falamos também sobre o futebol do Paraguai, e ainda vou ouvir o Fronteiras dessa semana para ver se as informações vão bater. Apresentei o programa pros dois e acredito que eles gostaram, então queria deixar um abraço pra eles e que aproveitem semanalmente como eu.

    Abraços!

  • Boa noite (ou bom dia ) caros Filipe e Matias.
    Como já disse em outra ocasião, vocês são minha companhia diária na ida e volta ao trabalho. Quando termina o podcast Xadrez Verbal bate aquela melancolia….. mas bueno, como diria o Matias.
    Vocês cometeram uma grande heresia…. kkkkk…. ao não lembrarem das efemérides da semana dos 100 anos de nascimento de Eva Perón, que nasceu em 07 de maio de 1919. Só para constar, quando tive a oportunidade de viajar a Buenos Aires, a emoção que senti em visitar seu túmulo foi indescritível e mais ainda em poder estar na Avenida Nove de Julio e estar pertinho de seu retrato na fachada do edifício do Ministério de Obras Públicas. Muito legal.
    Pois bem, ela e seu marido são divisores de águas na história argentina.

    Um abraço aqui de Curitiba.

  • Oi Felipe e Matias!
    Ótimo programa como sempre.
    Queria deixar aqui uma notícia do El País sobre o aumento do número de deportacoes no México. Faz um tempo que ando vendo notícias desfavoráveis ao AMLO, tenho a impressao de que está havendo uma espécie de frustracao com o governo após alguns meses. Vocês têm algum comentário? Sempre gosto da análise de vocês, especialmente sobre temas latinoamericanos.
    Grande abraco!

    https://brasil.elpais.com/brasil/2019/05/08/internacional/1557337692_116128.html

  • Pra variar, errei o nome do Filipe (o do Matias nao posso errar)…
    Perdao pela câimbra mental

  • Natalia Aika Horie

    Oi, pessoal! Sou ouvinte desde 2017, virei fãzona e nunca perdi 1 programa. Estudei na Letras e agora trabalho no IB-USP, conheço muita gente pela USP, inclusive na CIPA da POLI, além de já ter cuidado de contratos de elevadores e afins no meu trabalho, então resolvi comentar a tragédia com nosso colega da Geo FFLCH. O Felipe Varea Leme foi encontrado sem vida numa plataforma elevatória com um armário, o qual possivelmente estava cheio de coisas. Existe uma diferença entre Plataforma elevatória e elevador, principalmente quanto à capacidade, pois a primeira pode transportar aproximadamente 250kg, referente a uma pessoa de cadeira de rodas e mais um passageiro e seu percurso máximo é de 4m. Já o elevador pode transportar uma carga bem maior. Eu imagino que o armário não poderia estar naquela plataforma, seja pelo peso ou pela altura (pois a plataforma não tem teto como o elevador), contudo a perícia ainda não informou o que aconteceu. Quanto tiver mais informações, eu escrevo novamente.
    Abraços!

  • Pedro Henrique Pires

    Olá, nobres mestres. Faço Relações Internacionais na Universidade de Coimbra e queria pedir que vocês deem boas-vindas à sua nova ouvinte mais especial, a Ireny! Esse vai ser o primeiro programa que ela vai ouvir, direto da minha cidade, Ruy Barbosa – Bahia, na Chapada Diamantina. Manda um beijo para ela ;).

  • Olá meus queridos, um salve a vocês!!!

    Sou Ygor Leite, professor de Sociologia e em Educação em Direitos Humanos. Sempre ouço o programa de vocês com minha filha Louise (ela tem seis meses). Sempre recomendo meus alunos a ouvirem vocês e procurarem seguir seus referências de bibliografias. Além disso, tento produzir com eles pequenos podcasts como método de avaliação da disciplina. PS: O João Pedro Noronha é meu aluno. Abraços e bom trabalho.

  • Bruno Gonçalves da Silva

    Salve senhores, meu nome é Bruno Gonçalves e moro em Belo Horizonte, sou grande fã dos senhores um das partes mais interessante do programa é a parte de recados, pois os ouvintes tem a chance de interagir com os cavalheiros, tirando dúvidas e apresentando curiosidades de toda espécie, como essa que eu tropecei na folha de São Paulo de sexta dia 10 Acho que os cavalheiross vão gostar de ver isso:
    https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2019/05/no-cazaquistao-homem-protesta-com-cartaz-em-branco-e-e-preso.shtml

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.