Xadrez Verbal Podcast #97 – Acordo do Clima, Brasil e a nova rota chinesa

O podcast do Xadrez Verbal está no ar, em contagem regressiva rumo ao programa de número cem! Trazemos uma explicação completa sobre a iniciativa chinesa de Um cinturão, Uma estrada, o mais ambicioso plano de infraestrutura. Motivos, consequências e o que é. Também passamos pela América Latina e repercutimos a carta aberta de diplomatas brasileiros pedindo por diálogo no governo em crise.

Junto com notícias sobre os EUA, O assunto da semana é a decisão da presidência de Donald Trump em retirar o país dos Acordos de Paris sobre o clima. Uma decisão Criticada mundialmente e internamente. Também giramos pelo mundo, a semana na História, os peões da política internacional e dicas culturais fecham a sua revista semanal em formato podcastal!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Dicas do Sétimo Selo e links

Filme A Caixa de Pandora

Filme Noriega: God’s Favorite

Música With a little help from my friends, dos Beatles

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa.  (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.

Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

9 comentários

  • Jacqueline Maia dos Santos

    Uso o aplicativo Podcast Addict para baixar e escutar o xadrez verbal e os outros podcasts que eu escuto. O último episódio que tem lá é o 95😓 Vim aqui baixar direto no site, mass fica a informação. Pra mim que escuto muitos podcasts é muito mais prático ver os feeds atualizados num só lugar.

  • Uso o mesmo aplicativo e estou com o mesmo problema :/

  • Mais um programa incrível!!! Graças a vocês eu garabaritei a prova de atualidades do vestibular da Faculdade Damasio, aqui de SP, tornando possível eu passar em primeiro lugar em Direito no período noturno. Tinham perguntas sobre a Theresa May e o David Cameron, a questão da Venezuela na OEA e sobre a UE. Ainda consegui citar na redação, que era sobre liberdade de imprensa, o caso dos jornalistas na Turquia. Obrigada, amo vocês.

  • Uso o PODCAST GO, tanto o Xadrez Verbal, quanto o Fronteiras, saem sempre bem certinhos.

  • Dessa vez o Trump conseguiu se isolar…

    Sobre a música de encerramento: Eu sou um fã assumido de Anos Incríveis e realmente a versão de Joe Cocker era melhor, mas curti muito a escolha desse programa ^^

    No próximo bem que vocês poderiam encerrar com Six Days Wars do Colonel Bagshop… É data fechadinha e a música é boa ^^

  • Ouvintes da Sibéria têm vários, no entanto ouvinte residente em Karélia (e que estuda R.I) só tem eu haha. Um grande abraço, uso o Xadrez Verbal pra coletar os temas e discutir com minha tutora de Política Internacional na Universidade, em Russo rs.

    Lucas Arrighi.

  • Olá Filipe. O Hugo Capeto sucedeu o Rei Luis V. O Luis que foi santo, foi o Rei Luis IX, isso já depois no século XIII.

    Manda um agraço aí pro pessoal de Relações Internacionais da UFRJ. Já me formei, mas tá valendo!

    Valeu! 🙂

    Lucas Guerra

  • Parabéns Filipe e Matias por mais um Cast. A respeito da Fórmula 1 (no caso FIA) ser tão “alheia” ao seu mundinho e ignorar os aspectos políticos e sociais dos países as quais visita pelo fator Dinheiro não é de fato nenhuma novidade (já vai tarde Bernie!!!).

    Em relação ao assunto Bahrein, as mesmas tensões citadas neste Cast provocaram um tiro no pé da Organização do Evento que, mesmo com os petrodólares, não conseguiram evitar o cancelamento do GP em 2011 no auge da Primavera Árabe, cerca de 2 meses antes do GP. O motivo dado pela FIA foram as incertezas de insegurança do Evento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s