Xadrez Verbal Podcast #102 – G-20, América Latina e relações Rússia-China

Véspera do G20! Michel Temer ouviu o último programa do Xadrez Verbal e mudou de ideia, decidiu ir para Hamburgo participar da cúpula. O prejuízo, entretanto, já está feito. Também passamos por outros encontros e decisões que já dão uma pista do que podemos esperar para Hamburgo, além de muitos protestos. “Bem-vindos ao inferno”, dizem os manifestantes.

Você também vai entender tudo que precisa sobre a relação geopolítica entre Rússia e China atualmente, que formularam uma proposta conjunta para tentar amenizar a crise com a Coreia do Norte. Passamos também pela América Latina, com mais notícias sobre a Venezuela, dentre outros países. A professora Vivian Almeida nos brinda com mais uma aula de Economia, giramos pelo mundo, os peões, a semana na História e dicas culturais fecham mais um podcast do Xadrez Verbal!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Dicas do Sétimo Selo e links

Filme O Jogo da Imitação

Filme ACAB – All Cops Are Bastards

Série Cosmos, tanto a original, com Carl Sagan, quanto a nova, com Neil DeGrasse Tyson

Site do curso Temas contemporâneos de segurança internacional: ferramentas de análise, do Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (GEDES) do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP-UNICAMP-PUC/SP)

Música Libertango, de Astor Piazzolla

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.

Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

5 Comentários

  • Desde quando a China é uma potência militar? Achava que nos 1960 a China era fraca militarmente, mas pelo que deu pra entender quando foi falado das relações URSS e China nessa época a China já era uma potência militar que rivalizava com a União Soviética,,,

  • Decepcionado com o Contract Putin, que não deu um jeito no Temer quando pôde.

  • Ótimo cast! Caramba estou imaginando os brasileiros usuários da “Cannabis”, sentindo aquela inveja alheia dos uruguaios,o primeiro país do mundo onde o estado se encarregará de controlar o cultivo, o empacotamento e a venda legal de maconha em farmácias, De agora em diante o país, terá um numero maior de turistas… Hahah… Quanto ao Temer no G20, Com o desemprego em alta, baixo nível de investimentos, empresas fechando as portas, menos brasileiros com acesso a crédito e economia em compasso de espera por conta das incertezas sobre o rumo político do país. Esse é o Brasil “sem crise” que o presidente Michel Temer anunciou desembarcar na Alemanha para a reunião do G20..! Acredito que a declaração do então presidente interino, não foi condizente com a realidade atual do país.

  • Helver Bonilla García

    Sou viciado ao Xadrez Verbal. Não paro de ouvir.

    Um podcast = Uma aula.

    Agradeço a Vivial Almeida, Matías, Filipe, Central 3 e todos aqueles que tornam possível ou Xadrez Verbal.

    Mensagem desde a Colômbia -Bogotá D.C.-.

  • Caramba hahahah, essa coluna aberta foi sensacional! Foi como ouvir o audio book de Diplomacia do Kissinger, só que versão 2017
    Seria fantástico ver mais conteúdo do tipo em forma de texto/vídeo/nerdologia/podcast/tweets etc
    ah, e claro, um manual com fontes!! muitas fontes!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s