Fronteiras Invisíveis do Futebol #29 – Bósnia

Fronteiras Invisíveis do Futebol é a nova iniciativa do Xadrez Verbal, um podcast sobre História, política atual, geopolítica, tudo isso com o fio condutor do futebol. Apresentado pelo meu amigo Matias Pinto, que também apresenta o podcast que vocês tanto apoiam, o programa será quinzenal, com um belo trabalho de edição. Em cada programa teremos A História, O Campo e O Mapa, contando sobre alguma região do planeta, sua identidade cultural e sua História. A série é motivada pela série de textos especiais Fronteiras Invisíveis da Europa, que discute nacionalismos, regionalismos e a União Europeia.

bosnia-fif-podcast

O primeiro Fronteiras Invisíveis do Futebol sobre um país da ex-Iugoslávia homenageia os vinte e cinco anos da independência da Bósnia Herzegovina. Vamos até a antiguidade para contar a História da região, a formação de sua população e sua conquista pelo Império Otomano. Então, se inicia um período de séculos que vai definir a variedade étnica e religiosa da Bósnia e transformará Saraievo em uma cidade cosmopolita.

Isso pode ser visto nos primeiros clubes de futebol da cidade, cada um de uma comunidade. O futebol bósnio dentro da Iugoslávia, sua seleção, principais jogadores e os clubes atuais são cobertos no nosso segundo bloco. E os clubes atuais refletem bem a divisão e variedade da sociedade bósnia, disputada entre croatas e sérvios, algo marcante no período iugoslavo e essencial para compreendermos a Guerra da Bósnia. Entre 1992 e 1995, cerca de cem mil pessoas morreram, mais de dois milhões de refugiados, em um conflito marcado por massacres e crimes contra a humanidade. Finalmente, a formação da atual república, com o primeiro cidadão bósnio que, em 2017, ainda é um bebê!

Referências no programa

Filme Terra de Ninguém

Graphic novel Gorazde, Área de Segurança

Série de textos sobre a ex-Iugoslávia no Xadrez Verbal

Música Sarajevo, de Damir Imamović’s Sevdah Takht

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. 

Assine um dos feeds do Fronteiras Invisíveis do Futebol e não perca nenhum programa: feed RSS, feed do iTunes e feed Player.FM, feed Deezer e feed Pocketcast

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, confira o restante da programação aqui.


assinaturaFilipe Figueiredo, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

botãocursos

Anúncios

9 comentários

  • Estou indignado com essa de o maior jogador da história do PSG não ser o Zlatan Ibrahimovic, estou me segurando para não xingar os senhores (o respeito por suas opiniões fala mais forte), e digo mais Raí é só o irmão do Sócrates hahaha. Não digo sobre ídolo, mas sim sobre qualidade.

  • Renan Gabriel Luna

    O Misimovic foi revelado no Bayern de Munique, mas se destacou no Wolfsburg campeão alemão ao lado de Dzeko, Grafite e Josué. O bósnio de destaque a defender o Bayern de Munique foi o Hasan Salihamidzic, que atuou em mais de 300 partidas pelo time bávaro e também teve uma passagem pela Juventus de Turim.

  • Flavio (Pepe) Sanches

    Matias e Filipe, mais um excelente “Fronteiras” e que deleite ouvir, mesmo que indiretamente, sobre minha amada Eslovênia onde resido na capital Ljubljana há 1 ano e meio. Estou ansioso para um Fronteiras Invisíveis que trate do futebol aqui no norte dos Bálcãs incluindo o derby Olimpija x Maribor! Forte abraço de 100% da sua audiência eslovena (minha esposa Japa é fã também, já somos 2!).

  • Ótimo programa! Não quero diminuir a importância das outras informações, mas o que achei interessantíssimo mesmo foi quando o Felipi disse que a Bósnia só tem 20 Km de litoral. Fiquei tão curioso que fui ver no mapa e é bizarro! Sugiro todos a darem uma olhada no Google Maps. Parece que a Croácia abriu um corredorzinho pra Bósnia mergulhar o dedinho no mar. Isso porque a Croácia ficou com o território dividido por esse pequena tripinha de terra que permitiu à Bósnia ter um minúsculo acesso ao mar…
    https://www.google.com.br/maps/place/B%C3%B3snia+e+Herzegovina/@43.7368114,17.4908038,7.5z/data=!4m5!3m4!1s0x134ba215c737a9d7:0x6df7e20343b7e90c!8m2!3d43.915886!4d17.679076

  • Muito bom o programa Filipe e Matias. Estou ouvindo alguns podcasts do Xadrez Verbal também. Aproveito pra deixar de sugestão aqui um livro sobre Geopolítica Mundial. GUERRAS CONTRA A EUROPA, do autor Alexandre Del Valle. Nele, o autor explica explica muito bem esse processo q vc falou de islâmicos de vários países irem para a Bósnia lutar ao lado da população bósnia. Ele também mostra como vários países islâmicos, especialmente a Arábia Saudita contribuiu financeiramente para a causa bósnia, como a Alemanha poderia ter o protagonismo nesse conflito, de ser a líder européia no fim da Guerra Fria e de como os sérvios foram “DEMONIZADOS” pela imprensa dos Estados Unidos como os responsáveis supremos pelo extermínio dos bósnios.

  • Se a UEFA não aceita a situação de várias ligas pra um país só, no caso da Bósnia, mas aceitam isso para o Reino Unido?

  • Eu ouvi o programa sobre o Chipre de novo, e uma coisa não ficou muito clara, Felipe e Matias. O governo e a população de Chipre querem ser um país chamado “CHIPRE” mesmo, independente ou eles querem se juntar à Grécia ou Turquia?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s