Xadrez Verbal Podcast #320 – Início de 2023

O primeiro programa de 2023 chega bem recheado com quase tudo o que aconteceu no último mês. Guerra na Ucrânia, armas nucleares na Coreia, posse de Lula, extremismo em Brasília, protestos no Peru, com a participação de Ubiratan Leal, e muito mais. Giramos pelo mundo, a quinzena na História, peões da semana e dicas culturais fecham mais um programa da sua revista de política internacional em formato podcastal!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Documentário Pelé Eterno

HQ Asterix e a filha de Vercingetorix, de Jean-Yves Ferri, Didier Conrad

Seriado Oz

Xadrez Verbal Especial – Jerusalém e as três religiões

Fronteiras Invisíveis do Futebol #15 – Israel

Fronteiras Invisíveis do Futebol #19 – Palestina

Coluna na Gazeta do Povo Azerbaijão x Armênia: guerra, gás natural e democracia

Xadrez Verbal Especial – Armênia

Nerdologia História Quem descobriu e de quem é a Antártida?

Filme RRR: Revolta, Rebelião, Revolução

Livro O Método Jacarta: a cruzada anticomunista e o programa de assassinatos em massa que moldou o nosso mundo, de Vincent Bevins

Documentário O ato de matar

Repertório #2.10 – Daniel Rittner

Fronteiras Invisíveis do Futebol #66 – Chile

Música de encerramento Escape, Jeff Beck

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Canal do Xadrez Verbal no Telegram

Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal

  • 00:03:30 – Giro de Notícias #01
  • 00:21:35 – Coluna Aberta: Invasão Russa à Ucrânia
  • 01:41:40 – Efemérides: A Semana na História
  • 01:50:30 – Match: Bacia do Pacífico
  • 02:54:35 – Giro de Notícias #02
  • 03:07:35 – Xeque: América Latina
  • 04:37:35 – Giro de Notícias #03
  • 04:46:50 – Peões da Semana
  • 04:48:20 – Sétimo Selo
  • 05:01:35 – Música de Encerramento

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

20 Comentários

  • Ufa!!!! Ainda bem que voltaram…amei o “Fronteiras do Catar” 🙂 Mas o Xadrez verbal já faz parte do meu dia-a-dia!!! Beijos

  • Que saudades que eu tava aaaaaaaaaah, muito bom ter vocês de volta ♥️

  • 5 horas. Esse é o Xadrez Verbal raiz que amamos… rsrs

  • Cinco é pouco!! Estava esperando um programa de umas oito horas… Vamos matar a abstinência de XV. Um ótimo 2023.

  • Saudade que eu tava de vocês! Além de o dia 06/01 ser o Natal ortodoxo e o dia de Reis é o dia em que convencionalmente se retiram as decorações de Natal.

  • Brendo Marcio Cardoso

    Quero um momento, bloco ou vinheta especifica para os impeachment do Peru. Amo vocês, manda salve.

  • Uma pequena errata sobre a história do aquário: eu assumo que o Filipe quis dizer que o aquário tinha 1,000m³, já que 1km³ seria igual a um cubo de 1km*1km*1km, ou 1,000,000,000m³.

  • Dica de Tcheco: o nome do Andrej Babiš tem um acento no S, que muitos jornais em inglês esquecem de botar. A pronúncia é “Bábish”.

  • Com 5 horas de programa, posso dizer que com a estréia do Xadrez Verbal, meu 2023 de podcasts finalmente começou :D.
    Grande cobertura, sobretudo da posse e dos tristes eventos aqui em BSB do dia 08. Neste dia estava comemorando o aniversário de 5 anos do meu filho (felizmente só comemorando, pois o dia de nascimento mesmo é 5). quando todas as atenções se voltaram para os celulares. Para manter a sanidade, resolvi ignorar o notíciario político nacional, até porque era um volume de repetição de informações poucas vezes vistos na TV (né globonews). Também muito pertinente a lembrança do falecimento do Pelé e a grande vergonha que os atletas brasileiros passaram ao não ir prestar suas ultimas homenagens ao rei. Os atletas do futebol brasileiro atual (e passado, visto que os tetra e pentacampeões praticamente não apareceram) foram muito bem definidos pela Tatiana Vasconcelos, da CBN no 4 em campo preleção – “mercenários”.

  • baita resumo e análise sobre a situação do bloqueio de Artsakh. Obrigado!

    Em tempo: o Natal armênio não acompanha o Natal ortodoxo no dia 07. Na Armênia, o Natal é dia 06/01.

    Abraços!

  • Edgar Vergopolem Ribeiro

    Grande programa Filipe e Matias!

    No embalo das recomendações do sétimo selo dessa edicao, quero recomendar o Episódio 3 da série documental “O Negro no Futebol Brasileiro”. Esse episódio em especial trata do Pelé, mas toda a série, que é da HBO e também está no youtube, é muito boa. Grande Abraço!

  • Bom retorno Filipe e Matias!

    Aqui em casa temos um bingo etílico “Pedro Castillo” toda a vez que o Filipe comenta que o Matias foi a primeira pessoa a falar que o Castillo poderia vencer as eleições no Peru.

    Mandem um abraço para o meu amigo historiador e formando em Direito, Guilherme Tortelli, que me apresentou o xadrez em 2018, e hoje mora em Lisboa e está tentando a todo custo trabalhar na OIT, ou seja, não trabalhar.

    Brincadeiras à parte, baita programa e ótimo 2023 para vocês!

    Abraço!

  • Ângulo da imagem coisa nenhuma, com um braço daquele tamanho o Biden consegue coçar o calcanhar sem ter de se curvar 😤😆😆

  • Sobre a inflação na Argentina, as internetes por aí falam de algo como 95% e não 24% em 2022, como foi dito mas eu gostaria de comentar a minha experiência pessoal. Eu viajei pelo país hermano no começo do ano e no primeiro câmbio que fiz, por uma instituição financeira (Western Union) comprei pesos argentinos a 61 ARS por real. Dez dias depois, na quarta e última transação já estava em 66 ARS por real, o que aponta para uma inflação cavalar e bem acima dos índices oficiais. Um abraço de quem vos ama e não tira do ouvido.

  • Ótimo programa! Haja coragem pra encarar 38 páginas de roteiro, deu 1 xadrez verbal de duração certinho.

    Só complementando em relação à guerra Rússia-Ucrânia, teve uma notícia no fim do ano q a federação russa de futebol tava ameaçando sair da UEFA e migrar pra Ásia buscando se livrar das suspensões. Seria um fato geopolítico importante, não só pelo impacto enorme no futebol local mas também em países vizinhos aliados que também são da UEFA. Mas parece q não foi pra frente, até porque, mesmo se quisessem, teriam q combinar com a AFC onde tem mta gente com motivos pra não querer. Também tinha a chance deles se arrependerem da migração e quererem voltar depois, o que seria mais difícil ainda.

    Já sobre Porto Rico, passou da hora esse plebiscito aí mas caso virem mesmo um estado, teriam que extinguir a seleção da ilha que é independente e filiada à FIFA, movimento inédito no continente. Pelo menos é uma seleção que não faria mta falta (com todo respeito). Tomara q ao menos ganhem um clube em alguma franquia do futebol dos EUA em troca. Imagino tretas parecidas também nos outros esportes.

  • Excelente programa, obrigado!
    Um comentário à respeito das terras raras (um grupo de elementos), que na verdade não são tão raras como você descreveu.
    Antes de ir à parte técnica, um comentário mais geopolítico: a Europa está bem alarmada com a disponibilidade de metais na economia deles, e essa notícia Sueca foi muito forte por aqui na última semana. Na Alemanha onde moro, os políticos tem dado muita importância ao tema e devemos ver muito investimento em pesquisa nesse tema nos próximos anos. O primeiro ministro Schulz deve levar ao Brasil pessoas especializadas no tema em sua próxima visita por aqui em Janeiro.

    Esses elementos podem ser encontrados praticamente em toda a crosta terrestre (e inclusive são excelentes indicadores da história de formação das rochas). O porém no entanto é encontrar esses elementos em concentrações anômalas na crosta terrestre e que possam ser extraídos gerando lucro econômico (essa é a definição de depósitos minerais). No caso de terras raras isso se torna mais difícil pois esses elementos são quimicamente muito similares e a separação deles para produzir um concentrado contendo apenas Neodímio ou Cério é super complicada e está associada a diversos problemas ambientais. Um dos motivos da China dominar a produção de terras raras é que eles estão dispostos a ter esses problemas ambientais e com isso foram se especializando muito na separação desses elementos. Hoje em dia, eles tem importantes depósitos de terras raras e conseguem fazer a separação deles de forma muito barata – com isso controlam o preço e garantem que nenhum outro produtor entre no mercado.

  • Bolívia: E quanto ao general Willians Kaliman?
    Vai ficar por isso mesmo??
    Nada de extradição nem responsabilização pela sublevação/motim?

  • Não existe terroristas no Afeganistão não né?
    Só tem pessoas inocentes 😇 que nunca fizeram nada.

  • Rafael Botelho Pereira

    Filipe/ Matias, vocês possuem indicações de podcasts semelhantes ao de vocês em língua inglesa ou espanhola?

    Obrigado, Rafael

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.