Fronteiras Invisíveis do Futebol #25 – República Democrática do Congo

Fronteiras Invisíveis do Futebol é a nova iniciativa do Xadrez Verbal, um podcast sobre História, política atual, geopolítica, tudo isso com o fio condutor do futebol. Apresentado pelo meu amigo Matias Pinto, que também apresenta o podcast que vocês tanto apoiam, o programa será quinzenal, com um belo trabalho de edição. Em cada programa teremos A História, O Campo e O Mapa, contando sobre alguma região do planeta, sua identidade cultural e sua História. A série é motivada pela série de textos especiais Fronteiras Invisíveis da Europa, que discute nacionalismos, regionalismos e a União Europeia.

Após um intervalo inesperado, o Fronteiras Invisíveis do Futebol retorna, voltando para o continente africano e visitamos a República Democrática do Congo. Falamos de sua História, a chegada dos portugueses, as diversas guerras e disputas coloniais, ao mesmo tempo em que a população local era convertida ao Cristianismo. Lembramos que a atual República Democrática do Congo foi palco de um dos primeiros casos de genocídio da Idade Contemporânea, com milhões de nativos morrendo sob o domínio do rei belga Leopoldo.

Passamos pelo retrospecto futebolístico do país, o primeiro país da África sub-subsaariana que disputou uma Copa do Mundo, enfrentando o Brasil! O país é campeão da Copa Africana de Nações e berço de diversos jogadores famosos que você conhece em várias seleções europeias, notem o plural. Fechamos falando do Congo independente com Patrice Lumumba, seu assassinato e a ditadura de Mobutu, que muda o nome do país para Zaire. O ditador será derrubado na década de 1990 e, desde então, a política congolesa ainda está em processo de estabilização.

Referências no programa

Filme Jadotville

Filme Ali

Música Indépendance Cha-Cha, de Kabasselé

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. 

Assine um dos feeds do Fronteiras Invisíveis do Futebol e não perca nenhum programa: feed RSS, feed do iTunes e feed Player.FM, feed Deezer e feed Pocketcast

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, confira o restante da programação aqui.


assinaturaFilipe Figueiredo, 29 anos, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

botãocursos

Anúncios

6 Comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s