Xadrez Verbal e Átila Iamarino – Especial Coronavírus #06

Sexto programa sobre a pandemia do covid-19 com o biólogo e virologista Atila Iamarino para trazer uma perspectiva diferente ao noticiário internacional. Aqui você terá, gratuitamente, as principais notícias sobre a pandemia e um estudo de caso sobre a Bélgica, junto com as análises do que está funcionando, o que não está e quais as lições para o Brasil!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Dicas do Sétimo Selo e links

Coluna A população da Coreia do Sul demonstra apoio ao governo

Filme Epidemia

Coluna Aberta: Submarinos e bloco soviético

Coluna Os verdadeiros motivos do uso do termo “vírus chinês” pelos EUA

Matéria The Coronavirus Threatens Saudi Arabia’s Global Ambitions, por Krithika Varagur

Dragões de Garagem – Saúde mental em tempos de Coronavírus

Dragões de Garagem – Isolamento social, violência doméstica e prostituição

Giro Latino – Atualizações diárias do número oficial de casos confirmados e mortes na América Latina

Matéria The ‘Ostrich Alliance’: the leaders denying the coronavirus threat, por Andres Schipani, Henry Foy, Jude Webber e Max Seddon

Repertório #10 – Monica de Bolle

Live Distanciamento social: até quando? – com Atila Iamarino e Monica de Bolle

Roda Viva com Monica de Bolle

Fronteiras Invisíveis do Futebol #25 – República Democrática do Congo

Canal do Xadrez Verbal no Telegram

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

25 Comentários

  • William Pereira Terra

    Obrigado mais uma vez

  • Guilherme de Carvalho Anselmo

    Um comentário meu pode ter caído no spam, pq deixei link, então vou deixar esse de aviso hahaha

  • Acho muito importante o papel que esse podcast tem nesse momento que estamos vivendo. Porém, acho que o podcast dedica tempo demais falando da situação da COVID-19 no mundo enquanto o povo brasileiro carece de informação sobre a situação da doença no nosso próprio país (ainda mais agora que as coletivas acabaram). Eu gostaria realmente de me importar com a situação do coronavírus na Bielorrússia, mas realmente não consigo ter essa sensibilidade toda. Prefiro me preocupar com o nosso país que entrará numa crise sem precedentes nas próximas décadas.

    • Mas é a proposta do Xadrez Verbal em si… falam de política internacional e abriram um espaço pra uma pandemia que afeta a política internacional. Para saber da situação do Brasil é fácil, facílimo. Só se fala dela em todos os meios de comunicação brasileiros.

      Além do mais, saber como o resto do mundo está se saindo (tanto bons quanto maus exemplos) ajuda a ter uma perspectiva do problema por aqui também.

  • Grande episódio novamente, pessoal. Sempre muito informativo e divertido nesses tempos de isolamento onde somos bombardeados com falas contraprodutivas no combate à pandemia.
    Abraços, galera. Cês tem dado uma baita ajuda e companhia para mim agora que passei a morar sozinho para a facul e não posso ver parentes ou amigos, que moram em outras cidades. Ansioso para o episódio do fim de semana que vai chegar junto ao meu aniversário. Graças a Jeová haverá Xadrez Verbal nesse meu domingo haha

  • Eu gostei demais do episódio. Eu me dei conta do quanto que é uma boa vocês chamarem o Átila pra compor o programa quando você, Filipe, explicou nos detalhes o que a OMS e a ONU cumprem. Tem muita coisa que o pessoal pesquisa sobre a Covid19 que acaba envolvendo questões de política innternacional, e muita gente acaba não entendendo. Maravilhosos!

  • Pergunta para o Átila: RJ e SP afirmaram ter zerado a fila de testes. Isso não deveria ter levado a um crescimento anormal da curva nos últimos dias? Alguma possível explicação ?

  • Gostaria que no próximo programa vocês comentassem sobre a teoria que a vacina BCG proteje algumas pessoas da covid 19. Que os países com maior mortalidade não vacinaram sua população contra a tuberculose através da BCG.

  • Fernando Hasegawaw

    Bom dia, boa tarde, boa noite

    No ESPECIAL CORONAVÍRUS #05 eu comentei sobre o Japão e para registrar aqui eles estão com os olhos fechados para o problema.

    Saiu no noticiário japonês sobre as mortes e as funerárias, que o numero de mortes saltaram em 3x mais que o normal nesta época do ano. A maioria vem com atestado de morte de pneumonia e não associado a Covid-19.

    Como eu falei no comentário passado, o Japão vem testando muito pouco e vai pagar o preço logo mais.

    O próximo teste do Japão vai ser no próximo Feriado Nacional ou Golden Week (2/5 ate 2/10). O Japão esta solicitando, e quase suplicando, para que seus cidadãos fiquem em casa e não viagens pelas cidades durante o feriado.

  • Uma correção sem importância. O Catalão é uma língua do grupo occitano românico, enquanto Português e Espanhol são do grupo ibero românico. O grupo do Catalão é uma transição entre o grupo das línguas aparentadas com francês com o grupo ibérico do Espanhol e Português. Logo o Português é mais próximo do Espanhol que do Catalão, ao contrário do que o Atila falou.

    • Eu esqueci de comentar isso, mas pela convicção do Atila acho que ele falou catalão pensando no Galego ( e aí o exemplo faz sentido)

  • Natalia Aika Horie

    Oi, pessoal! Obrigada por me fazer companhia na quarentena! Meu primo e uns amigos moram e trabalham no Japão, lá todos os trabalhadores precisam medir a temperatura todos os dias na empresa. Dúvida para o Átila: isso resolve alguma coisa? Pois o vírus pode ser transmitido mesmo quando não há nenhum sintoma, certo?
    Átila, sou funcionária do IB-USP. Indiquei o Podcast pro Prof. Gilberto Xavier e ele falou que você foi aluno lá e se lembra que você era um aluno excelente! Muito orgulho. Beijos no pulmão de todos!

  • Olá pessoal, obrigado pelo trabalho e gostaria de colocar uma questão baseada em dados oficiais do Portal da Transparência do Registro Civil: óbitos por insuficiência respiratória para todo ano de 2019 foi de 46.114, enquanto que de 1º de Janeiro a 25 de abril de 2020 temos 45.069. Já óbitos por pneumonia, temos 60.519 em 2019 e 58.428 em 2020.

    Somando-se as duas causa mortis (insuficiência respiratória e pneumonia) teríamos 106.663 óbitos em 2019 e 104.542 de 1º janeiro a 25 de abril de 2020, ou seja, 98% do ano passado em um intervalo de quase 5 meses.

    Seria possível que este número elevado de óbitos destas duas causas sejam devido ao COVID-19, pela semelhança dos sintomas e falta de testes, apontando para uma grande subnotificação?

    Fonte: https://transparencia.registrocivil.org.br/especial-covid

  • Noticiam o aumento da violência contra a mulher, mas também enaltecem a pornografia, que nada mais é que a violência contra a mulher sexualizada e massificada. Será que não entendem a relação entre os dois, ou simplesmente não se importam?

  • Primeiro gostaria de parabenizar todos vocês, pelo trabalho. Vocês são sensacionais! Tenho uma dúvida sobre a carga viral. Uma pessoa com uma carga viral mais baixa pode ter menos sintomas e consequentemente apresentar uma versão leve da Covid-19?

  • Oi meu nome é William, primeiramente gostaria de agradecer a vocês e o Átila pelo ótimo podcast. E gostaria de perguntar se a situação da Coreia do Norte ter poucos casos, pode de fato, fazer sentido? Levando em consideração a atuação dos países vizinhos, o poder do Estado Norte Coreano, e a baixa quantidade de turismo. – Abraço

  • Boa tarde, gostaria de parabeniza-los pelo trabalho realizado. Informação válida e confiável é essencial em todos os casos, ainda mais quando se trata de uma realidade rodeada pela desinformação. Eu e meu companheiro, Jose Luis, acompanhamos o trabalho de vocês tanto no xadrez verbal, no fronteiras, quanto no repertório. Neste especial sobre a pandemia, teve um assunto que me interessou em particular, trata-se da relação entre pandemia e vigilância. Penso ser um tema de fundamental importância, pois o que está em jogo são relações de poder, que podem continuar após o fim da pandemia. Eu escrevi um texto sobre o assunto, o qual gostaria de compartilhar com vocês. O texto, intitulado “Covid-19: vigilância como controle ou cuidado”, foi publicado na revista Boletim Lua Nova, que é uma das revista digitais de ciências políticas da Unicamp. Críticas e sugestões são muito bem vindas. Aqui está o link: https://boletimluanova.org/2020/04/22/covid-19-vigilancia-como-controle-ou-cuidado/

    Abraços, Thatiane Moreira

  • Olá Filipe, Átila e Matias! Meu nome é Artur. Primeiramente queria agradecer o ótimo conteúdo gratuito que vocês fornecem para nós ouvintes. Segundo lugar, queria fazer um pedido: Por favor, não falem mais que desobedecer quarentena é coisa de Comunista. A gente tá obedecendo a quarentena sim!
    Se for pra irritar quem tá do outro lado do espectro político-ideológico, que tal dizer que desobedecer a quarentena é coisa de globalista pós-moderno? 😀
    Abraço!

  • Eu entendo que falar que comunistas são contra a quarentena é uma provocação aos anticomunistas mas é uma piada bem alienante sobre o comunismo. No mais estou adorando essa nova série, muito informativa. E queria propor que falassem mais do Vietnã. Parece que controlaram muito bem a pandemia lá e não vejo a mídia, no geral, comentar sobre o país (tirando aqui que vocês falam às vezes). Talvez renda um estudo de caso?
    Abraço!

  • Artur Attarian Cardoso Camarero

    Olá paladinos!

    Meu nome é Artur, estudei Geografia na USP de 2007 adiante. Quero deixar um salve ao Mathias, que conheço dos tempos de Rádio Várzea ocupando o latifúndio eletromagnético no glorioso “Futebol e resistência”. Eu apresentava o Locomotiva Zappa. Aproveito para deixar saudações (aos) cordiais dos Billi Hits (vários ouvintes assíduos) ao camarada Mathias que com seu brio de zagueiro uruguaio abrilhantava as quadras do CEPE-USP no time dos camaradas da História. Uma salve para Luís Black, Léo Boneco, Marquinhos, Fernandinhos, Brunão e Côco.
    Por fim, quero dizer que minha avó Martha se tornou ouvinte “apaixonada pelo programa, que aquilo enche o dia é uma gostosura” e que segundo ela “é uma coisa que não cansa” ao contrário da grande mídia que o “dia inteiro repete, mas eles não, falam de tanta coisa, coisas que ninguém fala, falam muito detalhadamente, muito instrutivo”.

    Ela vai até arrumar um mapa para acompanhar o giro de notícias! E mandou esse recado:

    “Eu tô com 94 anos e tô adorando o programa, eles são muito inteligentes. Eles precisam saber que uma pessoa com a minha idade ainda tem interesse nas coisas do mundo e que se entusiasma com a sabedoria deles. Eles descrevem essa pandemia toda, mas de uma maneira firme, segura, mas sem alarde, sem amedrontar”.

    Mandem um abraço pra ela se possível!

    Parabéns pelo programa e abraços cordiais a esse trio de guerreiros da informação!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.