Xadrez Verbal Podcast #294 – Ásia, Europa e América Latina

Finlândia e Suécia vão oficializar seu pedido de entrada na OTAN, mas não sem resistência. Também passamos pelas últimas notícias principais sobre a invasão da Ucrânia pela Rússia. Damos uma volta pela Europa, pela Ásia e pela América Latina, com eleições, crise no Sri Lanka e o promotor paraguaio morto na Colômbia. Além disso tudo, giramos pelo mundo, a semana na História, economia com a professora Vivian Almeida, peões da semana e dicas culturais abrindo mais um programa da sua revista de política internacional em formato podcastal!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.
Dicas do Sétimo Selo e links
Podcast Meu inconsciente coletivo
Livro O avesso da pele, de Jeferson Tenorio
Filme Sexta-feira 13
Episódio Sexta-feira 13 da Série Documental Filmes que Marcam Época
Jogo Friday The 13th
Coluna na Gazeta do Povo Papa Francisco concentra esforços diplomáticos no Extremo Oriente
Nerdologia História As Guerras Púnicas entre Roma e Cartago
Fronteiras Invisíveis do Futebol #82 – Ruanda
Fronteiras Invisíveis do Futebol #25 – República Democrática do Congo
Fronteiras Invisíveis do Futebol #63 – Uganda
Fronteiras Invisíveis do Futebol #27 – Copa Africana de Nações
Matéria Guarani e outras 23 línguas passam a fazer parte do Google Tradutor, por Guilherme Tagiaroli
Matéria U.S. report identifies burial sites linked to boarding schools for Native Americans
Matéria Após racha por indicação de magistrados, 5 deputados deixam partido governista no Peru, por Michelle de Melo
Coluna na Gazeta do Povo O discurso de Putin no Dia da Vitória: exageros e falsidades
Repertório #2.19 – Carlos Juliano Barros
Música de encerramento I disappear, com Metallica
Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify
Canal do Xadrez Verbal no Telegram
Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal
- 00:02:30 – Giro de Notícias #01
- 00:16:00 – Coluna Aberta: Ásia
- 00:51:30 – Efemérides: A Semana na História
- 00:57:00 – Match: América Latina
- 01:22:50 – Xeque: Velho Continente
- 02:12:50 – Gambito da Dama: Taxas de juros
- 02:31:45 – Giro de Notícias #02
- 02:45:35 – Peões da Semana
- 02:47:20 – Sétimo Selo
- 02:55:20 – Música de Encerramento
Ouça o podcast aqui ou baixe o programa (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)
Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.
A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.
Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?
Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)
E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.
Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.
O aumento do número de mortes por overdose divulgado pelo CDC também foi comentado no podcast Spin de Notícias ontem, 13/05/2022. É o episódio 1645. Foi curioso que ouvi o Spin de Notícias e logo em seguida ouvi vocês falando do mesmo assunto!
Maravilhoso episódio, grande Filipe!!
Sobre a questão do Napster e do compartilhamento de música pela Internet, recomendo o livro “Como a música ficou grátis: o fim de uma indústria, a virada do século e o paciente zero da pirataria”, de Stephen Witt, publicado no Brasil pela Intrínseca: https://www.intrinseca.com.br/comoamusicaficougratis/
Fala, pessoal!
Realizei um dos meus sonhos de infância indo ao Metallica em BH nesta semana, ainda mais porque tocaram Fight Fire With Fire, uma das minhas músicas favoritas da vida.
Abraços de BH.
Olha… não sou dos mais atentos à família real britânica, confesso. Mas, vendo o pronunciamento do príncipe Charles essa semana, creio que,. Breve, será preciso um sósia pra ele também. Parece estar mais velho que a rainha.
Creio que, em breve*
Capaz dele ir antes da mãe. Lembrando que a avó dele passou dos 100 anos
Olá Filipe e Matias!!!! Escrevo para parabenizá-los pela maneira como transmitem as notícias, de maneira clara, e relativamente imparcial! Estou morando em Lisboa e é difícil estar longe e ver tudo o que acontece com nosso país e no mundo. Me “alimento” basicamente de podcasts e fico cada dia mais “cri-cri” (não sei se leva hífen). Eliminei, por exemplo, na semana passada, um podcast que eu gostava bastante, e que além do podcast fazem cursos muito interessantes de história. Começaram a fazer relatos diários da Guerra da Ucrânia, e não gostei nenhum pouco da maneira que ridicularizam a Polônia e o Macron. Por isto gosto muito do trabalho de vocês! E por mim, os episódios podem ter mais de seis horas…quando consigo escutar todo no sábado, fico re-escutando trechos durante a semana!! Adoro o humor de vcs!! Beijos e saudades do Átila!!!
Excelente episódio Filipe e Matias. Sou de Monte Carmelo/MG e não perco um episódio desde 2019. Apesar de engenheiro sou um entusiasta do tema segunda guerra e gostaria de fazer uma pequena correção no que se refere à posição da Finlândia durante a guerra. A Finlândia teve uma papel bastante curioso durante o conflito pois travou a Guerra de Inverno contra a União Soviética em 39, seguida da Guerra de Continuação onde se aliou à Alemanha basicamente como estratégia defensiva de 1941 a 1944 contra URSS. Já de 1944 a 1945 a Finlândia virou a casaca e se juntou aos aliados contra a Alemanha na Guerra de Lapland que se finalizou com o Armistício de Moscou que determinou a expulsão das forças nazistas de território finlandês.
Agradeço muito pelas alegrias semanais, continuem sempre assim! Por favor mandar um abraço para o Caio e Deberson que são grandes fãs de seu trabalho e para a Nathalia minha esposa que me atura escutando o programa em nossas viagens de Rio Preto/SP a Monte Carmelo/MG.
Apenas complementando, no programa o Filipe diz “…Finlândia é um país neutro desde a segunda guerra” e na sequência Matias diz “…a Suécia que tbm manteve neutralidade na segunda guerra mundial”, daí a confusão! Abs
Que ótimo, um episódio qse do tamanho original! Lembrando que eu parecia mais inteligente qdo meus amigos não haviam se rendido as indicações de ouvir o podcast, porém hj o debate fica mais fluído
Esperando o fronteiras invisíveis sobre o Ituano contando sobre nosso gigante do Interior e da história minha república Ituana. Peço um abraço pra mim e pra minha namorada Júlia d’Oliveira, que passa a semana toda pintando ouvindo o Xadrez Verbal (mais um motivo pro programa ter no mínimo 5 horas)
Toda a gente ouviu falar do CDC mas não foi por causa da pandemia, foi por causa de The Walking Dead (e até sabemos que é em Atlanta)
Eu tenho que agradecer publicamente ao Leonardo Ferreira por me apresentar esse podcast há mais de 4 anos em um ônibus indo pra Petrópolis/RJ. Me despertou o gosto por podcast e me rende boas risadas com esses dois.
Muito, muito obrigada, Leonardo! Esse foi um dos bons legados que você deixou na minha vida.
Boa alvorada, Filipe e Matias.
Muito bom o mundo permitir um episódio mais longo.
Lembrei-me do Matias este fim de semana, pois encontrei com ele portando uma bela camisa do Saint Pauli, um dos times de Hamburgo – o mais legal – que acabou ficando fora da Bundesliga mais um ano (o Hamburgo foi pro playoff pra subir e o Schalke 04, também mencionado, já subiu).
Hamburgo é muito ligada a Schleswig Holstein (que inclusive tinha Lübeck como outra cidade estado) e fica no extremo sul desse estado – ligação mais forte que com a Baixa Saxônia, outro estado limítrofe.
Abraço pros dois e, se puderem mandar, também pro Heitor, o Zardo e o Douglas, os últimos meus colegas no depto. de história da Fflch-Usp
Bom dia, sugiro um Repertório com André Lajst. Sucesso. Grata.
Olá directamente do outro lado do Atlântico! Mais um excelente episódio. Parabéns pelo vosso trabalho. Comecei a ouvir-vos em 2020 durante a pandemia e agora vocês são companhia regular ou no carro, ou quando estou a treinar ou quando vou dar um passeio a pé.. e já comecei a ouvir o Fronteiras Invisíveis do Futebol!!! Comecei a ouvir o Xadrez Verbal por sugestão do meu primo Cláudio Sá que fez anos ontem (dia 18), se lhe enviassem um abraço de parabéns sei que ele ia ficar bastante surpreendido, ele vive no Porto e eu vivo perto de Lisboa portanto não pude estar com ele para lhe dar um abraço pessoalmente.
Fiz mudança de apto no final de semana e já batizei a casa nova no Xadrez Verbal! Se possível, mandem um abraço pro Gabriel Kita que está fazendo aniversário hoje (19/05) e também é ouvinte assíduo de vocês ❤ Abraços
Voto pela trilha sonora de Cosmos no encerramento do programa.
O Luiz Roberto Rodrigues está errado sobre Mercúrio. Por sua proximidade do Sol muitos supõe, erradamente, que seria em Mercúrio, no equador com o sol a pino, que teríamos a maior temperatura na superfície de um planeta do sistema solar. No entanto, esse recorde vai para Vênus. Mercúrio não tem atmosfera para guardar o calor. Já em Vênus mais de 96,5% da atmosfera é formada por gases de efeito estufa. Com isso, não só Vênus tem o recorde de ponto mais quente na superfície, como também sua superfície é praticamente homeotérmica. Não importa se dia ou noite, se nos polos ou no equador, a temperatura é a mesma.