Fronteiras Invisíveis do Futebol #27 – Copa Africana de Nações

Fronteiras Invisíveis do Futebol é a nova iniciativa do Xadrez Verbal, um podcast sobre História, política atual, geopolítica, tudo isso com o fio condutor do futebol. Apresentado pelo meu amigo Matias Pinto, que também apresenta o podcast que vocês tanto apoiam, o programa será quinzenal, com um belo trabalho de edição. Em cada programa teremos A História, O Campo e O Mapa, contando sobre alguma região do planeta, sua identidade cultural e sua História. A série é motivada pela série de textos especiais Fronteiras Invisíveis da Europa, que discute nacionalismos, regionalismos e a União Europeia.

fronteiras-invisiveis-do-futebol-27-copa-africana

A cada biênio é disputado entre janeiro e fevereiro o torneio entre seleções com maior carga simbólica no Planeta Bola: a Copa Africana de Nações, cuja primeira edição foi realizada em 1957 com apenas três países, sendo que hoje a CAF possui 56 federações filiadas, mostrando como o futebol acompanhou a luta por independência na Terra Mãe.

Explicamos as motivações do neocolonialismo europeu durante o século XIX e a resistência de diversas etnias frente ao imperialismo do homem branco, então apoiado por correntes científicas e religiosas. E também as lideranças, dentro e fora dos gramados, que ajudaram a construir a identidade nacional das antigas colônias, em meio a disputas geopolíticas.

Referências no programa

Filme O último rei da Escócia

Filme As quatro penas brancas

Documentário Os rebeldes do futebol

Música Africa Unite, de Bob Marley

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. 

Assine um dos feeds do Fronteiras Invisíveis do Futebol e não perca nenhum programa: feed RSS, feed do iTunes e feed Player.FM, feed Deezer e feed Pocketcast

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, confira o restante da programação aqui.


assinaturaFilipe Figueiredo, 29 anos, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

botãocursos

Anúncios

8 Comentários

  • Marrocos que esteve fora da União Africana até janeiro de 2017 pq a união considera a soberania do Saara Ocidental.

    Por falar em países africanos fictícios e islamismo na África, a comédia The Dictator (2012) se passa na República de Waddhiya, fictício país localizado na África.

  • Pingback: Especial Libertadores – O Caos, O Chile e O Colo-Colo – La Metrópole

  • Sobre a questão francesa e tropas vindas da colônias africanas, existe um filme muito bom chamado Indigènes (2006), com o título no Brasil de “Dias de Glória”. Mostra a história de 4 argelinos que se alistam para lutar pelo exército da França Livre durante a Segunda Guerra Mundial, combatendo na Itália e na própria França.

    Um dos pontos abordados no filme é diferença de tratamento entre os soldados franceses das colônias, de origem africana e islâmica, com os soldados de origem metropolitana.

  • Pessoal, muito bom episódio.
    O Felipe deu uma indicação de um filme….piece of donation…que teria no Netflix. Não encontrei….eu digitei errado ou esse filme não esta mais disponivel?

  • Felipe, por favor não esqueça de colocar no Deezer também.

  • Josué Cavalcante

    Olá, Xadrez Verbal, Fiz a minha inscrição pelo site de vocês, porém não estou recebendo as suas notificações e não sei como resolver isso, somente quando pesquisei “xadrez verbal” na caixa de pesquisas do Gmail que encontrei os emails de vocês. Não sei como resolver isso e gostaria de ajuda, pois quero receber as notificações de novos posts do blog de vocês. Obrigado.

  • Wescley Guimarães

    Prezados, o episódio da Chapecó foi o último programa no Deezer, existe algum entrave com eles?

    Parabéns pelo trabalho de vocês! Sou fã.

    Grato.

  • Olá pessoal, não estou conseguindo baixar o programa! =(

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.