Fronteiras Invisíveis do Futebol #27 – Copa Africana de Nações

Fronteiras Invisíveis do Futebol é a nova iniciativa do Xadrez Verbal, um podcast sobre História, política atual, geopolítica, tudo isso com o fio condutor do futebol. Apresentado pelo meu amigo Matias Pinto, que também apresenta o podcast que vocês tanto apoiam, o programa será quinzenal, com um belo trabalho de edição. Em cada programa teremos A História, O Campo e O Mapa, contando sobre alguma região do planeta, sua identidade cultural e sua História. A série é motivada pela série de textos especiais Fronteiras Invisíveis da Europa, que discute nacionalismos, regionalismos e a União Europeia.

fronteiras-invisiveis-do-futebol-27-copa-africana

A cada biênio é disputado entre janeiro e fevereiro o torneio entre seleções com maior carga simbólica no Planeta Bola: a Copa Africana de Nações, cuja primeira edição foi realizada em 1957 com apenas três países, sendo que hoje a CAF possui 56 federações filiadas, mostrando como o futebol acompanhou a luta por independência na Terra Mãe.

Explicamos as motivações do neocolonialismo europeu durante o século XIX e a resistência de diversas etnias frente ao imperialismo do homem branco, então apoiado por correntes científicas e religiosas. E também as lideranças, dentro e fora dos gramados, que ajudaram a construir a identidade nacional das antigas colônias, em meio a disputas geopolíticas.

Referências no programa

Filme O último rei da Escócia

Filme As quatro penas brancas

Documentário Os rebeldes do futebol

Música Africa Unite, de Bob Marley

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. 

Assine um dos feeds do Fronteiras Invisíveis do Futebol e não perca nenhum programa: feed RSS, feed do iTunes e feed Player.FM, feed Deezer e feed Pocketcast

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, confira o restante da programação aqui.


assinaturaFilipe Figueiredo, 29 anos, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

botãocursos

Anúncios

7 comentários

  • Marrocos que esteve fora da União Africana até janeiro de 2017 pq a união considera a soberania do Saara Ocidental.

    Por falar em países africanos fictícios e islamismo na África, a comédia The Dictator (2012) se passa na República de Waddhiya, fictício país localizado na África.

  • Pingback: Especial Libertadores – O Caos, O Chile e O Colo-Colo – La Metrópole

  • Sobre a questão francesa e tropas vindas da colônias africanas, existe um filme muito bom chamado Indigènes (2006), com o título no Brasil de “Dias de Glória”. Mostra a história de 4 argelinos que se alistam para lutar pelo exército da França Livre durante a Segunda Guerra Mundial, combatendo na Itália e na própria França.

    Um dos pontos abordados no filme é diferença de tratamento entre os soldados franceses das colônias, de origem africana e islâmica, com os soldados de origem metropolitana.

  • Pessoal, muito bom episódio.
    O Felipe deu uma indicação de um filme….piece of donation…que teria no Netflix. Não encontrei….eu digitei errado ou esse filme não esta mais disponivel?

  • Felipe, por favor não esqueça de colocar no Deezer também.

  • Josué Cavalcante

    Olá, Xadrez Verbal, Fiz a minha inscrição pelo site de vocês, porém não estou recebendo as suas notificações e não sei como resolver isso, somente quando pesquisei “xadrez verbal” na caixa de pesquisas do Gmail que encontrei os emails de vocês. Não sei como resolver isso e gostaria de ajuda, pois quero receber as notificações de novos posts do blog de vocês. Obrigado.

  • Wescley Guimarães

    Prezados, o episódio da Chapecó foi o último programa no Deezer, existe algum entrave com eles?

    Parabéns pelo trabalho de vocês! Sou fã.

    Grato.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s