Xadrez Verbal Podcast #297 – Oriente Médio, Europa e Pacífico

Como foi a eleição na Colômbia? Damos uma volta pela bacia do Pacífico, incluindo a disputa por influência entre as potências na Oceania, assim como a visita de Bachelet a China e a questão dos uigures. Também passamos pelas últimas notícias principais sobre a invasão da Ucrânia pela Rússia. Damos uma volta pelo Oriente Médio. Além disso tudo, giramos pelo mundo, a semana na História, economia com a professora Vivian Almeida, peões da semana e dicas culturais abrindo mais um programa da sua revista de política internacional em formato podcastal!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Documentário Nanook, o esquimó

Documentário A negação do Brasil

Série The Wire

Campanhas para ajudar as famílias atingidas pelas chuvas em Pernambuco

Fronteiras Invisíveis do Futebol #25 – República Democrática do Congo

Fronteiras Invisíveis do Futebol #82 – Ruanda

Matéria Primeiro turno foi histórico ao afundar establishment colombiano, diz Samper, por Sylvia Colombo

Xadrez Verbal #157 – Coluna aberta: Europa

Música de encerramento We are the people darker than blue, com Curtis Mayfield

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Canal do Xadrez Verbal no Telegram

Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal

  • 00:02:15 – Giro de Notícias #01
  • 00:17:10 – Coluna Aberta: Oriente Médio
  • 00:28:15 – Efemérides: A Semana na História
  • 00:34:10 – Match: Invasão Russa à Ucrânia
  • 01:29:00 – Xeque: Bacia do Pacífico
  • 02:25:10 – Gambito da Dama: Tarifa de energia elétrica no Reino Unido
  • 02:35:30 – Giro de Notícias #02
  • 02:46:35 – Peões da Semana
  • 02:48:05 – Sétimo Selo
  • 02:59:15 – Música de Encerramento

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

30 Comentários

  • Andreas Elster Rubim

    Vou ser mala e falar que a tradução literal de “Luftwaffe” não é “asa arma”, mas sim “ar arma”, ou seja, o significado é na verdade Arma aérea.
    Mas a confusão é esperada pois deve ter vindo de “Flugzeug” que pode ser em tradução literal “coisa asa” ou “coisa voa”, que significa no fim “coisa que voa”. Como “Fahrzeug”, coisa que dirigi, “Nähzeug”, coisa que costura, “Hebezeug”, coisa que levanta e assim por diante, mais de 817 exemplos achados.

  • O leste da República Democrática do Congo é muito rico em minérios de vital importância para a indústria tecnológica, as milícias tomaram conta das minas e qualquer interferência quanto a isso acaba sendo respondida com um derramamento de sangue.

  • Claudio José Prataviera Francisco

    Muito obrigado pelo trabalho de vocês!

  • Oii! Sou ouvinte de vocês desde 2016 e devo ser uma das maiores divulgadoras do podcast! Não costumo comentar, mas hoje passei por aqui para parabenizar pelo trabalho e pedir para vcs mandarem um beijo para minha namorada Thays. Sempre ouço Xadrez Verbal perto dela sem fone e aos poucos ela saiu de não gostar muito de podcasts para se interessar quando tá tocando XV e passar a recomendar para outras pessoas!!

  • Diogo Maia de Carvalho

    Bom dia, boa tarde, boa noite pra todo mundo. Parabéns por mais um Xadrez Verbal. Expectativa a mil para a volta do Fronteiras.

    Estou com o Matias, Wind of Changes é um porre.

  • Olá Filipe e Mathias!
    Gostaria que vocês mandassem um abraço pra minha agora esposa Magalyne já que nos casamos dia 03/06.
    Durante 3 anos ela escutava trechos do programa comigo e agora passará a escutar os programas completos.

  • Ouço sempre o Xadrez Verbal. parabéns pelo trabalho e obrigado por nos entreter e informar. Gostei muito do comentário sobre a banda Scorpions e sua música “Wind of Change”. Recomendo a série de podcasts do jornalista Patrick Keefe da New Yorker. Ele investiga a veracidade de uma dica de um ex agente da CIA que afirma que a música teria sido escrita a pela CIA, na época da queda do muro de Berlin. Entrevista diversos personagens da época, inclusive o líder da banda, o empresário e ex agentes da CIA.
    O podcast chama-se “Wind of Change” tem 8 episódios e está disponível no Spotify e google podcast.

    Abraços e parabéns.

  • tinha vindo aqui recomendar esse podcast, é tudo!

  • O Filipe falou de um livro que fala sobre os julgamentos das bruxas no bloco das efemérides mas não falou o nome do livro. Socorro eu quero muito saber qual é o nome do livro kkkkkkkkkkkkk

  • Nada relacionado com o episódio. Ouço o podcast desde 2018 e hoje parei pra ver a descrição do podcast no spotify. “Toda sexta-feira, em menos de uma hora, você se atualiza e se informa.” Sepá era hora de atualizar, hein =)

  • Parabéns pelo trabalho, sou um ouvinte mais antigo e gostaria de pedir um feliz aniversário para uma ouvinte mais atenta Kitty Yoshioka, minha esposa, que completa 30 anos nessa quarta-feira dia 08/06 valeu! Abraço!

    • Esqueci de comentar que o aniversário dela cai no dia exato da criação do Dia Mundial dos Oceanos, criada em 1992 durante a Conferência das Nações Unidas. Descobrimos essa efeméride assistindo o documentário Becoming Cousteau.

  • Olá meus caros, parabéns pelo programa. Sou biólogo e não pude deixar passar que o Filipe provavelmente trocou gato por lebre e pensou que fungos fossem vírus. Os fungos são seres eucariontes pertencentes ao reino Fungi (inclusive estão geneticamente mais próximos dos animais do que das plantas, embora por muito tempo os cogumelos fossem tratados dentro da botânica). A discussão sobre ser vivo ou não é referente aos vírus, já que eles nem se quer são células.

    Obs.: Estou aprendendo espanhol e usando o futebol pra isso. Peço ao Matias uma recomendação de clube para acompanhar no Uruguai.
    Grande abraço.

  • Boa Tarde, queria só dizer que assistindo a serie Borgen, logo depois da ministra de exterior da Dinamarca romper um contrato com a China, o governo chines pede imediatamente a devolução dos pandas do Zoologico de Copenhagen, quem escuta o XV e viu a coluna do Filipe entendeu a relação,

    Queria pedir também pedir para vcs que me mandassem um feliz aniversario para mim e para minha querida mãe Vera Yabiku, ja que esse domingo, dia 12, é o nosso aniversario e ambos escutamos o podcast e conversamos sobre durante a semana.

    Obrigado e parabens pelo trabalho maravilhoso !

  • Rogerio Grassetto Teixeira da Cunha

    Parabéns pelo trabalho, ouço há muitos anos e sempre divulgo. Tenho duas dicas de séries históricas que, pelo que me lembre, não ouvi de vocês, mas é a cara do Matias. A primeira é Ines del alma mía, baseado no romance da Isabel Allende, que conta a história dos primeiros anos de conquista do Chile. A segunda é Hernán, sobre o Hernán Cortez, com reconstruções impressionantes de Tecnochtitlán, e falada em dialetos mayas, nahuatl e castelhano. E será que nem essa versão de Winds of Change ele gostaria: https://www.youtube.com/watch?v=OfGY1R7QaRI

  • Alexanndre Lennon

    Filipe e Matias, queria agradecer muito pelo trabalho de vocês. Indico pra todo mundo, sempre que posso. Comecei a ouvir o Xadrez Verbal bem no início da pandemia e não consigo parar mais, haha. Mesmo quando o tempo não me deixa ouvir e uma ou duas semanas se acumulam, eu ouço episódio por episódio sempre. E adoro que o Matias sempre tem repertório e referências sobre qualquer lugar e qualquer assunto, haha. Beijo na mucosa do pulmão pra vocês e obrigado por existirem.

  • Oi! Sou ouvinte do podcast há poucos meses, mas queria parabenizar pelo ótimo trabalho, especialmente no destaque dado a eventos e situações negligenciadas pelo noticiário brasileiro. Aproveitando o comentário, queria só corrigir o Filipe: Arunachal Pradesh não faz fronteira com Bangladesh, apenas com a China, Butão e Myanmar. Abraços!

  • Um salve especial pro Matias, que encontrei nesta semana em um evento para acompanhar o jogo 3 das finais da NBA!

    Forte abraço!

  • Isabella Barbirato

    Deixando meu primeiro comentário aqui, apenas pra registrar que estou celebrando 1 ano como ouvinte assídua do podcast agora em junho. Abraços de Maceió e beijos nas mucosas dos pulmões de ambos!

  • Olá, sou um grande fã do trabalho de vocês! Estão sempre me fazendo companhia enquanto cozinho e faço tarefas domesticas, inclusive sou mais produtivo quando os episódios tem mais de 4 horas.
    Vocês concordam com representante de Barbados nesse vídeo?

    Um beijo na mucosa do coração e um forte abraço!

  • Olá Filipe e Matias! Me chamo Bruno e eu já acompanho o Xadrez Verbal há muitos anos, graças a dois amigos que em 2018 me indicaram o podcast e diga-se de passagem, na época eles não sabiam do vício ao qual eles estavam me induzindo (um beijo pro Rafa e pro Douglas em ossos da escolha de vocês, eles vão ficar bem felizes).
    Pra falar a verdade, este é o meu primeiro comentário no seu blog e isso ocorre por conta de um acontecimento extraordinário que me aconteceu recentemente.

    Eu atualmente estou crushando uma garota muito incrível, é legal admitir isso, mas a melhor parte é que eu sei exatamente a hora em que eu crushei essa peste. Tínhamos nos conhecido há poucas semanas e estávamos no mesmo ônibus a caminho dos nossos respectivos estágios (ambos cursamos Engenharia de Energias Renováveis na UFC), daí conversa vai e chame vem, eu devo ter soltado algum fato aleatório de História do Brasil, o que deve ser algo normal pro ouvinte médio de XV, ela na hora me perguntou “Ah, então tu gosta de História?”, eu respondi “Sim, adoro história, geopolítica e tals”, nessa hora ela sorriu mas eu não tinha entendido bem o porquê, mas aí veio… ela disse:
    – Ah, mas então e se eu disser: “Bom crepúsculo ouvintes da Central3! Está começando mais uma edição…”
    Na hora eu tive um mini ataque cardíaco, mas eu a acompanhei e a gente recitou toda a abertura juntos KKKJKJKKKKJK (juro que não é fanfic).
    Desde então somos companhia diária um pro outro e ela luta pra fingir que não ta louca por mim, mas eu sei que tá tanto quanto eu tô por ela kkkkj
    Dado o fato, eu quero mandar um beijo em cada Carpo, Metacarpo e Falange das mãos da minha querida Carol, espero que nossos futuros filhos também sejam engenheiros e ouvintes do Xadrez Verbal <3.

  • Vim comentar só pra dizer que estou em abstinência, os episódios do Fronteiras que ainda não ouvi estão acabando e não aceito um programa de menos de 6h quando vcs voltarem.

  • Silvério Martins da Costa

    Prezados Matias e Filipe,

    Parabenizo, em conjunto, as músicas de encerramento dos últimos três programas (Vangelis, Yes/Depeche Mode, Curtis Mayfield) que realmente tocaram fundo no coração daqueles que conhecem tais artistas.

    Vide a curiosidade sobre a única fronteira seca entre Uruguai e Argentina (Isla Martín García/Isla Timóteo Dominguez), que recordei por coincidir, a porção argentina, com o nome do rebento do Matias.

    Gostaria de enviar um abraço referente a três importantes efemérides da próxima semana: os aniversários da ouvinte assídua Marcia Moreno Jara (26/06), de Deysi Barbosa (também 26/06) e do meu sobrinho Vinícius Valadares (28/06).

    Abraços e no aguardo de um programa de 10 horas e meia de duração.

  • Cláudio José Prataviera Francisco

    Preocupado com os meninos! E aguardando . . . Melhoras!

  • Voltei do Graspop (Metal Meeting na Belgica) e o Scorpions não arriscou a mudar a letra de Wind of Change ali 😀

    Queria mandar um abraço pra Regiane que ouviu o episodio 296 no topo de Trolltunga (Noruega), a 1200m do nivel do mar, depois de 6h caminhando.

    Queria deixar a foto aqui mas não faço ideia de como linkar ela :/

  • Eu já tava fazendo uma denúncia no TPI contra o Phellipo e o Mathiaz quando me dei conta que ainda é sexta. Estou em crise de abstinência.

  • Com essa demora espero no mínimo 8 horas de podcast!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.