Xadrez Verbal Podcast #248 – 2021 começou daquele jeito

O primeiro programa de 2021 chega daquele jeito! Bem recheado, bastante longo e com notícias de todos os continentes (menos aquele dos pinguins), já que tivemos desde acordo do Brexit até invasão do Capitólio em Washington nessa virada de ano, além da possível maior zona de livre comércio do mundo, giros de notícias pelo mundo, um mês na História, peões da semana e dicas culturais fechando mais uma edição da sua revista de política internacional em formato podcastal!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Dicas do Sétimo Selo e links

Livro Joana D’Arc e suas batalhas, de Phil Robins

Livro Eleições no Brasil: do Império aos dias atuais, de Jairo Nicolau

Livro História do voto no Brasil, de Jairo Nicolau

Série Rompan Todo: A História do Rock na América Latina

Fronteiras Invisíveis do Futebol #25 – República Democrática do Congo

Fronteiras Invisíveis do Futebol #82 – Ruanda

Fronteiras Invisíveis do Futebol #63 – Uganda

Xadrez Verbal #76 – Itália, República Centro-Africana e Europa

Vídeo História do voto no Brasil: Império

Vídeo História do voto no Brasil: República

Vídeo História do voto no Brasil: Presidentes

Xadrez Verbal #195 – Coluna Aberta: Submarinos e bloco soviético

Músicas de encerramento:

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Canal do Xadrez Verbal no Telegram

Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal

  • 00:03:56 – Giro de Notícias #01
  • 00:24:00 – Coluna Aberta: África
  • 01:10:10 – Efemérides: A quinzena na história
  • 01:34:00 – Match: Brexit (último capítulo?)
  • 02:12:10 – Giro de Notícias #02
  • 02:24:30 – Xeque: Invasão do Capitólio dos EUA
  • 04:18:30 – Giro de Notícias #03
  • 04:29:50 – Peões da Semana
  • 04:32:50 – Sétimo Selo
  • 04:40:10 – Música de encerramento #01
  • 04:43:10 – Música de encerramento #02

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

 

37 Comentários

  • O ano só começa quando volta o Xadrez Verbal.

    Um agradecimento: durante os meses que fiquei desempregado na pandemia, maratonei todas as edições do Fronteiras Invisíveis. Alguns eu já havia escutado à época do lançamento, ouvi novamente, e os mais antigos pude ouvir pela primeira vez. Foi uma boa companhia.
    Agora estou em abstinência. Seria legal voltarem com uma edição TRIPLA sobre a China (a futura superpotência, a que vai destronar o império em decadência). Mas reconheço que a vacina deve vir primeiro.

    Abraços e parabéns pelo incrível trabalho.

  • O zip tie que vocês comentaram é conhecido na região de brasilia por TARAP, abraçadeira de nylon ou pelo famigerado nome de ENFORCA GATO.

  • Esse ataque de 2008 na Índia (Mencionado logo no primeiro Giro de Notícias, com a prisão do mentor do atentado) deve ser aquele retratado no filme Ataque ao Hotel Taj Majal.

    Recomendo muito. Filmaço.

    (Feliz 2021, se possível)

    • Realmente, fiquei feliz em saber que os planejadores do atentado foram pegos. Mesmo dando um desconto para uma história romanceada o atentado foi terrível.

  • Igor Coura de Mendonça

    A sigla em alemão do acordo africano deve ser AADAI – Azaftaß Ardein Doein Azhemorroidas Idein

    Quem fala o que quer recebe comentário que não quer. Hahahha

    Forte abraço.

  • Olá Felipe e Matias.

    Passando para parabenizá-los por mais um excelente programa e por uma cobertura excelente sobre o continente africano.

    Preciso apenas fazer uma ressalva de nomenclatura, referente ao Congo. Temos dois países que levam esse nome na África, a República Democrática do Congo (Congo Kinshasa) e a República do Congo (Congo Brazzaville). Apesar de ser possível entender de qual deles vocês estão falando pelo contexto, seria legal se fizessem essa especificação para ficar mais claro para quem ouve.

    Forte abraço e um feliz 2021!

  • Na questão da ameaça do Macron associando o desmatamento da Amazônia com o plantio da soja faltou informar que a relação simplesmente não existe e já que a soja é plantada em áreas legais. Logo, ele difundiu uma clara fake news.

  • Uma correção: quando o Filipe fala da Geórgia como um estado “conservador” (no sentido de costumes) fala que teve como governador George Wallace, retratado naquele documentário Forrest Gump e, como todos sabem, Forrest (e Wallace) são do Alabama…

  • Uibiran do Nascimento Santos

    Como sempre, uma ótima cobertura dos fatos com as devidas pontuações. Só queria ajustar a comparação feita sobre a polícia do capitólio, a comparação mais adequada é com a polícia legislativa do Congresso Nacional e não com a do DF.

  • Um outro artista que morreu nessa última semana foi o cantor de fado Carlos do Carmo, no dia 1 de Janeiro de 2021 vitima de um aneurisma.
    Uma de seus músicas mais famosas é Lisboa menina e moça, lançada em 1976 que teve várias interpretações, dentre essas, Martinho da vila cantou para o álbum Filosofia de Vida – O Pequeno Burguês, de 2010.

  • Curiosidade de química:

    O cobalto, que o Matias mencionou, também é um elemento químico estratégico para as baterias de lítio. Existe mais de um tipo de bateria de lítio mas as mais comuns contém cobalto (como parte do catodo).

  • A Namibia também tem uma densidade populacional muito baixa

  • 2021 começou com tudo!!! Excelente programa. Que bom que voltaram de férias…(por que eu já voltei a 2 semanas, haha) pra eu continuar acompanhando daqui do meu trabalho, como ouço todos os dias um pedacinho do ep. Forte abraço meninos!

  • Sobre Gibraltar, uma pergunta provocativa.
    Foi comentado que hoje é uma coisa a parte, meio inglesa, meio espanhola, meio europeia; mas legalmente continua sendo parte do Reino Unido.
    O que falta pra ser, não oficialmente é claro, considerado como possessão britânica na Europa?
    Será que só se usa o termo possessão, posse colonial quando se refere a territórios na América e/ou África? Tem a parte da cidadania dos moradores tbm.
    Mas, o quão errado estaria esse termo?

  • Que saudades desse programa, nada mais justo que um Xadrez com tabuleiro em escala humana, tipo o do Harry Potter, para cobrir os acontecimentos de fim/começo de ano. Gostamos!

    Queria mandar um caloroso abraço para o querido Abel Carlos, um grande entusiasta de vinhos, homem extremamente passional.

  • Triste de saber que o Ernestão é torcedor do clube do povo, mas enfim… o Palestra Itália também tá mal (pior, pela hierarquia).Muito legal o primeiro podcast deste ano de 2020/2, parabéns Felipe e Matias. Esse ano quero maratonar episódios.mais antigos.

  • Monica de Bolle, que vive perto de Washington D.c., disse que houve uma sexta morte ligada aos acontecimentos do Capitólio. Um policial cometeu suicídio em casa, supostamente por ter colaborado com os manifestantes/terroristas e depois ter se arrependido com as consequências dos atos de violência.

  • Caros, o feed RSS pelo feed burner continua com o problema de estar como http ao invés de https e o link não funciona em vários aplicativos ou mesmo se tentar download direto pelo https://feeds.feedburner.com/XadrezVerbal, por favor deem uma olhada nisso.

  • Ola, meu caro Matias e Filipe! Quero parabenizar pelo primeiro programa de 2021 e agradecer o excelente trabalho de sempre! Sou um orgulhoso padrim e ostento a felicidade de ajudar a levar conhecimento a todo tempo!

  • Conheci vocês através da indicação do meu irmão Marcola, que é formado em Ciências Sociais pela UFSCAR e hoje assessora um dos maiores estadistas do mundo, e desde então um dos meus prazeres de trabalhar aos sábado é ouvi-los. Este meu irmão me presentou com um exemplar de “Os miseráveis”, e posso dizer que faço parte da pequena parcela que realmente leu a obra inteira. Parabéns e Sucesso para vocês!

  • ALVARO JOSE loss junior

    É impressão minha ou vcs não estão atualizando seu canal no YouTube?? Sempre adorei ouvi seu PodCast por lá, acho mais prático e rápido.

  • Bill Belichick tem 8 Super Bowls

  • Matiaaaaaas, “4chanceler” foi muito boa. Você que criou? Abraços!

  • Olá, meus queridos. Só um comentário sobre a efeméride da Lei Saraiva. O tal Saraiva, homenageado no nome a da lei mencionada, é o mesmo que participou da proposição da Lei Saraiva-Cotegipe, do período imperial, mais conhecida como “Lei do Sexagenário”, que fez parte da legislação do contexto abolicionista brasileiro. Acho pertinente apontar isso pois, assim como o Filipe falou da Lei Saraiva como um instrumento que impedia os ex escravizados de votar, a lei do sexagenário, de 1885, também não tinha uma motivação “bondosa”, sendo o próprio senador José Antônio Saraiva quem propôs uma alteração no projeto para que os antigos “proprietários” fossem indenizados após libertar os escravizados sexagenários. Tal ponto foi modificado para apaziguar os ânimos dos congressitas, pois o projeto original, que previa uma libertação não indenizada, foi bastante criticado mesmo entre os membros do Partido Liberal. Considerando que, como também foi mencionado no programa, quem se tornava deputado ou senador tinha que ter grana e obviamente tinha escravos, acrescentar essa indenização foi um claro exemplo de, literalmente, “legislar em causa própria” por parte dos congressistas da época. Abaixo só mais algumas outras funções que o tal Saraiva exerceu. Desculpe o textão, rs. Desejo um ótimo 2021pra vocês. Um abração.
    https://www.funag.gov.br/chdd/index.php/ministros-de-estado-das-relacoes-exteriores/372

  • Sei que há observações mais relevantes a se fazer, mas a arma que atira flechas se chama besta, com e aberto. É diferente da besta do 666.

  • Ótimo programa como sempre, parabéns!!
    Muito obrigado pelo conteúdo de ótima qualidade!!

  • Finalmente o ano começou, com a volta do Xadrez Verbal ❤
    Ouço sempre de manhã, indo para o trabalho de bike, na hora do almoço e na volta para casa depois do expediente. Vocês são uma ótima companhia.
    Enquanto o programa não voltava, o jeito foi maratonar o Fronteiras. Mas a ansiedade mesmo era ficar por dentro do rebuliço nas terras do Tio Sam.
    E que surpresa boa foi ouvir Severina Xique Xique no final do programa, porque é uma música que cresci ouvindo, mas nunca inteira – só o refrão. RIP Genival Lacerda.
    Parabéns pela tão esperada cobertura da invasão do Capitólio, abraços e obrigado por mais um excelente programa!

  • Acrescentando as dicas culturais:

    Para Felipe recomendo um funk da Ava Rocha “Joana Dark”, uma obra de arte dançante e maravilhosa…

    E para Matías, recomendo um passeio pelos memes de “Rompan Todo” onde Santaolalla diz coisas como “la rubia tarada era mi novia” “a luca lo pelé yo” “yo le robé un color a la muchacha ojos de papel”, etc

    E teve até uma galera que escreveu na biografia dele na wikipedia “Compositor considerado el creador de la música universal y de todos los géneros musicales sobre la faz de la tierra” 😂

    Obrigado por esses programões que me acompanham nas faxinas pesadas (onde a proposta é faxinar em quanto tiver programa)!

  • Eu novamente, e ainda sobre as efemérides, hehe. Agora sobre o aniversário da Wikipedia, já que editar verbetes nela não é coisa só de jovens birutas romenos anônimos. É coisa de pesquisadores sérios também. Só pra citar um exemplo, tem um projeto de extensão muito bacana na UFSC, chamado “Teoria da História na Wikipedia”, coordenado pela prof. Flávia Varella, no qual são editados por historiadores e tornados acessíveis ao público não exclusivamente acadêmico, verbetes relacionados à Teoria da História (aquela área que todo estudante de história adora e acha facílima – contém ironia, mas que é minha paixão – não contém ironia agora).

    Mais informações:
    https://noticias.ufsc.br/2018/12/verbetes-socializam-conhecimento-academico-em-uma-linguagem-acessivel/#more-188575

  • Xadrez Verbal de quatro horas é tudo que eu queria pra minha semana ser recheada de conteúdo. Obrigado por isso.

  • Excelente episódeo, Matias e Filipe!
    Voces correram atrás do prejuízo e lancaram um programa de 4 horas. Não to reclamando, de forma alguma.
    Acho que uma das coisas mais bizarras do fim da administração de Trump foi o perdão presidencial aos mercenários do grupo Blackwater, que realizaram um atentado em Bagdá deixando 17 mortos em setembro.

  • Filipe e Matias, que ótimo programa.
    O encerramento com Genival Lacerda e MF Doom demonstra uma quebra com o preconceito estético que a gente vê tanto, quando dizem que uma música é popular demais e de pouco valor (No caso do Genival, claro). Deram um show.

    Sugestão: Façam um Fronteiras Invisíveis do Futebol sobre Moçambique, por favor. Aguardo por tanto tempo 🙂

    Uma nota sobre o lítio: o Brasil descobriu recentemente que sua reserva de lítio representa 8% das reservas mundiais. Isso só foi possível com a descoberta do lítio no Vale do Jequitinhonha (MG), na região de Araçuaí, uma vez que essa região detém 7,5 p.p desses 8%, ou seja, quase tudo está aqui nesta região, de onde falo.

    Abraços

  • Rafael Parente Borges

    Senhores, parabéns pelo episódio mais recente. Acompanho vocês a cerca de dois anos e este foi dos melhores. Só achei que vocês, como bons metaleiros, comentariam sobre o Jon Schaffer, guitarrista do Iced Earth, que estava na invasão do Capitólio! rsrs. Já não gostava muito da banda, agora então…rsrs.
    Parabéns pelo trabalho, vocês são especiais! Não perco um episódio. Abraço.

  • Pingback: Notícias de Sofá 011 - Trump, Manaus, e Gamestop - Maratona de Sofá

  • Pingback: Xadrez Verbal Podcast #248 – 2021 começou daquele jeito -

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.