Xadrez Verbal Podcast #76 – Itália, República Centro-Africana e Europa

Matteo Renzi não estava blefando! O premiê italiano disse que renunciaria caso fosse derrotado no referendo para reforma da Constituição do país. Com a vitória do Não, agora ele é o ex-premiê. Você não entendeu direito do que se tratava? Não se sinta sozinho. Vamos explicar o voto e o que estava em jogo. Ainda na Europa, vamos comentar duas políticas migratórias aparentemente contraditórias, usando a entrada na União Europeia como ferramenta política.

Passamos pela República Centro-Africana e a hedionda denúncia de crimes sexuais por parte de tropas de paz da ONU. Quais tropas estão lá, por qual motivo? O que está em jogo em um dos países mais pobres do mundo? Já que ninguém te explica, nós fazemos isso. Giramos pelo mundo, ouvimos a professora Vivian Almeida, semana na História, peões da semana e muitas dicas culturais fecham mais um podcast do Xadrez Verbal!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Dicas do Sétimo Selo e links

Filme Glória feita de sangue

Filme Spartacus

Filme Os Eleitos

Documentário Capacetes Brancos

Filme Michael Collins

Filme Ventos de Liberdade

Música Dil Dil Pakistan, de Vital Signs

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa.  (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3que está no Apoia-se


assinaturaFilipe Figueiredo, 29 anos, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

19 Comentários

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.