Xadrez Verbal Podcast #315 – Lula, Europa e Pacífico

Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito presidente brasileiro e vamos comentar os principais tópicos da repercussão internacional do pleito e o que pode mudar na política externa brasileira. Passamos pelo Pacífico, com eleições nos EUA e notícias da China. Visitamos o Velho Continente, com as últimas notícias da guerra na Ucrânia. Giramos pelo mundo, a semana na História, Economia com a professora Vivian Almeida, peões da semana e dicas culturais fecham mais um programa da sua revista de política internacional em formato podcastal!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Filme Carmen Jones

Filme Dorothy Dandridge: O Brilho de uma Estrela

Livro Drácula, de Bram Stoker

Filme Drácula de Bram Stoker

Filme O time da redenção

Xadrez Verbal #162 – Sauditas e América Latina

Fronteiras Invisíveis do Futebol #45 – Rússia pt. 1

Fronteiras Invisíveis do Futebol #47 – Rússia pt. 2

Fronteiras Invisíveis do Futebol #4 – Ucrânia pt. 1

Fronteiras Invisíveis do Futebol #5 – Ucrânia pt. 2

Matéria Thousands of workers evicted in Qatar’s capital ahead of World Cup, por Andrew Mills

Thread de lideranças internacionais que reconheceram a vitória de Lula nas Eleições Brasileiras, por Tanguy Baghdadi

Live Expectativas da política externa brasileira no governo eleito, com Fernanda Magnotta e Filipe Figueiredo

Repertório #01 – Celso Amorim

Xadrez Verbal #275 – Xeque: COP26, com Natalie Unterstell

Twitter Natalie Unterstell

Repertório #2.20 – Irene Vida Gala

Xadrez Verbal Especial – Acordo Mercosul-UE pt. 1

Xadrez Verbal Especial – Acordo Mercosul-UE pt. 2

Podcast Som das Torcidas

Música de encerramento Nazi Punks Fuck Off, com Dead Kennedys

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Canal do Xadrez Verbal no Telegram

Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal

  • 00:02:15 – Giro de Notícias #01
  • 00:20:25 – Coluna Aberta: Velho Continente
  • 01:25:30 – Efemérides: A Semana na História
  • 01:34:00 – Match: Bacia do Pacífico
  • 02:35:25 – Xeque: América Latina
  • 03:36:35 – Gambito da Dama: eleições no Brasil e economia internacional
  • 03:47:10 – Giro de Notícias #02
  • 03:59:05 – Peões da Semana
  • 04:00:55 – Sétimo Selo
  • 04:16:10 – Música de Encerramento

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

27 Comentários

  • Olá, boa noite.

    Venho trazer uma matéria da Bloomberg, que se relaciona com a noticia apresentada em 1:10:17 (fotos aceitas como provas em infração de trânsito): *notícia publicada no final de setembro

    NYC Proposal Offers Cash for Spotting Parking Violations in Bike Lanes
    https://www.bloomberg.com/news/articles/2022-09-29/nyc-may-pay-people-for-reporting-bike-lane-blockers

    Além disso, mudando de assunto, há quase um ano apareci aqui nos comentários dizendo que fui bem no ENEM de humanas muito por conta dos programas Xadrez Verbal, Fronteiras Invisíveis do Futebol e Repertório, que me ajudaram a desenvolver um raciocínio mais crítico. Com isso, ingressei no curso de direito da UFRGS e atualmente estou no 2° semestre.

    Novamente venho agradece-los e parabenizá-los pelo trabalho que fazem aqui e na internet como um todo.

  • O fato de um obstetra ter descoberto o uso anestésico do clorofórmio me cheira muito a violência obstétrica. Que embora possa ser um termo anacrônico, não deixa de ser uma violência! 😕

  • Terminei de ouvir o episódio só agora, normalmente ouço de forma ininterrupta, mas hoje precisei fazer uma pausa pra ver o São Paulo entrar pelo CANO!!! Saudações Tricolores (Fluzão é claro!!!)!!! =)

  • Salve Filipe, salve Matias,

    Muito boa a análise do provável contexto da política externa do governo Lula3. Quanto à Dinamarca, recomendo um seriado que, da audiência, muitos devem ter visto: Borgen. Lá, os moderados também saem como grandes vencedores, mas a líder é menos privatizadora e mais humana que o Davila! Abraço,
    Pedro

  • A tempos venho pensando, onde eu encontro a trilha sonora completa do programa? Penso ter reconhecido a icônica e agradabilíssima voz de Bob Dylan em pelo menos uma das vírgulas sonoras do programa. Assim como a voz inconfundível de nossa queridissima Dolores.

  • Por favor substituir o trecho “sua revista semanal de política internacional” por “O xadrez que é muito mais verbal do que o xadrez que você compra na banca de jornal”. Seguindo o exemplo de Hermes e Renato.
    Link do programa:

  • Fiz as contas com dados da Wikipedia e o Catar construiu estádios com capacidade para 13% da sua população! Seria o mesmo que construir, no Brasil, estádios com capacidade somadas de mais de 27 milhões de pessoas. Ou seja, como se aqui construíssem 397 Maracanãs! Mais de um pra cada dia do ano.

  • Sou aluno do 3º ano do ensino médio de Fortaleza, e, hoje, fazendo a primeira fase da Unicamp, tenho a agradável surpresa de ver que a primeira questão da prova é justamente sobre os recentes conflitos étnico-políticos na Etiópia relacionado ao povo Tigré! Mais uma questão na conta totalmente graças à ótima cobertura internacional do Xadrez Verbal, que acompanho desde 2018, e sempre enriquece em muito meu “repertório” geopolítico e sociocultural! Vida longa e próspera! 🙂

  • Opah! Ótimo programa, como sempre! Escuto o xadrez verbal de Londres e é um ótimo resumo pras notícias da semana aqui. Geralmente pega o esencial e explica de maneira clara. 👏
    Venho fazer uma pequena correção ao que foi dito sobre a notícia envolvendo o tiktok. A notícia não tem nada a ver com Backdoor como foi dito no programa. Se trata do tratamento de dados e das leis de proteção de dados. A maneira como foi dita sugere que o tiktok seria uma espécie de aplicativo espião. Quando na verdade a notícia real seria como dizer que os dados que brasileiros no publicam no tweeter podem ser acessados por funcionarios do tweeter nos estados unidos. Não fosse o tiktok ser chinês isso nem seria notícia. Há uma questão legal sobre o armazenamento dos dados, que segundo GDPR devem ser armazenados na Europa.
    Eu trabalho na área de data science e já trabalhei com dados médicos. Há vários detalhes que precisam ser observados e pode que haja alguma quebra das regras que leve a alguma multa. Mas não há nada de espionagem na notícia.
    Backdoor se refere a prática de implantar código malicioso que possa ser explotado pela própria companhia para obter dados fora dos termos e condições de uso do aplicativo e muitas vezes extrapolando o próprio aplicativo. No caso do tiktok fala-se de dados no ámbito do aplicativo que poderiam ser acessados por funcionários fora da Europa. Ou seja, o equivalente a um funcionário do tweeter poder consultar o número de likes que um usuário brasileiro tenha realizado, por exemplo.

    Valeu!
    Se eu pudesse iria certo na balada do DJ Matias! ♥️

  • As imitações do Matias hoje tão incríveis. Marcelo Adnet que se cuide.

  • Ola!
    Só para destacar que aqui em Massachusetts, por mais que o governador seja republicano, ele se declarou oposição ao Trump!
    E aqui no estado também será votado se indocumentados poderão ter carteira de habilitação. Isso é, se os imigrantes indocumentados poderão ter drive license. Acho curioso que Massachusetts é um “estado santuário” para imigrantes, mas não fornece drive licenses para indocumentados, como tantos outros estados fazem!

  • Opa, primeiramente parabéns por mais um excelente programa, segundamente, agradeço pelo desabafo do Filipe sobre a questão da discriminação/xenofobia/ódio/tudo de ruim e mais um pouco descarregado da parcela extremista sobre todos os nordestinos, tanto os que vivem no Nordeste (assim como eu, Crato – CE) quanto dos que vivem em outras regiões. Fui vítima direta de xenofobia no 1º turno das eleições de 2018 e isso me marcou bastante de forma negativa, mas sobrevivi pra ver a extrema direita levando um golpe bem dado e isso é massa demais! Segundamente, poha Mathias, me deu um susto da mulesta, chega meu coração voltou a bater kkkkkk!

  • João Marcos Marques Ferreira

    Sim Felipe, pode ir.

  • Luiz Geraldo Hesseine Sá Junior

    Felipe, quando você precisa dizer seu nome completo em alguma situação do dia-a-dia, como por exemplo, fazendo algum cadastro em uma loja… após dizer Felipe Nobre Figueiredo, você completa com “o homem por trás do tabuleiro”?

    • Saudações!
      Muito bom o episódio desta semana. Queria fazer uma pergunta: vocês já pensaram que um dia iam anunciar no XV que o Lula seria o vencedor das eleições?

      Uma correção: se não me engano, durante a exposição das eleições para israel, vocês disseram que algum partido fez coligação, “algumas vezes chamado de federação”. Todavia, coligação e federação coisas diferentes. Conforme explicado no episódio 43 do Patada de Pantufas, as coligações para o poder legislativo acabaram, sendo substituídas por federações, mas continuam existindo para o poder executivo. Grosseiramente falando, a diferença é que a federação serve para superar a cláusula de barreira e, principalmente, que não podem ser desfeitas logo após as eleições, durante a vindoura legislatura.

    • Saudações!
      Muito bom o episódio desta semana. Queria fazer uma pergunta: vocês já pensaram que um dia iam anunciar no XV que o Lula seria o vencedor das eleições?

      Uma correção: se não me engano, durante a exposição das eleições para israel, vocês disseram que algum partido fez coligação, “algumas vezes chamado de federação”. Todavia, coligação e federação coisas diferentes. Conforme explicado no episódio 43 do Patada de Pantufas, as coligações para o poder legislativo acabaram, sendo substituídas por federações, mas continuam existindo para o poder executivo. Grosseiramente falando, a diferença é que a federação serve para superar a cláusula de barreira e, principalmente, que não podem ser desfeitas logo após as eleições, durante a vindoura legislatura.

  • Renata oerle Kautzmann

    Passando para agradecer todo o conteúdo incrível que vcs produzem. E tmb para dizer que usarei uns minutinhos da cobertura da cop do programa 275 do xadrex no seminário que vou apresentar na disciplina de sociedade global. Xadrex verbal ajudando na formação de mestres por aqui hein!! Se quiserem, inclusive, podem mandar um beijo pra turma de mestrado de direito e sociedade da Unilasalle de Canoas RS! Abraçoes,

  • Tava muito ansioso por esse episódio! Depois de quatro anos de completa destruição em todos os setores do país, finalmente podemos respirar aliviados. Eu, como biólogo, sei bem o pesadelo que foram esses últimos anos. Ah, análises precisas de vocês, como sempre. Obrigado, Matias e Filipe!

  • Olá Filipe e Matias!

    Como um nordestino, agradeço os esclarecimentos e defesa do nosso povo, que a cada processo eleitoral tem sido vítima dos mais perversos ataques por parte de quem não consegue compreender o conceito de democracia. Vale ressaltar que, proporcionalmente, o presidente de saída teve mais votos aqui do que em 2018, enquanto Lula teve como fator primordial seu crescimento na região Centro-Sul. No mais, CADA VOTO CONTA!

    Sobre a questão ambiental, recomendo a leitura de trabalhos que tratam sobre tópicos como “economia verde” e conceitos como “decrescimento”, além de “sustentabilidade forte e sustentabilidade fraca”. Infelizmente, o problema é bem mais profundo e de difícil solução do que muitos imaginam. Como dica, indico o artigo “Sustentabilidade: mantra ou escolha moral? Uma abordagem ecológico-econômica”, do prof. Clóvis Cavalcanti, da UFPE, uma autoridade sobre o assunto aqui no Brasil.

    Saudações desde a Paraíba,
    Manoel Martins Jr

  • Gabriel Martinato Quaresma

    Olá pessoal,

    A notícia sobre uso de fotos de carros na ciclofaixa na Bavária e sobre a atualizacao dos termos de uso do Tiktok são correlacionadas. O Regulamento Geral sobre Protecao de dados, da Uniao Europeia (link da versao em portugues europeu abaixo), é bastante amplo e foi feito mirando os gigantes como Google, Facebook etc, estabelecendo requisitos bem especificos sobre: o quê, por quem, para quê, como e por quanto tempo dados podem ser armazenados. (Em alguns pontos parece que os legisladores europeus pensaram em armazenamento de dados como um galpão com arquivos de papel)

    Essa “lei” também estabelece responsabilidades e preve multas pesadas em caso de descumprimento.

    O problema é que, de um lado, na prática as grandes empresas conseguem escapar de multas mais pesadas através de brechas em termos de uso que os usuários não leem. De outro lado, a lei acaba tornando a vida de cidadãos, pequenas empresas e até clubes e associações sem fins lucrativos um inferno burocrático (como a noticia dos ciclistas demonstra). Newsletter, fotos de um convescote, ou mesmo um prosaico quadro de aniversariantes do mês, sem o devido formulário de consentimento, podem gerar uma multa bem gorda.

    É bem provavel que o TikTok ainda receba alguma punição por mandar dados para fora de um pais “seguro” (onde não há uma lei de proteção de dados equivalente), mas considerando a informação disponível e a concordância dos usuários, certamente nao será algo pesado.

    Obrigado pelo ótimo trabalho!

    se der, mandem um Abraco pro Igor e pra Laura em Helsinki e pro Bruno Pessi, que é professor de história em Porto Alegre

    Um grande abraço!

  • Gustavo Rassati de Oliveira

    Queridos do Xadrez Verbal!

    Queria atualizar a lista de consulados que te ouvem! Eu dou aula de português para lituanos, e estou tendo a honra de ensinar a próxima consulesa lituana. Já expliquei muito pra ela sobre a história, a diplomacia, economia e politica brasileiras e o conteúdo de vocês sempre ajuda muito!

    Sempre recomendo o podcast para ela e queria aproveitar e mandar-lhe um abraço, a querida Audra Čiapiene (Tchiapiene, pro Filipe se sentir poliglota na pronúncia).

    Quem sabe ela não de comove e manda umas camisas de basquete pra vocês!

  • Olá, pessoal! Parabéns por mais um programa extraordinário. Fica a dica: Em 2:05:00 mais ou menos, o Mathias queixa-se que o diretor da PRF não teria sido exonerado. Cabe lembrar que, conforme a lei 8.112/90, exoneração não é penalidade disciplinar, mas uma medida administrativa que pode ser feita a pedido ou de ofício. De ofício, ela é feita somente quando o servidor não for aprovado no período probatório ou não entrar em exercício após tomar posse. A penalidade disciplinar a que nos referimos quando um servidor é expulso do serviço público é a demissão, prevista na mesma lei

  • Confesso que foi incomodo os rapazes nem citarem os supostos crimes do Lula, porque isso tendo acontecido ou não, é um fator importante na cultura popular, assim como lava-jato, refinarias em outros países etc.

    • Fernando Cunha Bueno Neto

      Eles fizeram referência ao Odebrechquistao. Que é literalmente uma brincadeira sobre os tentáculos de propina que a Odebrecht recebia em obras nos nossos vizinhos com ajuda diplomática dos governos do PT. E dizem que isso pode voltar a causar discussões internamente, inclusive a brincadeira no programa de reviver o termo.

  • Fernando Cunha Bueno Neto

    Olá Filipe e Matias, excelente programa como sempre e tenho uma dúvida, se for possível responder. Essa pergunta era pra ter sido feito no programa anterior, mas acabei esquecendo. Tem um termo usado por vocês a muito tempo que eu nunca entendi que é o termo secular. Em dado momento do programa 314 algum de vocês cita a “Turquia secular”, já ouvi no nerdcast também o Tucano citando que o Saddam Huseim era um “líder secular”. Porém pesquisando no dicionário eu nunca achei uma resposta que me fizesse sentido sobre o que diabos é ser secular, alguém pode me ajudar?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.