Xadrez Verbal Podcast #Especial – Acordo MERCOSUL – UE – Parte 1

Chegou o podcast especial do Xadrez Verbal sobre o acordo comercial entre MERCOSUL e União Europeia! Na verdade, chegou a primeira parte do especial! Como contamos com convidados muito solícitos e participativos, produzimos horas de material sobre o acordo. Então, para não ficar muito pesado, especialmente para o ouvinte novo, foi dividido em duas partes. Esta primeira é mais didática e abrangente. Começamos o papo com Guilherme Casarões, professor de relações internacionais da Fundação Getúlio Vargas, sobre o que é o MERCOSUL. Recebemos José Pimenta, que é especialista em comércio internacional e professor de relações internacionais da ESPM, sobre como funciona o MERCOSUL e suas tarifas. Pra entrarmos no acordo propriamente dito, vamos ouvir um papo com outro conhecido da casa, o economista Daniel Sousa, comentarista do Estudio i da GloboNews, professor de Economia no Ibmec e um dos autores do podcast Petit Journal. Depois conversamos com outro Daniel, o Daniel Rittner, que é repórter especial do jornal Valor Econômico em Brasília, colunista sobre infraestrutura, sobre uma análise geral do acordo MERCOSUL – UE. Finalmente, para entender quais os passos necessários para que o acordo entre em vigor, vamos ouvir um papo com outro conhecido da casa, o professor de relações internacionais Tanguy Baghdadi, que também é um dos autores do podcast Petit Journal.

Modéstia de lado, está imperdível. Divulguem o especial e fiquem no aguardo da segunda parte!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Dicas e links

Site da Editora Contexto

Podcast Petit Journal

Valor Econômico

Música de transição entre as entrevistas: La rubia en el avión, de Christian Puga

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Canal do Xadrez Verbal no Telegram

Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

12 Comentários

  • Simplesmente sensacional!

  • Isso aqui tá um ouro, que só não vale mais do que nióbio. Muito legal! Manda um salve pra aí pro pessoal de Educação Física da UFRRJ( Rural) e pra minha crush. O meu abs pra vcs

  • Eu duvido achar um material desse em qualquer parte da internet (em português), ficou muito bom. Parabéns Filipe e Matias. Escutando o podcast e simulando antenas, só coisa boa.

  • estava esperando

  • DIOGO PHILIP SCHERCH

    vim aqui no ultimo programa protestar que a internet estará incompleta enquanto não houver um fronteiras invisíveis sobre o Haiti, a nação mãe das revoluções.

  • O que dizer desse podcast que ainda nem ouvi mas considero pacas?

  • Acho um absurdo alguém reclamar que os programas do Xadrez Verbal são longos: reclamação como essa é um disparate, ainda que vivemos em tempos onde quase todo mundo acha que as verdades do mundo cabem em um só comentário no Twitter.

    Obrigada pelo conteúdo! O Xadrez Verbal precisa ser celebrado em tempos onde os memes fugiram do escopo humorístico e se tornaram para muita gente fonte de “informação”.

  • Pingback: Xadrez Verbal Podcast #195 – Radiação submarina, Grécia e Brasil | Xadrez Verbal

  • Acompanho e sou fã da plataforma. No entanto, achei muito rasa a análise sobre o acordo UE – Mercosul, esperava mais. O comentário “um mal acordo com a UE é melhor que o que a gente tem hoje” realizado a exatos 54: 59 min, ilustra minha humilde crítica sobre o olhar ideológico dos nossos economistas sobre as relações exteriores. Aliás, um dos grandes problemas é encarar Economia como ciência Exata e não como Social. Nossos economistas deveriam olhar mais sensivelmente pra realidade concreta do seu país e com mais cautela aos preceitos dos manuais de Economia elaborados a partir do centro do sistema capitalista. O acordo não estaria travado a 20 anos por acaso. Grande abraço.

  • Podemos considerar esse acordo como a Copa Toyota dos acordos comerciais?

  • Pingback: Xadrez Verbal Podcast #Especial – Acordo MERCOSUL – UE – Parte 2 | Xadrez Verbal

  • Gostaria de dar os parabéns por este conteúdo. Está sensacional! Imperdível. Já indiquei para vários amigos. Grande abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.