Xadrez Verbal Podcast #196 – Oriente Médio, Ásia e MERCOSUL

Mais MERCOSUL! Depois de cinco horas de especiais sobre o acordo entre MERCOSUL e União Europeia vamos até a 54ª Cúpula do Bloco. O que pode ser acordado, as propostas, as gafes e os documentos que saíram do encontro. Também giramos pela nossa vizinhança, com mais de Eduardo Bolsonaro embaixador, Bolívia nuclear e novas leis no Chile e no Uruguai. Viajamos pelo Oriente Médio, com especial atenção aos navios iranianos e os petroleiros no Golfo Pérsico, assunto que está em outros blocos, incluindo um documento sobre navios iranianos esperando abastecimento na costa brasileira. Também passamos pela Ásia e pela Oceania, com muitas notícias da Índia ao Japão, da Coreia aos pinguins na Nova Zelândia. Além disso tudo, nós giramos pelo mundo, a semana na História, economia com a professora Vivian Almeida, peões da semana e dicas culturais fecham mais um podcast do Xadrez Verbal!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Dicas do Sétimo Selo e links

Site da Editora Contexto

Filme Inimigos Públicos

Livro O Brasil no campo de futebol: estudos antropológicos sobre os significados do futebol brasileiro, de Simoni Lahud Guedes

Livro Argentina, Israel y Los Judios, de Rein Raanan

Filme Casal Improvável

Nerdologia Criminosos Bonnie e Clyde e a Grande Depressão

Fronteiras Invisíveis do Futebol #21 – Rio Grande do Sul

Documentos da 54ª Cúpula do MERCOSUL

Xadrez Verbal Especial – Acordo MERCOSUL-UE – Parte 1

Xadrez Verbal Especial – Acordo MERCOSUL-UE – Parte 2

Matéria Bolsonaro deixa presidentes sem reação com provocações e gafes em discurso na Cúpula do Mercosul

Coluna Os aspectos positivos de Eduardo Bolsonaro em Washington compensam a decisão?

Entrevista O Brasil de Ernesto Araújo: Da luta contra o Foro de SP ao voto com islâmicos sobre mulheres

Matéria Navios iranianos estão fundeados há um mês em Paranaguá por falta de combustível

Fronteiras Invisíveis do Futebol #82 – Ruanda

Música de Encerramento Hakuna Matata

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Canal do Xadrez Verbal no Telegram

Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal

  • 00:04:55 – Giro de Notícias #1
  • 00:36:50 – Coluna Aberta: Oriente Médio
  • 01:01:35 – Efemérides: A Semana na História
  • 01:06:15 – Match: Monções e Sudeste Asiático
  • 01:39:30 – Xeque: América Latina
  • 02:53:50 – Gambito da Dama: Economia e Políticas Anti-imigração
  • 03:05:30 – Giro de Notícias #2
  • 03:22:45 – Peões da Semana
  • 03:24:10 – Sétimo Selo
  • 03:37:25 – Música de Encerramento

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

29 Comentários

  • Uma pequena correção quanto ao caso do Kyoto Animation, o estúdio além de produzir animações também publica “light novel” (isso é importante para o caso), suas obras são adaptações de todo tipo de mídia (as próprias light novels, mangás e jogos) e o principal gênero das suas produções são de drama e comédia.

    E adicionando, a palavra usada pelo assassino foi パクリ que não necessariamente significa plágio, pode ser arrancado ou roubado, o que faz mais sentido nesse caso, já que o estúdio também publica livros e recebe trabalhos de vários autores, mas o próprio presidente do estúdio, já se pronunciou para informar que nunca nenhum trabalho dele foi submetido análise

    Além da gigantesca perda artística, esse foi o assassinato em massa mais mortal no Japão desde o bombardeios de fósforo branco em Tóquio,

  • Olá. Meu caro Matias. Acho que você se equivocou quanto a ação do apóstolo Paulo consistir em cobrança de impostos.
    Quem era cobrador de impostos era o apóstolo Mateus ( Também chamado de Levi).

  • Não esperava ver a noticia do kyoto animation aqui, realmente trágico, é meu estúdio de animação favorito, alguns animadores incríveis morreram nessa tragedia além de todo o material do estúdio (em papel) foi queimado.

    Vale lembrar que o suspeito aproveitou que era dia de visitas por isso ele conseguiu entrar no estúdio!

  • Cristão se negando a pagar imposto…
    e o dai a cesar oque é de cesar cade?

  • Com todo respeito ao Ricky Martin, mas Joaquin Phoenix é maior do que ele. E se valer filho de pais porto riquenhos aí temos J-Lo e Bruno Mars.

  • Bernardo rodrigues

    Caros filipe e Matias.
    Sobre o caso do julgamento dos simpatizantes do Daesh no Marrocos:

    Em maio desse ano, passei 17 dias mochilando em terras marroquinas. Deu para percorrer varias cidades e com isso acabei conhecendo bastante gente.

    Vejam se isso tem algum sentido…
    Conversando com um marroquino,dono do hostel em que me hospedei na cidade de chefchauen, ele me disse que uma forte teoria que se tem lá é que esse crime teria sido encomendado pela Arábia Saudita para atrapalhar a imagem do Marrocos no mundo e assim prejudicar o Turismo do país.

    Geopoliticamente isso faz sentido? Existe alguma relação estranha entre os Sauditas e os marroquinos?

    Obrigado e abraços!

  • Olá caros Matias e Filipe, estou profundamente decepcionada por não citarem o Jaca Paladium, da saudosa TV Colosso, no caso dos pinguins larápios da Nova Zelândia. Por favor, melhorem. Bjs

  • Caros Filipe e Matias: o kipper também é famoso por uma tradicional dança britânica, em que dois adversários estapeiam uns aos outros usando um arenque defumado como arma. Está naquele documentário Monty Python Flying Circus.

  • Fabrício Araújo

    Filipe e Matias, por acaso vocês teriam todas as dicas culturais do Sétimo Selo em um arquivo, como uma planilha, por exemplo?

  • Opa Filipe e Matias, não dá pra mandar a minutagem dos episódios lá nos apps de streaming (Spotify, Deezer, etc.)?

    • Artur, podcasts que já vão para os agregadores com a minutagem tem mais tempo entre a gravação, edição e publicação (ou seja, gravam num dia e tem uns dias entre editar e publicar). Como o Xadrez Verbal é gravado e, logo em seguida, editado e publicado, a minutagem acaba sendo atualizada depois que já subiu para o feed, justamente para não atrasar a publicação em si.

  • Toda vez que vocês falarem “Odebrechtquistão”, o Matias tinha que dar uma de Barney Stinson de How I Met Your Mother e falar “Patent pending”.

  • Filipe e Matias, como cidadão tubaronense fiquei muito feliz em ouvir a menção a minha cidade natal e por vcs saberem que Anita nasceu lá qdo ainda fazia parte de Laguna.
    Uma curiosidade: há alguns anos atrás a prefeitura de Laguna promovia uma encenação da tomada de Laguna por Garibaldi. Tinha direito atores globais e tudo.
    Abraços

  • Pedro Ribeiro Fonseca

    Boaa tarde, Filipe e Matias, a pouco eu descobri o trabalho do estratégista americano, o Peter Zeihan, e queria saber se vcs conhecem ele e se sim qual a opinião de vocês sobre os trabalhos dele.

  • Guilherme Anselmo

    Olha, jamais vou criticar uma música do Rei Leão como recomendação, mas com três países devolvendo o lixo pra América do Norte, acho que é hora de você colocarem Geração Coca Cola –

    Desde pequenos nós comemos lixo
    Comercial e industrial
    Mas agora chegou nossa vez
    Vamos cuspir de volta o lixo em cima de vocês.

    Se seguirem a recomendação, eu sugiro a versão da Cássia Eller. Aliás, sempre que possível, eu recomendo a versão da Cássia Eller hahahaha. Por fim, deixo beijos e abraços para minhas amigas Júlia e Marcela, com quem costumo conversar sobre os episódios do podcast.

    Grande abraço!

    • Hi guys

      Aqui e Carlos Santana sou Engenheiro eletricista em Londres, porem morei por 3 anos em Milan e conheci muitas pessoas da comunidade “Sigana”

      Uma observação, nestas comunidades apesar dessas pessoas virem na sua maioria da Romenia grande parte delas sao apatridas, outros nem mesmo tem qualquer tipo de registro ou documentos pelo fato serem andarilhos.

      Eu creio que a treta e um pouquinho menos simploria, do que foi proposto pela suas analises

  • Senti falta de piada com o anarcocapitalismo na hora que mencionaram a ancap…

  • Red hering (arenque defumado) curiosamente é também uma expressão inglesa para pista falsa, de acordo com as NT do livro “…e não sobrou nenhum” da Agatha Christie pelo que lembro de quando li. Então é muito icônico (e irônico) o Boris ter usado o kipper como exemplo.

  • Fernando Faria Torres

    Boa noite, queridos Filipe e Matias.

    Amo o programa de paixão, mas estou tendo alucinações com bob dylan e black sabbath de fundo em looping infinito. Pelo amor de Deus, eu imploro, retirem as músicas de fundo da edição. É sério mesmo. E olha só, vai dar menos trabalho pra vocês. Obrigado e abraço, queridos.

  • Goede schemering (Bom crepúsculo em holandês) caros Filipe e Matias,

    Antes de mais nada gostaria de parabenizá-los pelos excelentes programas tanto no Xadrez Verbal como no Fronteiras Invisíveis do Futebol. Sou um grande fã do conteúdo de vocês e aguardo ansiosamente toda semana pelos novos episódios, principalmente por morar fora do Brasil. Graças ao conteúdo de vocês me sinto mais seguro pra puxar assunto e participar de debates sobre politíca européia e mundial com a galera da “firma”. Indico sempre o podcast de vez e inclusive tenho um podcast com 3 amigos chamado Visto de Fora sobre as experiências de morar fora. Se puderem mandem um abraço pra mim, pro Vitor, Graça e Peco!

    Continuem com o maravilhoso trabalho de vocês e se tiverem interesse de conhecer a Bélgica será um prazer ser o guia.

    Grande abraço!

    Bruno Franzini

  • Olá Filipe,

    Você poderia me emprestar sua bola de cristal? Como você previu, Ricardo Rossello renunciou ao cargo na quarta-feira. Os porto-riquenhos que vivem aqui na mainland estão em festa. Vi muitos comentarios dos leitores nos jornais americanos congratulando os porto-riquenhos e dizendo que “nós americanos” deveríamos fazer o mesmo com o Trump, como se os porto-riquenhos não fossem americanos também.

    Quarta-feira também tivemos mais um capítulo da novela Mueller Report. Aqui na capital os bares transmitiram ao vivo o depoimento do Robert Mueller ao congresso e ofereceram preços de happy hour all day. Até nas academias todas as tvs estavam ligadas no depoimento. E nada mudou, nenhuma nova informação foi revelada e os democratas saíram sem conseguir o soundbite incriminador para convencer o público médio americano a apoiar o impeachment.

    Next episode – 2020 elections.

    Obrigada pelas quase, ou mais de, 10 horas de conteúdo de altíssima qualidade que você e o Matias disponibilizaram na semana passada.

    Abraços,
    Adriana

  • Yuri Ribeiro Moleiro

    Olá Filipe e Matias.

    Aproveito que a música de encerramento foi “Hakuna Matata” na melhor de suas versões (dublagem PT-BR ❤ ) para uma homenagem póstuma ao Pedro de Saint Germain (1950 – 2019), dublador do Timão na animação da Disney e falecido no último mês de Abril.

    Ele residia aqui na cidade onde resido (Votuporanga-SP) e atuava como terapeuta holístico a alguns anos, além de nunca ter abandonado seu envolvimento com a produção artística. Pessoa simples, amável e simpatissíssima, como o famoso personagem.

    Abraços e bom fim de semana.

    https://g1.globo.com/sp/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2019/04/25/dublador-de-timao-do-rei-leao-pedro-de-saint-germain-morre-aos-69-anos.ghtml

  • Bom dia, boa tarde, boa noite, caros Felipe e Matias.

    Não sou Anita nem Juliana mas sou de Laguna!.

    Me chamo Lucas, estou cursando Arquitetura e Urbanismo na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Escuto o podcast há aproximadamente um ano e meio e sempre que possível tento “evangelizar” meus amigos para ouvirem também.

    Laguna é uma cidade rica em história e belezas naturais. Fica aqui meu convite para conhecerem a Terra de Anita Garibaldi e também o Bloco da Pracinha, um tradicional bloco de carnaval daqui.

    Um forte abraço para Felipe e Matias, e muito obrigado pelo excelente trabalho!

  • Álvaro Carnielo e Silva

    Olá pessoal do xadrez verbal.

    Semana passada, antes do episódio desta semana eu mandei um tweet recomendando a repercussão da morte do Joseph Kovacs, criador da aeronave Tucano T-27.

    https://www.cavok.com.br/blog/nota-de-falecimento-joseph-kovacs-o-criador-do-t-25-universal-e-do-t-27-tucano/

    Esse projeto tem importância tanto para a indústria aeronáutica do Brasil como para o comércio internacional. Esse é um modelo que conseguiu entrar nas forças aéreas de vários países, inclusive do Reino Unido (procurem a versão Shorts do Tucano).
    Além disso, essa aeronave é precursora do Super Tucano (T-29), que conseguiu entrar num mercado altamente concorrido como o dos Estados Unidos.

    Parabéns pelo trabalho de vocês. Até mais e boa sorte!

  • Débora Bonvecchio

    Matias e Filipe, queria mandar um beijão pra vocês e pra minha amiga Andressa, quem eu converti, com o poder da palavra do Xadrez Verbal, e hoje em dia ela se tornou uma ouvinte assídua do programa. Vocês nos ajudam muito com os estudos para o vestibular!
    Obrigada ❤

  • Muito triste o que aconteceu com o KyoAni 😦
    Recomendo um filme ”recente” deles muito bonito: Koe no Katachi/A voz do silêncio.

  • Me surpreendeu que nas efemérides, quando foi mencionado o Rei Afonso Henriques, o Matias não mencionou que o mesmo ilustra o escudo do time da cidade onde “nasceu” Portugal, o Vitória de Guimarães. No estádio deles até tem uma bela estátua dessa ilustre figura historica. Praticamente é a “estátua do Bellini” lá deles.

  • Olá, Filipe e Matias!

    Achei muito legal vocês terem repercutido o crime bárbaro sofrido pela KyoAni. Eu sou um grande fã de animações e sempre tive um carinho muito espcial pelo estúdio. Ele era especial não só pela sua admirável política de contratar seus animadores, mas por oferecer animações artísticas, fugindo dos padrões industriais que passaram a ser utilizados pelos grandes estúdios ao redor do mundo. Técnicas manuais, como a cell animation, era amplamente usadas, em contraste à ampla utilização de desenho digital na indústria de animação moderna.

    Como indicação de trabalhos do estúdio, tenho três indicações. O primeiro tem naquele serviço de streamming, se chama Violet Evergarden, que mostra de maneira muito bela os horrores da guerra e de como ela afeta as pessoas, sejam militares ou civis. O segundo se chama Hibike Euphonium, é um drama sobre vida escolar, adolescência, mas, sobretudo, sobre a difícil vida de um músico. Esse me capturou de forma especial, pois sou músico. O último é o Hyoka, que é uma grande homenagem ao gênero de suspense policial, um gênero que é muito popular no Japão.

    • E um detalhe que eu esqueci, um detalhe que ajuda a mostrar a importância e o peso da KyoAni. Um dos primeiros projetos que o estúdio esteve inserido foi o gigantesco clássico Akira, certamente uma das melhores e mais famosas animações japonesas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.