Xadrez Verbal Podcast #195 – Radiação submarina, Grécia e Brasil

Semana puxada! Depois da primeira parte do especial sobre o acordo MERCOSUL – UE, chegamos com nosso semanário internacional! Começamos pelo fundo do mar, com a notícia de que a Noruega detectou níveis de radiação vindos de um submarino soviético afundado. Onde mais temos submarinos nucleares no fundo do mar? E ogivas perdidas? De lá vamos para a Europa, onde a Grécia está de novo governo, farpas na relação entre Reino Unido e EUA, notícias da Santa Sé, de Portugal, dentre outros. Finalmente viemos para o Brasil, onde a notícia de que Eduardo Bolsonaro pode ser embaixador nos EUA causou grande repercussão hoje. Tem lado positivo? E os negativos? Além disso tudo, nós giramos pelo mundo, a semana na História, economia com a professora Vivian Almeida, peões da semana e dicas culturais fecham mais um podcast do Xadrez Verbal!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Dicas do Sétimo Selo e links

Site da Editora Contexto

Série Chernobyl

Livro Submarine: A Guided Tour Inside a Nuclear Warship, de Tom Clancy and John Gresham

Livro A Revolução Francesa: 1789-1799, de Michel Vovelle

Livro A Revolução Francesa explicada à minha neta, de Michel Vovelle

Livro Gostaríamos de Informá-lo que Amanhã Seremos Mortos com Nossas Famílias: Histórias de Ruanda, de Philip Gourevitch

Livro Kill Hitler: Operation Valkyrie 1944, de Neil Short

Documentário Memória do Saqueio

Livro ¡Academia, carajo!: Pasión, locura y secretos del título 2001, de Alejandro Wall

Curso A Economia na Linguagem de Marx, ministrado por Ana Paula Salviatti, no Espaço Cult em São Paulo

Xadrez Verbal #Especial – Acordo MERCOSUL-UE – Parte 1

Música de Encerramento Garota de Ipanema (The Girl From Ipanema), com João Gilberto

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Canal do Xadrez Verbal no Telegram

Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal

  • 00:05:05 – Giro de Notícias #1
  • 00:25:05 – Coluna Aberta: Submarinos e Bloco Soviético
  • 01:13:00 – Efemérides: A Semana na História
  • 01:19:35 – Match: Europa
  • 02:13:40 – Xeque: Eduardo Bolsonaro embaixador e América Latina
  • 03:06:00 – Gambito da Dama: Imposto sobre empresas de tecnologia na França
  • 03:15:15 – Giro de Notícias #2
  • 03:30:15 – Peões da Semana
  • 03:31:35 – Sétimo Selo
  • 03:49:37 – Música de Encerramento

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

33 Comentários

  • Taiwan
    República da China
    Província de Taiwan
    Ilha Formosa
    Taipé Chinês

  • Impossível assistir esse vídeo no Facebook e não lembrar do comentário do nosso caro Filipe sobre a relação de equivalência biológica entre Cães e Ursos.
    Um abraço
    https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2281239491929502&id=459242297462573

  • Lembrando que “Warlords” é o nome da primeira expansão do Civilization IV. 😉

  • A Rússia não quer ajudar os euroceticos, ela quer destruir.
    Oferece dinheiro, filma e vaza.

  • Olá meu caro Matias e Filipe (com I)!
    Vim aqui parabenizar e agradecer pelo o trabalho de vocês. Quero lhes informar que estou me preparando para prestar o vestibular no final do ano, como não tenho tempo livre para acompanhar o podcast estou deixando para escutar enquanto respondo questões de matemática, com isso consigo estudar matemática, história, atualidades e geografia ao mesmo tempo, o famoso “matando dois coelhos com uma cajadada só”.
    Se puderem, mandem um abraço para minha família, minha mãe Lia e meus irmãos Juninho, Cinha e Gel.
    Abraços e sucesso para vocês!

  • Diogo Maia de Carvalho

    Filipe, acredito que a “direção” da chegada do homem à Lua é atribuída ao Kubrick por conta do lançamento de 2001 – Uma Odisseia no Espaço em 1968, ou seja, um ano antes do episódio referido no podcast desta semana. Como o filme foi o mais realista possível para a época, inclusive contando com o apoio de consultorias especializadas no assunto, pareceu bem provável aos conspiradores que o diretor tenha realizado esse serviço para o governo dos Estados Unidos.

    Um grande abraço de Belo Horizonte.

  • Ricardo Oliveira Martins

    Olá, caros Filipe e Matias!
    Venho relatar uma situação inusitada que tive com o Xadrez Verbal.
    Sou estudante de Direito, e há alguns meses atrás eu participei da primeira competição mineira de processo civil, que ocorreu em Belo Horizonte/MG.
    Como moro em Montes Claros/MG, baixei, pelo navegador, um episódio do podcast para ouvir na viagem e acabei não fechando a aba onde o episódio foi baixado.
    Já na capital mineira, e em meio a um dos painéis em que um dos membros da minha equipe competia, resolvi abrir o navegador para pesquisar sobre um artigo do Código de Processo Civil, que os avaliadores haviam mencionado em uma de suas perguntas.
    Qual não é a minha surpresa, quando começa a tocar, em alto e bom som, a entrada do Xadrez Verbal no meio dos debates! Rapidamente fechei o programa, mas pela cara de reprovação dos avaliadores, creio que não foi o melhor momento para apresentar esse excelente podcast.

    Grande abraço!

  • Parabéns por mais um longo programa, 4 horas para ouvir sem pausa!

    Sobre a possível indicação do 03 para a embaixada nos EUA, não tem como não lembrar do que disse o Gal .Santos Cruz ao sair do governo “É um show de besteiras (…) Tem que tirar a fumaça da frente do público”. Assim como é fato o que o Matias colocou, que o governo usa muito “balão de ensaio”, também é fato de que usa e abusa das cortinas de fumaça.

    Para mim, isso é uma claríssimo exemplo de “colocar o bode na sala”, facilitando a posterior aceitação do nome do Nestor Foster. Ok, que ele mesmo se disse “surpreso” com a possível indicação do Eduardo … mas convenhamos … ele sabe exatamente o que fala.

    Além disso … parece que o próprio Olavo já disse não ser a favor da indicação. Que prefere Eduardo “na CPI do Foro de SP”, ou algo assim …

    Um abraço, vamos ver o que acontece nos próximos capítulos …

  • Curiosidade : Uma amiga que está morando em NZ disse que o rolo com o gato da primeira-ministra foi noticiado diferente por lá…
    https://www.stuff.co.nz/national/114093497/confession-i-killed-prime-minister-jacinda-arderns-cat-paddles

    Obrigada & Continuem com o ótimo trabalho !

  • Gosto bastante do Forvo para ouvir a pronúncia de palavras em outras línguas por nativos: https://forvo.com/

  • Só para lembrar que o Randolfe Rodrigues é o Harry Potter brasileiro.
    Parabéns Matias e Filipe pelo trabalho.
    Mandem um salve para a minha conge Darlihanne

  • E sobre o Trump e o tweet das criptomoedas: o mercado das cripto comemorou o tweet do presidente norte-americano. Até esse momento, a postura da Casa Branca era ignorar as moedas digitais e o tweet mostra que finalmente o POTUS reconhece nas cripto um desafio. Mais informações aqui: https://cointelegraph.com/news/bitcoin-industry-celebrates-achievement-unlocked-as-trump-pumps-market

  • Olá. Tenho acompanhado o podcast de vocês a un dois meses, gosto muito.
    No Xadrez Verbal 195 um de vocês falou que Garota de Ipanema ganhou o Grammy em 1965, informação correta. Mas esta versão foi interpretada por Astrud Gilberto e Stan Getz, ganhando dos Beatles, Barbra Streisand e Louis Armstrong.

    Astrud Gilberto foi casada com João Gilberto, com quem teve um filho.

    Continuem com o ótimo trabalho de vocês.

    Oscar, de Florianópolis-SC

  • Bernardo rodrigues

    Caros Filipe e Matias,
    Sou ouvinte do XV desde o início do ano e o programa é meu companheiro nas manhãs de sábado enquanto faço aquela faxina em casa!
    Aqui vai uma breve adendo relacionado aos esportes nos países Bálticos (por onde mochilei em 2017)

    Na Estônia, diferente do que o Matias supos, os esportes mais populares são o Esqui e o Judô.
    Grande destaque também vai para o curioso esporte ” Carregamento de esposas” onde os estonianos tem uma técnica famosa onde a esposa fica de cabeça para baixo com as pernas agarradas no pescoço do seu respectivo.

    Na Letônia o basquete é a grande atração! Inclusive comprei uma bermuda da seleção “letoniana” de basquete quando passei por lá.

    Na Lituânia, com 10 minutos de país já pude perceber que o basquete domina! A quantidade de letreiros, outdoors e propagandas na TV relacionados ao basquete é bizarra. Difícil ficar mais de 10 minutos sem ver algo ligado à isso.

    Aproveito para, em Vilnius, indicar o “Museum of Occupations and Freedom Fights” em Vilnius. O local foi sede tanto do regime Soviético quanto dos nazistas. É uma historia bem triste mas é passagem obrigatória para quem for na pequena capital Lituana!

    Um grande abraço!
    Bernardo do RJ!

  • Bernardo rodrigues

    Caros,
    Esqueci de comentar que no último sábado 13 de Julho – DIa Mundial do Rock – estava vendo o show ao vivo de uma excelente banda aqui no RJ. Eis que ao ser entoado os primeiros acordes de “war pigs” fui tomado por uma energia que não pude explicar. subitamente, no momento certo, gritei “MAAAAAAAAATCHHHHHHHHHHHHH” e meus amigos n entenderam nada!
    Que deus perdoe essas pessoas que não ouvem Xadrez Verbal.

  • Achei irônico dizer que o Careca José Serra é um político de muita CAPILARIDADE!

  • Olá Filipe e Mathias, me chamo Thiago Massuia sou desenvolvedor de software e escrevo para vocês diretamente de Montevideo Uruguay. Ouço vocês desde a primeira vez que o Filipe apareceu no Jovem Nerd, sempre quis escrever mas me faltava um bom motivo.

    Gostaria de fazer um adendo em cima do comentário de vocês sobre o jantar do Bolso onde eles tentaram apagar a lagosta para parecer humildão. Segundo a página “quebrando o tabu”, repercutiram que após o episódio com o embaixador a equipe jogou uns miojos na mesa dele e fizeram outra foto para reforçar a imagem de humildão.

    Comento que compartilho do amor ao Uruguay talvez como Mathias e sempre que vocês comentam da celeste eu vibro de alegria por aqui.
    Aproveito para pedir um abraço para minha ‘novia’ Haisa que escutam vocês junto comigo.

    Grande abraço, depois me passem um endereço para enviar doce de leite conaprone de presente.

  • Olá meus queridões!! No último domingo fiz um agradável picnic no Parque Ibirapuera com meu primo e a namorada dele que é inglesa. E graças ao Xadrez Verbal, eu pude conversar com ela sobre o processo do Brexit! Se puderem, mandem um abraço pro Bruno e pra Georgina!

    Abraços!

  • Guilherme Goulart

    Olá meus caros Filipe e Mathias! Excelente podcast!
    Quando vocês falaram sobre Ruanda e citaram a República Democrática do Congo (ex-Congo Belga), lembrei de um filmaço daquela plataforma de streaming que começa com Net e termina com flix (e que devia patrocinar o programa). O filme é “Jadotville”. Ele retrata um conflito entre forças de paz da ONU formadas por soldados da Irlanda e forças politico-militares congolesas aliadas à mercenários estrangeiros (que, por sua vez, defendiam os interesses de empresas na região) durante a chamada “crise do Congo”. O filme retrata muito bem as relações de poder que imperam em países como o Congo, com milícias e mercenários sendo pagos por mineradoras (em grande parte europeias) para protegerem seus negócios na região. A influência direta de países europeus na África também é abordada, representada no filme pelas forças da Legião Francesa, por exemplo. Enfim, eras isso!

    Abraços!

  • Pelo que entendi o Tsípras perdeu a eleição pq desagradou a gregos e troianos…

  • Filipe, dica de nerdologia, Nerdologia sobre o Japão Feudal do Anime Dororo, aonde apresenta de forma mas crua a relação de castras e os “Samurais” no Japão feudal, além de apresentar inumeros pontos da Cultura Japonesa “Classica” e não aquilo que já estamos acostumados a ver.

  • Olá Mathias e Filipe! Sou ouvinte do Xadrez Verbal e do Fronteiras desde o ano passado, e nao perco um episódio. A qualidade do conteúdo de vocês é incomparável. Muito obrigado pelo servico que vocês prestam a sociedade.

    Escrevo diretamente de Stuttgart, onde estou fazendo um estágio numa empresa que fabrica furadeira (Comeca com B e termina com SCH hahah). Há muitos brasileiros aqui, princialmente estagiários, aos quais, é claro, apresentei os dois podcast. Sao eles o Rafael, a Mariane e o Gabriel, manda o salve pros novos ouvintes!

  • Bom dia.

    Na verdade, quem era neta da Rainha Vitória era a esposa do Nicolau II.

  • Oi meninos , tudo bem ? Sou bancária e estudante de história, mãe da Isadora de 4 anos , moramos em Londrina , PR Ouço o xadrez com Isadora desde 2016, acho que ela vai crescer discutindo a questão da Criméia com os coleguinhas da escola ( brincadeira ) – segurem os palavrões, um beijo meu e de Isadora

  • Cristiano Batista

    Essa coisa de submarino russo afundando é tão popular que já gerou até um jogo de tabuleiro. No jogo Red November os participantes controlam uma tripulação de gnomos russos bêbados que tentam salvar o submarino nuclear que dá nome ao jogo do seu trágico destino. É um jogo cooperativo, logo ou todos ganham, ou todos perdem. Um detalhe interessante sobre a mecânica do jogo e que os gnomos podem usar itens para ajudá-los a resolver eventos como vazamentos, incêndios e até o acionamento acidental dos mísseis nucleares que ele carrega, e o item coringa é o “grog” (que nada mais é que vodka mesmo). Infelizmente não tem o jogo em português, mas deixo o link do jogo em inglês mesmo e o recomendo, caso tenham a oportunidade de joga-lo. Um abraço pra vocês!
    https://www.fantasyflightgames.com/en/products/red-november/

  • Oi Filipe e Matias,

    Sobre a efeméride do dia da Bastilha: Todo 14 de julho é feriado na França e todo dia 14 de julho tem etapa do Tour de France. Nessa data, em 1991 o ciclismo de estrada Brasileiro conquistou sua mais expressiva vitória com o paranaense Mauro Ribeiro, que chegou na frente na 9ª etapa. Ribeiro fez parte de fuga do dia e ganhou atacando dentro do último km.
    Até hoje é a única vitória de etapa de um brasileiro em um gran tour.

    Um beijo para vocês, se forem pedalar usem capacete!

  • Filipe e Matias boa noite

    Me chamo Paulo, sou formado em geografia pela USP e sou embaixador do xadrez verbal nas três instituições nas quais foi aula, meus alunos são ouvintes atentos (eu espero haha)

    Ouço vcs desde o meio de 2018 por recomendação de uma amiga, a professora Thais do Hexag medicina, queria agradecer a dica do Matias sobre a exposição de fósseis no museu das Minas e do metal em BH. Vim para o IX fala professor aqui em BH e aproveitei e fui na exposição (que inclusive achei um erro em um banner) e provei o famoso doce de leite mineiro

    Parabéns pelo trabalho de vcs, espero ouvir meu nome lindo no ar pela voz inconfundível do FiLIpe. Abraços

  • E aí galera, não se vai estar no programa, mas nesta segunda numa operação investigando os Ultras do Calciopoli FC, ou Piemonte Calcio (Juventus) em Turim, a polícia italiana prendeu dois cidadãos italianos, um deles, Fabio Del Bergiolo foi candidato ao senado italiano em 2001 pelo partido Forza Nuova e um suíço, apreendendo várias armas de fogo, símbolos nazistas e um míssil catari de fabricação francesa da década de 80.

  • Olá Filipe e Matias.
    Primeiro sobre a queda da Bastilha eu sempre lembrei da data pois é meu aniversário, e ficou marcado quando descobri quando criança ainda. Hehe. (Fiz 29 invernos no último domingo)
    Depois o mais legal pra tirar o submarino nas Bermudas seria uma junção das equipes do Bob Esponja com o Tutubarão (que nada mais é que um tubarão branco radioativo 😂)
    Por último um questionamento por mera ignorância no tema mesmo: sobre a questão do embaixador em Washington, os diplomatas e demais profissionais que estudam anos e anos pra uma carreira muito difícil, eles podem ter algum tipo de voz ou protesto na indicação de um embaixador?
    Obrigado desde já.
    Abraço do frio de São João del-Rei /MG e gostaria de pedir um beijo aos meus pais que estão fazendo neste fim de semana 30 anos de matrimônio. Suely e Rômulo (meu pai professor de história inclusive e a causa de eu me interessar por isso desde pequeno)

  • Fiz a pergunta no lugar errado 😦
    Filipe,
    Tem como passar a fonte das infos sobre submarinos? Você tirou tudo do livro indicado ? Algum artigo?

    Agradeço o retorno!

  • Pingback: Xadrez Verbal Podcast #199 – Caxemira, Itaipu e EUA – Pacífico | Xadrez Verbal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.