Fronteiras Invisíveis do Futebol #47 – Rússia PT.2

Abrindo o ano de 2018, o podcast que desvenda os mistérios do Planeta Bola volta com a segunda parte do programa sobre o centenário das revoluções ocorridas na Rússia de fevereiro a outubro de 1917 e sobre a História da Rússia. Falamos dos antecedentes das revoluções, com a Guerra Russo-Japonesa, a Revolução de 1905 e a Primeira Guerra Mundial. Passamos pelo ano de 1917 e de lá para a formação da União Soviética e o peso da Rússia dentro da URSS. Os diferentes períodos soviéticos, sua política externa e seu desenvolvimento econômico.

De lá vamos para a Rússia independente, com a dissolução “não intencional” da URSS por Gorbachev, o choque econômico com Iéltsin e a ascensão de Putin. Também abordamos o futebol da Rússia independente, seus campeões, principais jogadores, títulos continentais e o breve retrospecto da seleção do país que sediará a Copa do Mundo de 2018.

Referências no programa

Filme O Sol Enganador

Filme Dersu Uzala

Perfil do diretor Sergei Eisenstein

Livro O Fim do Homem Soviético, de Svetlana Aleksiévitch

Música Katyusha, versão do coral do Exército Vermelho

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa.

Assine um dos feeds do Fronteiras Invisíveis do Futebol e não perca nenhum programa: feed RSS, feed do iTunes e feed Player.FM, feed Deezer e feed Pocketcast

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, confira o restante da programação aqui.


assinaturaFilipe Figueiredo, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

botãocursos

Anúncios

10 Comentários

  • Sou Analista de sistemas e mudei para moscow a 1 semana e esse programa me ajudou a entender um pouco mais da cultura e história desse povo quase alienígena para nós brasileiro
    Parabéns pelo trabalho e pelo profissionalismo nas informações e pelo dinamismo (apesar de ouvir Foi legal para treinar o inglês na velocidade 1.7 )
    Abraços e С новым годом

  • Ótimo programa e ótimas dicas. Acrescento duas mais recentes do diretor Andrey Zvyagintsev, Leviatã (Leviathan) e Desamor (Loveless). Os dois são leituras muito interessantes da Rússia atual sob o regime Putin. Leviatã foi indicado ao oscar em 2015 e Desamor provavelmente será esse ano.
    (coloquei os nomes em inglês porque assim dá pra achar eles pela internet mais facilmente, inclusive Desamor que só vai estrear aqui no Brasil em 1º de fevereiro em poucos lugares)

  • Passando para agradecer a vocês por tornarem a faxina da minha casa menos torturante. Se não fosse pelos podcasts de vocês eu não conseguiria sobreviver a lavação de louça e banheiro. hahaha!
    E também quero dizer que estou no aguardo de um Fronteiras Invisíveis sobre meu Rio de Janeiro, e, quem sabe, com participação da galera do podcast Lado B do Rio?

    Saudações cariocas! 😀

  • Anastásia, filme musical em animação foi produzida pela Fox Animation Studios e não pela Disney.
    Abraço!

  • Muito bom! Todos os podcasts são bons, na verdade; tanto o Xadrez Verbal, sobre política internacional, quanto Fronteiras Invisíveis, sobre futebol que eu não gosto muito (acompanho basquete), mas não pulo “O Campo” porque sempre tem alguma informação útil.

    Forte abraço para vocês, de um estudante de História que pretende prestar o CACD.

  • Caros, episódios da Rússia muito bons. Sobre esse período soviético, vocês poderiam ter falado mais detalhadamente sobre os expurgos de Stalin (tenho curiosidade sobre esse período específico).
    Interessante que a Rússia não tem tradição democrática, saiu de um governo monárquico absolutista e direto para um governo socialista, depois entra numa transição pós-fim União Soviética e agora com esse culto e centralização em torno do Presidente Vladimir Putin; ela vai precisar descobrir a sua democracia, do seu modo.

  • Olá Filipe, olá Matias (ou Mathias?)! Adorei os episódios da Rússia, estudo russo há 2 anos e foi muito bacana ouvir mais sobre esse país fascinante. O Filipe me conhece como “Ana, a cineasta”, então vou aproveitar e dar um toque: o Filipe adora falar que a Anastasia morreu com a família inteira, diferentemente do que a Disney conta, mas o filme Anastasia é uma produção da 20th Century Fox. 😉

  • Olá, acompanhava o trabalho do Filipe pelo Nerdologia e só recentemente descobri essa ótima coluna. Porém não estou conseguindo ouvir ou baixar alguns Podcasts antigos, como o da Bósnia e Olimpíadas, por exemplo. Poderiam, por favor, verificar se esses estão fora do ar mesmo?

  • Salve, galera! Parabéns pelo trabalho. O material realmente é excelente. Escuto o Xadrez Verbal faz um tempo mas comecei a explorar o Fronteiras apenas este ano. E digo uma coisa: Estou p… da vida porque comecei a trabalhar mais perto de casa. Acho que ninguém reclamou disso antes, ainda mais em SP. Mas vou pro escritório de bike e agora tenho apenas 12 minutos para escutar o Fronteiras! Rs

    Ahh… Uma dica! No primeiro programa sobre a Rússia vocês comentaram que é complicado comparar jogadores de diferentes épocas. Não sei se vocês conhecem o pessoal do SportsMatch (http://www.sportsmatch.com.br/welcome/), mas esses caras usam uns paranauê de matemática para calcular a qualidade dos jogadores profissionais – de acordo com as estatísticas de cada um. Aí vocês podem comparar todo tipo de atleta profissional para saber quem foi o melhor.

    Spoiler: Pelé é melhor que Maradona! Hahaha

    Grande abraço!

  • Pingback: CultCultura

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s