Xadrez Verbal Podcast #149 – OTAN, Ásia e paz entre Etiópia e Eritreia

Filipe Nobre Figueiredo começa dando um giro pela Ásia, destacando a nova fase de conversas entre Coreia do Norte e EUA. Já na companhia de Matias Pinto, nossa dupla por trás do tabuleiro mostra a queda de braço entre Donald Trump e os demais aliados da OTAN, além dos ruídos provocados por uma entrevista do presidente estadunidense a um tabloide britânico, em sua visita ao Reino Unido.
Da Europa partimos para a África, mais precisamente no Nordeste, onde traçamos um breve histórico do conflito entre Eritreia e Etiópia, que chegou ao seu final após 20 anos! Giramos pelo mundo, a semana na História, Economia com a professora Vivian Almeida, os peões da semana, dicas culturais e um Menino Neymar na praia fecham o 149º podcast do Xadrez Verbal!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.
Dicas do Sétimo Selo e links
Site da Fundação Ingmar Bergman
Filme Topázio
Série Merlí
Música Good Times And Bad Times, do Led Zeppelin
Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify
Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)
Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.
A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se
Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.
Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?
Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)
E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.
Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.
Na verdade o sobrenome Trump do Donald vem do avô dele, Friedrich Trump, que vem de Kallstadt na região de Pfalz, aqui na Alemanha. Aqui uma matéria da der Spiegel http://m.spiegel.de/politik/deutschland/donald-trump-besuch-in-seiner-heimat-kallstadt-a-1072487.html
Quer dizer, o nome dele se pronuncia Trúmp e não Trâmp.
Inclusive a der Spiegel e jornais como die Zeit e o Süddeutsche Zeitung adoram fazer matéria com os parentes distantes dizendo que eles morrem de vergonha do pequeno Donald.
Ola Nanimac, venho dizer a mesma coisa e só posso adicionar que da Pfalz / Palatinado tinha tbm muita emigração pro Sul do BR (só q foi bem mais tarde, geralmente).
E a Merkel creseu de vdd na antiga DDR, só que nasceu em Hamburgo (mas fiqou só umas 6 semanas da vida, por conta do seu pai que foi, como vcs já mencionaram, pra Alemanha Oriental).
Filipe, não há como a China contra atacar, já que ela depende dos EUA, vender os títulos americanos seria im tiro no próprio pé e por isso nem foi cogitado. Não há guerra comercial, é um touché do Trump na direção de menos impostos, como ele fez recentemente internamente. Resumo da ópera, critocam ele pq descobriram que aumentar impostos é ruim (uau), mas quando o Trump conseguir mais liberalismo global, que sempre foi a bandeira dele, vão criticar por ter conseguido redução dos impostos. Como está claro, aumentar impostos tem sido a arma dele pretendendo a redução dos impostos.
Filipe e Matias séria interessante vcs separarem as informações “atemporais” como as questões sobre o Nilo, por exemplo. Essas informações teriam vida útil maior e facilitaria a pesquisa posterior (e a apresentação do podcast).
Ola Felipe e matias eu sou meio leigo em relação ao funcionamento da OTAN portanto se positivável gostaria que os senhores esclarecerem duas duvidas minha sobre o funcionamento da organização,primeiramente os parceiros globais como japão,Colômbia etc.. assim como os membros plenos necessitam de contribuir com os 2% destinado a gastos em defesa? e a outra pergunta seria o porque países como Paquistão,Mongólia e Afeganistão fazem parte dos parceiros globais da OTAN mesmo não tendo uma boa relação com os EUA e seus tradicionais aliados um forte abraço para os dois
desculpe Filipe por errar seu nome
Opa, olá Felipe e Matias, ótimo podcast, então é com total satisfação que eu gostaria de agradecer a vocês, me ajudaram a ser aprovado em agronomia na UnB (meu sonho é geografia mas foi o que deu pra entrar agora ¯\_(ツ)_/¯ ) estou no curso mais odiado da UnB e com ajuda de vocês mt obrigado, tamo junto, ah e eu queria fazer uma recomendação a vocês, sobre a Somália e como o país está já que ele tá em guerra Civil desde 1991 até hoje.
Eu acabei de perceber que errei seu nome FIlipe**
Saudações Matias e Filipe, como solicitado venho me manifestar por residir no Es já a 10 anos mesmo sendo mineiro. Acompanho o programa de vcs a mais de 2 anos nas minhas corridas, jogando crusader kings II ou algum total war. O podcast foi essencial pra definir a minha faculdade (adianto que não é RI ou história). Agradeço a professar Vivian de Almeida por suas colunas semanais instigantes e fico decepcionado quando a mesma eventualmente não pode participar. Ainda não contribuo com o trabalho de vcs, porem todavia entretanto, mas contribuirei assim q possível. Gostaria de pedir uma abraço para todos do curso de economia da Ufes. Estou tentando iniciar alguns de meus amigos na mídia podcast. Vlw.
Ouço o podcast pra dormir, não que os assuntos dêem sono, pelo contrário, mas me distrai dos meus pensamentos e ajuda muito. Com essa demora passei algumas noites em claro! Aceito apenas dois Fronteiras Invisíveis sobre os finalistas da Copa como compensação!
Salve, Matias e Filipe.
Sobre os jogadores croatas e a guerra, o goleiro Subasic cresceu precisando negar ser sérvio, já que seu pai (croata) era ortodoxo e possuía nome comum entre os sérvios. Alguns trechos da matéria da Época Negócios: “Na guerra de independência da Croácia, em 1991, Subasic passou parte de seus seis anos de idade vendo nacionalistas destruindo e saqueando lojas de sérvios, sem entender por que consideravam sua família culpada pelas bombas que Belgrado despejava sobre sua própria terra.” “Segundo reportagem do jornal croata “Jutarnji list”, de Zagreb, o sogro de Subasic ameaçou degolar a filha, já em meados da década de 2000, quando soube que ela namorava o filho de um “sérvio”.”
https://epocanegocios.globo.com/Mundo/noticia/2018/07/subasic-o-heroi-servio-que-defende-patria-croata.html
Mais um ótimo podcast! Um forte abraço de Cariacica, no Espírito Santo. Sabia que tinha motivo pro Matias ser legal assim, quem tem raizes em Muqui, uma das cidades mais interessantes do mundo, não pode ser chato! Se forem visitar um dia sou guia com prazer hahahaha
Um bom assunto para o próximo podcast!
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2050166915200093&id=1464705143746276&ref=m_notif¬if_t=group_activity
Eu vejo Kvothe, dou upvote.
Dei uma olhada especial e o Domagoj Vidal não deu mão pra o nosso querido Vladimir Vladimirovitch Putin! Ele fez figura de “segurar” uma bandeira croata nos ombros / na costa dele e assim coincidentemente não tinha mão livre pra salutar o presidente russo. Só uma pequena observação seguindo temática do vosso programa. Abraços.
Oi Matias e Filipe
Hoje a Theresa May foi so programs do Andrew Marr e disse q o Trump a aconselhou a processar a EU so invez de negociar o brexit, teria Como perguntar a ALDMC, Como seria tal processo e em que corte ele caberia e Como seria julgado , parece muito curioso isso.
Abracos de Londres
Sobre o caso da Eritreia e Etiópia, acho que vale recomendar os episódios do Geography Now! respectivos para saber um pouco mais sobre cultura dos dois países, Barby (Paul Barbado) o apresentador e equipe estão fazendo um trabalho fantástico cobrindo os +190 países da ONU.
you_tube.com/watch?v=hA4ZV72wnpI&list=PLR7XO54Pktt9dN240Qdipsc34skwuoaiM&index=16
Um detalhe que pode ser interessante na questão Etiópia-Eritréia é que no auge da crise dos refugiados (2015-2016 se não me engano) a Eritréia era a principal fonte de migrantes para a Europa (pelo menos antes de explodir a migração síria), provavelmente ainda é a principal fonte de africanos, especialmente dos que seguem a rota do leste da Líbia, que é particularmente ameaçada por grupos armados (a rota oeste tem como principal ameaça o próprio deserto). (Estou falando com base no The New Odyssey: The Story Of Europe’s Refugee Crisis do Patrick Kingsley, que recomendo mas usa principalmente dados até 2015, posso estar desatualizado).
Sabem se teve alguma repercussão européia juntando esses dois pontos? Ou se os acordos discutiram a questão dos refugiados eritreus de alguma forma? Não sou muito fuçado, mas como vocês disseram o único lugar que eu vi informações sobre o acordo foi aqui.
Parabéns pelo trabalho!
Abraço
É emocionante quando pronunciam meu sobrenome correntemente! ❤ Muitíssimo obrigado, Filipe!
E respondendo ao chamado do Matias, atualmente resido na cidade do Rio Grande, mas sou capixaba, original de São Mateus, o "Gigante do Norte" do Espírito Santo!
asiáticos ricos pagam caro mães lactantes pelo seu precioso leite materno!
pelas teses de nutrólogos, o leite materno é o alimento + nutritivo que existe por causa do colostro, e depois seria o ovo
Olá Matias e Filipe! Ainda não ouvi todo o xadrez, mas precisava trazer uma informação! O ministro mais antigo do STF, chamado decano, é o Celso de Mello, e foi nomeado em 1989 pelo Sarney! Não sei se é parente do Collor, o Marco Aurélio sei q é, e foi nomeado por ele!
http://www.stf.jus.br/portal/cms/verTexto.asp?servico=bibliotecaConsultaProdutoBibliotecaPastaMinistro&pagina=CelsoMelloPrincipal
Sou Patrícia, de Itajaí/SC, apoiadora do xadrez, advogada e auditora interna na prefeitura de balneário Camboriú, e ouço o podcast com meu noivo, futuro marido 😍, quando fazemos nossos deslocamentos diários… Daí as vezes o podcast dura a semana toda haha!
Menino Neymar retroativo conta? Na edição de hoje (16/07) do Jornal do Meio Dia da TV Serra Dourada (afiliada ao SBT em Goiânia), o sr. Adolfo Campos, “comentarista” esportivo, também continuou falando sobre as fotos da Kolinda que não são da Kolinda. Tem que acabar o comentarista que cai em fake.
E aí está, os franceses comemoraram da maneira que mais sabem:
https://istoe.com.br/festa-nacional-845-carros-queimados-e-508-detidos-na-franca/#.W0yXRnSWLqQ.facebook
Otimo programa, como sempre, algumas informações apenas sobre o caso da seleção da Croácia: o Simunic, que havia cantado o Za dom spremni em 2013, é nascido na Austrália e tem pais bósnio-croatas, fruto de uma diáspora croata mais antiga. E ao contrario do que é dito por aí, inclusive no programa, ele não faz parte da comissão tecnica da Croácia há algum tempo. Isso desde que o Ante Cacic foi demitido e contrataram o Zlatko Dalić como tecnico na reta final das eliminatórias europeias. Desde então é o Ivica Olic, o ex atacante do Bayern de Munique, que ocupa o cargo de assistente.
O país ainda está aprendendo a lidar com o passado recente: apenas em 2017 o “za dom spremni” (que tinha ressurgido nas guerras de independencia dos balcas pelos nacionalistas croatas) foi considerado ilegal (http://www.balkaninsight.com/en/article/croatian-fascist-slogan-deemed-unconstitutional-but-permitted-02-28-2018).
Vamos ver como esse vice campeonato afeta os croatas…
Dica de pauta: https://www.nytimes.com/2018/07/15/us/politics/iran-israel-mossad-nuclear.html#click=https://t.co/MuQ6LXMnYv
Saudaçoes Filipe e Matias!
Só passei por aqui para avisar pra vocês que respondi a PodPesquisa 2018 (http://abpod.com.br/podpesquisa/), mas fiquei incomodado com a pergunta: “Na sua opinião qual o tempo de duração ideal de um episódio?”. Isso porque respondi que é de 1h30m, mas isso só vale para os outros podcasts. Para o Xadrez Verbal o tempo ideal é de 3h. Por favor continuem assim!
Abraços!
Saudações Mathias e Filipe
Quanto ao caso do termino da Guerra na Eritreia gostaria de falar sobre o caso do meu cunhado (marido da minha irmã para quaisquer dúvidas), ele é nascido na Eritreia mas devido a guerra no país a família fugiu e se instalou na Arábia Saudita no qual infelizmente por razões políticas não puderam se nacionalizar lá, ao que eu saiba apenas filhos de sauditas podem se nacionalizar no país, tanto que quando ele saiu da Arábia Saudita por razões acadêmicas ele acabou tendo que deixar os documentos lá, esses anos eles (cunhado e minha irmã) se mudaram para o Sudão já que a família estava se mudando da Arábia Saudita devido as taxas abusivas que eram cobradas dos imigrantes e também pela facilidade de se nacionalizar naquele país, uma das dificuldades é que sem documentos não dava para ir para o Sudão, e também se corria o risco de serem pegos e parar na Eritreia, o que seria infeliz porque lá o governo anteriormente colocava exército obrigatório para os homens, o que iria separar a família e deixar eles a mercê, felizmente eles se mudaram para o Sudão sem nenhuma grande problema.
Fico pensando que os pais dos meus cunhados ficarão felizes, principalmente para encontrar com as suas famílias (se elas estiverem vivas) já que ambos eram pertencentes a tribo nativas do local e tinham costumes próprios, tanto que seus pais falam uma língua (da qual não me lembro o nome) pertencente a tribo.
Minha família e eu estamos feliz por essa Guerra ter terminado e por vocês terem noticiado isto, já que devido ao pouco contato que temos com o Sudão (a internet não é muito boa lá) e devido a mídia ficaria difícil sabermos dessa Guerra pela internet.
Abraços e uma boa tarde para vocês, espero que essa estória sirva como exemplo de como as coisas em um país africano pode afetar famílias brasileiras.
Obs: Ele saiu da Arábia Saudita para estudar na Malásia (onde conheceu e se casou com minha irmã), se mudando para o Sudão depois.
É pra rir ou chorar? https://www.reuters.com/article/us-venezuela-politics/venezuela-creates-hugo-chavez-peace-prize-awards-to-russias-putin-idUSKCN12801I
Matias e Felipe, mandem um salve pra galera de Manaus. Fico ouvindo o podcast no horários livres e de vez em quando coloco para meus alunos ouvirem também… Estou comentando dia 18 então já rolou o encontro do Trump com o Putin, e olha, não sei como uma pessoa consegue ser tão incoerente quanto o Trump.
Filipe,
vc está afirmando então que Adriano, o Imperador, está acima do Rei Pelé?
Filipe, o que significa isso? Israel está caminhando pra ser uma Arábia Saudita judia? em partes o estado de Israel já não era judeu (não tem casamento civil e tal)?
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/07/19/israel-aprova-lei-que-o-define-como-estado-nacao-do-povo-judeu.ghtml
Olá Matias e Filipe, sou engenheiro eletrônico (sei que não interessa :|), moro no Cabo de Sto Agostinho -PE.
Gostaria de agradecer a vocês pelo enriquecimento intelectual que o podcast proporciona. É um verdadeiro orgasmo mental! Kkkkkk
.
Pingback: Xadrez Verbal Podcast #193 – G20 2019, Europa e América Latina | Xadrez Verbal
Pingback: Xadrez Verbal Podcast #207 – Florencia Guarche, Equador e EUA-China | Xadrez Verbal
Pingback: Xadrez Verbal Podcast #235 – É tanta coisa… | Xadrez Verbal
Pingback: Xadrez Verbal Podcast #149 – OTAN, Ásia e paz entre Etiópia e Eritreia – Tudo Podcast
Pingback: Xadrez Verbal Podcast #257 – Gaza, Europa, América Latina e Ernesto na CPI | Xadrez Verbal
Pingback: Xadrez Verbal Podcast #260 – Etiópia, Europa e giro pelo Pacífico | Xadrez Verbal
Pingback: Xadrez Verbal Podcast #263 – Jogos Olímpicos, África e Afeganistão | Xadrez Verbal
Pingback: Xadrez Verbal Podcast #273 – Etiópia, giro pelo G20 e Atila #43 | Xadrez Verbal