Xadrez Verbal Podcast #263 – Jogos Olímpicos, África e Afeganistão

Todos tristes com o encerramento dos Jogos Olímpicos! Aqui você vai saber tudo o que rolou em relação ao que teve de História e de política internacional nos jogos de Tóquio e na bacia do Pacífico. Também explicamos a atual situação do Afeganistão, com plaquinha de “eu avisei”. Fomos até a África, falar de Etiópia, de Moçambique e de Madagascar. Além disso tudo, giramos pelo mundo, a quinzena na História, peões da semana e dicas culturais fechando mais uma edição da sua revista de política internacional em formato podcastal!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Dicas do Sétimo Selo e links

Star Trek

Nerdologia História A vida de Gene Roddenberry, o criador de Star Trek

Livro As cruzadas vistas pelos árabes, de Amin Maalouf

Filme Macunaíma

Minissérie O Tempo e o Vento

Matéria How India’s armed forces have become Bollywood’s new poster boys, por Nirpal Dhaliwal

Artigo How UAE-funded film The Misfits became anti-Qatar propaganda

Matéria Ethiopia armed group says it has alliance with Tigray forces, por Cara Anna

Xadrez Verbal #246 – Europa, África e Oriente Médio

Xadrez Verbal #149 – OTAN, Ásia e paz entre Etiópia e Eritreia

Xadrez Verbal #254 – Oriente Médio, África e novo chanceler

Filme Patton, rebelde ou herói?

Fronteiras Invisíveis do Futebol #69 – México Parte I

Fronteiras Invisíveis do Futebol #70 – México Parte II

Nerdologia História Astecas e o México Pré-Hispânico

Fronteiras Invisíveis do Futebol #89 – Alemanha Oriental

Fronteiras Invisíveis do Futebol #79 – Bolívia

Coluna na Gazeta do Povo A breve vida do acordo de paz de Trump com o Talibã

Fronteiras Invisíveis do Futebol #84 – Afeganistão

Matéria U.S. finds Pakistan useful only to clean up mess in Afghanistan – Khan, por Gibran Peshimam

Vídeo Rede 5G: Desafios Tecnológicos e Geopolíticos, com Filipe Figueiredo e Sergio Kofuji

Repertório #2.09 – Dejan Petkovic

Repertório #2.01 – Sylvia Colombo

Música de encerramento The Loving Kind, com Nanci Griffith

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Canal do Xadrez Verbal no Telegram

Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal

  • 00:05:05 – Giro de Notícias #01
  • 00:25:00 – Coluna Aberta: Continente Mãe
  • 01:06:55 – Efemérides: A Quinzena na História
  • 01:22:50 – Match: Talibã, Afeganistão e outras notícias do Oriente Médio
  • 01:48:30 – Giro de Notícias #02
  • 02:09:10 – Xeque: Bacia do Pacífico
  • 03:53:10 – Giro de Notícias #03
  • 04:06:00 – Peões da Quinzena
  • 04:07:50 – Sétimo Selo
  • 04:19:50 – Música de encerramento

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

33 Comentários

  • Só quero dizer que eu fui tomar vacina ouvindo vocês!!!
    Viva o SUS!
    Viva a Ciência!

  • Diogo Maia de Carvalho

    O silêncio que o Filipe faz sempre que o Matias manda uma observação ou referência a algo muito alternativo (para pessoas normais), como se estivesse registrando a informação e tentando entender o Matias ao mesmo tempo, é uma marca registrada do Xadrez Verbal.

    Abraços de BH.

  • É incrível a confusão que está em Madagascar. Esse tipo de coisa não acontecia na gestão do Rei Julien ( Julian).

    • Bom crepúsculo! Só queria agradecer ao Filipe e ao Matias por me manterem animado nesse fim de semana. Descobri hoje que o meu querido doginho vai ser sacrificado (velhice chega para todos!) e só as piadas olímpicas com o besuntadão “poser” de Samoa pra me aliviar um pouco da tristeza! O mundo pode estar um caos, mas pelo menos eu posso contar com a melhor revista quinzenal de política internacional em formato podcastal enquanto durar a pandemia viral :,)

      Forte abraço!

    • Perdão por postar comp resposta ao seu comentário, Humberto 😭 Tenho que aprender direito como isso funciona hahaha

  • Lamentavél o Filipe não conhecer o clássico da bachata, “Burbujas de amor” é um hino latinoamericano, atualmente Romeo Santos é o grande icone da bachata (propuesta indecente), e que assim como o Fagner fez uma versão dos clássicos da bachata, os sertanejos modernos tbm fazem.
    Do Prince Royce “darte un beso” virou “Te dar um beijo” de Michel Teló, porém são Henrique e Juliano (Desbeijar minha boca), e Gusttavo Lima (Milu) que são especialistas e traduzir bachata para o sertanejo.
    Como você é um roquista que não conhece música latina, segue o link de uma materia explicando:
    https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2019/09/10/interna_diversao_arte,781570/bachata-sertanejo.shtml

  • Carlos Alexandre Rezende de Sant Anna

    Parabéns aos Estudantes do Islã que conseguiram derrotar o imperialismo. Devemos a apoiar a luta das mulheres afegãs pra superar a opressão no país. Lembrando que o governo que está pra cair pouco fez sobre isto. E como foi apontado o povo afegão não apoia este governo cliente dos Estados Unidos.

  • Carlos Alexandre Rezende de Sant Anna

    A guinada do Paquistão não tem a ver com o desrespeito dos democratas estadunidenses que invadiram o país pra matar Bim Laden e sua família? Imagino que o Iraque vai ser o próximo a ser libertado do Imperialismo

  • Queridos, queria salientar que já havia ocorrido a divisão da medalha de ouro na história dos jogos olímpicos quando vocês contaram do caso do salto em altura. Nas olimpíadas do Rio, a prova dos 100 livre feminino teve a vitória dividida entre a estadunidense Simone Manuel (primeira negra a ganhar uma prova na natação) e Penny Oleksiak, do Canadá. Inclusive bateram o recorde olímpico juntas.
    Abraços

  • Olá meus queridos “xadrez verbalistas”!!!

    Antes da reclamação, quero parabenizá-los pelo podcast!!! Adoro escutar…e volta e meia re-escuto!!!! A visão de mundo que vocês dão é ótima!!! Adoro o português correto, as piadas, as brincadeiras entre vocês, as risadas sinceras, as músicas, a amizade entre vocês, saber sobre a Mãe África…adoro tudo!!!

    A RECLAMAÇÃO…no sábado passado quase desconfigurei meu celular (sim, desconfigurei…porque não entrava o programa…fiquei alarmada quando não entrou no domingo, e depois na segunda…entrei várias vezes na página do “Xadrez Verbal” e nenhuma informação…até que escutei o “Repertório” e fiquei sabendo que não houve o programa. Ufa…que susto!!! Enfim, espero que isto não se repita!!! 😂 Brincadeirinha…eu sei agora que foi por uma causa nobre!!! Mas levei mesmo um susto: era problema no meu celular ou acabou o “Xadrez Verbal”?

    No momento, estou fazendo um curso de doutoramento em Urbanismo em Lisboa, e o “Xadrez Verbal” é dos poucos podcasts que escuto do Brasil, junto com o “Ponta de Lança” (gracias pela indicação!!) e o “Foro de Teresina”! O “Xadrez Verbal me foi indicado pela minha prima Francine e seu marido Daniel – agradeço imenso a indicação (beijo para eles!!!

    Adoro o “Xadrez Verbal”!! É um grande conforto!!

    Beijos
    Karin Potter

    ________________________________

  • Não ouvi ainda, mas espero que mencionem o relatório do IPCC sobre as mudanças climáticas. E parabéns pelo programa Repertório com o Pet.

    Abraços!!

  • Sou obrigado a comentar dando moral pra o Mathias, Juan Luis Guerra é um clássico.

    Agora deixa eu voltar a ouvir o programa em paz kkk

  • Se considerarmos que o objetivo de invadir o afeganistão era deixar a industria armamentista dos eua aina mais rica pode se dizer que cumpriram sim o objetivo!

  • Adoro o conteúdo e é por isso que, depois de me segurar por muito tempo, precisei vir comentar:
    Num episódio repleto de notícias sobre aquecimento global e crise climática, suas consequências ao redor do mundo etc., fica clara a dissonância cognitiva de quem diz se preocupar com o clima e não considera alterar seus próprios hábitos para combater essa realidade.
    Quando veio o comentário do FIlipe sobre o quão errado é socar um cavalo (como ocorreu na Olimpíada), não me aguentei mais. Num matadouro, o que acham que acontece com os animais que não querem entrar no local onde serão assassinados? Recebem socos, chutes, pauladas, choques, até serem desnecessária e cruelmente mortos.
    A todos que se indignam com a crueldade animal e que se preocupam com o futuro do planeta: considerem o veganismo!

  • Primeiramente queria parabenizar pelo programa. Em segundo lugar manifestar minha discordância com a escolha do peão isolado para o Afeganistão. Quem merecia eram os EUA, pelos 20 anos de ocupação inútil, além da saída atabalhoada (sendo family friendly). Isso sem contar todo o financiamento que deram aos mujahidins na época da ocupação soviética.

  • Mais um excelente programa. Felipe, aproveitando o quadro “Semana na História”: como é feita essa conversão dos calendários muito antigos para o calendário atual? Será que vale a pena um Nerdologia sobre esse assunto??? Parabéns pelo belo trabalho!!

  • Pingback: Xadrez Verbal Podcast #263 – Jogos Olímpicos, África e Afeganistão -

  • William Zimmermann

    Salve Filipe e Matias! Respondendo ao chamado do Filipe sobre Dairy Queen, pelo menos aqui em Québec, a rede é pouco famosa. De fato, essa foi a primeira vez que ouvi falar dela. Na cidade de Québec há duas unidades em bairros bem afastados. O que faz sucesso por aqui é Chocolat Favoris e Chocolato. A propósito, excetuando-se McDonalds (que é muito forte), as redes de fast-food americanas entraram em declínio nos últimos anos aqui em Québec. KFC (PFK em Québec), por exemplo fechou todas suas unidades na capital, e a maioria na província. Burger King e Pizza Hut também estão em decadência. Starbucks (cujo concorrente Canadense é o TimHortons), embora seja forte, fez um remanejamento internacional e fechou muitas unidades, inclusive aqui.

  • GUILHERME GERALDINO

    Bom crepúsculo, caros verbo-enxadristas!
    Conheci o programa há cerca de 3 anos por recomendação de amigos da Engenharia Civil da UFRJ no intuito de que se torna-se a trilha sonora do caminho até a Universidade. Se tornou mais que isso, o Xadrez Verbal é hoje um dos meus conteúdos de informação (e entretenimento) favorito, mesmo agora sem as atividades presenciais. O programa é, inclusive, a melhor a harmonização ao trabalho no AutoCad empatado com John Coltrane.
    Deixo meus agradecimentos e congratulações ao Filipe, ao Matias e à Vivian!

  • GUILHERME GERALDINO

    tornasse*

  • 250 anos da revolução haitiana.

  • AURELIO PEREIRA GRISON

    Houve um erro no peão promovido, pois o Catar ganhou a sua primeira medalha olímpica de ouro em 2016 quando o seu até então mais bem pago funcionário Neymar ganhou a medalha de ouro no futebol!! 😁

  • Olá queridos! Queria indicar um filme relacionado a pauta do Afeganistão. The Breadwinner (acredito que seja A Ganha Pão em pt, tem na locadora vermelha!) filme de 2017 produzido pelo estúdio de animação irlandês Cartoon Saloon (onde eu trabalho! <3), baseado no livro homônimo. É sobre a história da menina Parvana e sua família lutando para sobreviver ao regime do Talibã. Infelizmente, mais atual do que nunca… Como sempre parabéns pelo maravilhoso trabalho de vcs, sou fã e não perco nenhum programa! Abraços da ilha verde e chuvosa!

  • Bom crepúsculo a todos! Como sempre o programa desta semana chegou cheio de notícias e comentários de fronteiras que não passam na minha timeline com frequência. O que anima a semana (sim, ouço tudo ao longo da semana). Direto ao ponto: em algum dos Giros, vcs querem indicação de alguém para falar mais sobre o IPCC. Deixo aqui uma sugestão de um grupo de pesquisa da UFRGS, o Centro Polar e Climático (https://www.centropolar.com/pesquisadores). Há muita gente bacana que trabalha ali, como os professores Jefferson Cardia Simões e Francisco Eliseu Aquino. Eles promovem palestras incríveis sobre os assuntos climáticos.
    Forte abraço. E vida longa ao Xadrez!

    • Cláudia Nascimento

      Olá Felipe e Matias!
      Gostaria de agradecer a resposta a minha pergunta sobre Átila no final desse episódio. Feliz pelo nascimento do baby. E feliz de seguir acompanhando vcs! Muito bom o episódio! Vou escutando aos poucos e só hj, quase 1 mês depois consegui terminar!

  • Paulo Fernando Silva Gomes

    Sobre o Afeganistão tenho uma dúvida. O que os EUA ganham com um abandono tão desorganizado, mal feito e acelerado como esse?
    Porque não foi algo não pensado. Foi pensado e foi executado exatamente (ou quase exatamente) conforme planejado.
    Minha dúvida é onde está o lucro?
    Não é só corte de gastos.
    Entregar de graça para China e Talibã um território tão estratégico depois de ficar 20 anos fazendo nada lá, é bizarro.
    Devo estar perdendo algo

  • Gostei bastante do episódio! Especialmente o segmento sobre as olimpíadas.

  • Quantas medalhas teria a URSAL?? Hahaha

  • Rodrigo Oliveira Silva

    Olá Filipe e Matias!

    Atendendo ao chamado de Filipe, eu sou um dos que conseguiram entender a pontuação do Matias sobre Juan Luis Guerra.

    Sobre a versão brasileira de Borbulhas de Amor do Fagner e a música original de Juan Luis Guerra, eu acebei sabendo que uma das mais famosas músicas do nosso ilustre cantor cearense era uma versão de uma música dominicana a menos de 10 dias, e assino embaixo do que Matias disse sobre Juan Luis Guerra, ele é um artista do mais alto escalão da música latino americana.

    Agora programa que segue.

  • Ótimo programa como sempre!!

    Muito obrigado pelo conteúdo!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.