Morte de Fidel Castro, preâmbulo: materiais e links de referência

fidel-onu

Na foto que ilustra o post: Fidel Castro discursando na Assembleia Geral da ONU

Caros leitores do Xadrez Verbal, como todos vocês já devem saber (ainda mais os que acompanham o Xadrez Verbal nas redes sociais), morreu Fidel Castro. Talvez a figura mais divisiva da América Latina, odiado por muitos, amado por outros tantos. Por isso, é virtualmente impossível fazer uma análise razoável e detalhada sobre sua morte no “calor do momento”. Ainda mais considerando a miríade de possibilidades desse momento.

O governo de Raúl Castro vai se fortalecer com a imagem do herói? Ou o legado de ditador vai pressionar por reformas? São apenas duas das várias perguntas. Como preâmbulo, aquecimento, para essa discussão que vai tomar a mídia, e o Xadrez Verbal, nos próximos dias, seguem conteúdos que já foram publicados aqui e são pertinentes.

Em áudio, Cuba é, obviamente, um dos temas recorrentes do podcast do Xadrez Verbal, um semanário de política internacional. Por exemplo, foi uma das pautas principais de um dos primeiros programas, de julho de 2015, quando da abertura de embaixadas entre Cuba e EUA.

Principalmente, Cuba foi tema do 12º Fronteiras Invisíveis do Futebol. No podcast, que contou com a participação mais que especial de Ubiratan Leal, falamos da História da ilha desde o período pré-Colombiano até a abertura política. O programa transcende o esporte e, é claro, falamos muito de beisebol.

Em vídeo, fiz, em dezembro de 2014, um retrospecto das relações entre Cuba e EUA, lá no canal do Xadrez Verbal no Youtube.

Já nos textos, também em dezembro de 2014, publiquei dois textos sobre a reaproximação entre Cuba e EUA, que ocorreu naquele mês. O primeiro, Dezessete de Dezembro de 2014: Cuba, EUA e um aniversariante, e, posteriormente, O que você precisa saber para entender a reaproximação de Cuba e EUA.

Claro que não foram os únicos textos sobre Cuba aqui nesse espaço, que iniciou como mero exercício de escrita. Nos setenta anos da ONU, em setembro de 2015, analisei o discurso de Raúl Castro no texto ONU 70 anos: Raúl Castro e a quimera em forma de promessas. Em fevereiro de 2014, dois textos. Primeiro, comentei os investimentos brasileiros no porto de Mariel e, alguns dias depois, esclareci o mito de que o Brasil “devolveu” os boxeadores cubanos do Pan de 2007 por um “pedido de Fidel”.

Também comentei o “fantasma” de Cuba no ideário político conservador brasileiro no texto Sexta-feira 13: o governo Temer e a paranoia na jovem democracia, de maio de 2016, e também escrevi um Xadrez Dominical recheado de dicas culturais sobre Cuba.

Espero que gostem, aproveitem e que toda essa produção seja útil. Teremos mais coisas sobre Cuba e Fidel Castro aqui nesse espaço em breve.


assinaturaFilipe Figueiredo, 29 anos, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

4 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s