Fronteiras Invisíveis do Futebol #40 – Índia

Foi um desafio resumir cerca de 12 mil anos de história em pouco mais de 1h, mas aproveitamos a efeméride de 15 de agosto de 1947 – quando o subcontinente indiano tornou-se independente do Império Britânico – para falar sobre Bangladesh, Índia e Paquistão!

Da formação das primeiras civilizações no Vale do Rio Indo até a luta anticolonial de Mahatma Gandhi, observamos a conquista da região por vedas, persas, macedônios etc. além de disputas religiosas entre budistas, hindus e muçulmanos, antes da chegada dos neocolonizadores europeus.

Foram os ingleses que introduziram diversas modalidades esportivas como o cricket e hóquei na grama, mais populares, e o futebol, que ainda busca o seu espaço. Por sinal, ouvimos o relato do amigo Américo Falopa, que atuou como preparador de goleiro na Liga de Calcutá

Site dos parceiros do app Goleiro de Aluguel

Referências no programa

Livro História Concisa da Índia Moderna, de Barbara D. Metcalf

Filme The Lunchbox

Música Rebel Warrior, do Asian Dub Foundation

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa.

Assine um dos feeds do Fronteiras Invisíveis do Futebol e não perca nenhum programa: feed RSS, feed do iTunes e feed Player.FM, feed Deezer e feed Pocketcast

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, confira o restante da programação aqui.


assinaturaFilipe Figueiredo, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

botãocursos

Anúncios

6 Comentários

  • Filipe, Parabéns pelo programa. A India é um lugar muito interessante mesmo.

    Pra quem quiser saber mais sobre as grandes fomes na Índia no fim do Século XIX eu indico o livro “Holocaustos Coloniais” do autor “Mike Davis”. O livro analisa os fatores que levaram às grandes fomes no fim do Século XIX em lugares como a Índia, a China e até o Nordeste do Brasil, destacando que as decisões politicas foram mais relevantes para esses quadros do que o próprio clima.
    Não é um livro fácil de ler, já que contém relatos da época sobre as populações atingidas pela fome e sua tentativa desesperada de sobrevivência, mas fica o registro.

    Abraços,

  • Excelente programa

    Só um comentário, é claro que a interpretação mistica e supremacista dos nazistas do que seria ariano esta errada, mas a tronco linguística e genética é por ali mesmo, os indo-europeus, aquela galera que saiu das estepes da Eurásia, no caso a hipótese kurgan, que não foi refutada.

  • Luiz Henrique Lorenzoni Cibien

    Comentário, só com uma curiosidade.
    O Goa FC, time que tinha o Zico como técnico e o Lúcio como zagueiro, veio aqui no ES, ano passado, para um torneio de pré temporada e empatou com o Rio Branco – time rebaixado para a série B do estadual.
    http://globoesporte.globo.com/es/futebol/noticia/2016/09/fc-goa-de-zico-busca-empate-com-o-rio-branco-e-fica-com-taca-de-torneio.html

  • Olá Filipe e MAtias, mais um excelente programa. E um dos meus assuntos favoritos de história, que é sobre a Índia

    Os Sikhs, apesar de ter uma porcentagem pequena da população, são muito influentes. Tem como tradição ter os sobrenomes Singh (leão) para os homens e Kaur (princesa) pelas mulheres, apesar de estar mudando com as gerações mais novas. Foi fundada pelo Guru Nanak, com elementos hindus e islâmicos.

    São fortemente ligados ao setor militar, sendo considerados excelentes soldados, guarda costas e estrategistas, sendo comum serem comandantes e até ministros da defesa da Índia (e agora do Canadá). Foram personagens da “operação Estrela Azul”, onde Indira Gandhi ordenou que as tropas invadissem o Templo Dourado em Amristar – local mais sagrado para os sikhs. Devido à esta profanação, Indira foi assassinada pelos seus guarda – costas, que eram sikhs.

  • Ah sim, existe o Críquete Twenty20, que é limitado a 20 turnos e evita as partidas de vários dias do críquete tradicional. Vem crescendo a cada dia, pois é melhor para as transmissões de TV

  • Ótimo programa. Gostaria apenas de fazer um pequeno adendo para reforçar o quanto a presença dos imigrantes do subcontinente indiano no Canadá é notável: existe desde 2009 uma equipe de narração para jogos da NHL (National Hockey League) em punjabi que transmite os jogos sob a marca Hockey Night Punjabi, uma variação da Hockey Night in Canada, a principal marca de transmissão do esporte no país. Em 2016 o narrador Harnarayan Singh viralizou por conta do modo que narra os gols de Nick Bonino, jogador do Pittsburgh Penguins, segue o link de uma de suas narrações de gol: https://www.youtube.com/watch?v=OIVI3q-ZlX4

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s