Fronteiras Invisíveis do Futebol #22 – Córsega

Fronteiras Invisíveis do Futebol é a nova iniciativa do Xadrez Verbal, um podcast sobre História, política atual, geopolítica, tudo isso com o fio condutor do futebol. Apresentado pelo meu amigo Matias Pinto, que também apresenta o podcast que vocês tanto apoiam, o programa será quinzenal, com um belo trabalho de edição. Em cada programa teremos A História, O Campo e O Mapa, contando sobre alguma região do planeta, sua identidade cultural e sua História. A série é motivada pela série de textos especiais Fronteiras Invisíveis da Europa, que discute nacionalismos, regionalismos e a União Europeia.
Referências no programa
Xadrez Dominical sobre Napoleão
Música Corsica, de Patrick Fiori e Patrick Bruel
Ouça o podcast aqui ou baixe o programa.
Assine um dos feeds do Fronteiras Invisíveis do Futebol e não perca nenhum programa: feed RSS, feed do iTunes e feed Player.FM, feed Deezer e feed Pocketcast
A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, confira o restante da programação aqui.
Filipe Figueiredo, 29 anos, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.
Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?
Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)
E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.
Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.
Indicação:
“Humor patológico: a doença que transforma o paciente em um compulsivo por piadas ruins””
https://www.nexojornal.com.br/expresso/2016/03/14/Humor-patol%C3%B3gico-a-doen%C3%A7a-que-transforma-o-paciente-em-um-compulsivo-por-piadas-ruins
Ctz que o Filipe só prefere o Uruguai ao Rio Grande por la ganja. E mata a larica com chivitos.
Falando em piratas, o termo corsário tem alguma relação com a ilha de Córsega? No wikipedia não consegui uma resposta convincente.
Queria evitar o assunto futebol pra colaborar com a causa do programa, mas vcs esqueceram de mencionar que Marcelinho Carioca vestiu a camisa do Ajaccio. E só lembrei pq vcs citaram o episódio do Lucas (ex-Marcelinho) em Bastia.
Falaram sobre a Corsega,mas nem mencionaram o seu filho mais ilustre Napoleão e nem a peculiaridade de no seu nascimento ter ocorrido na época de domínio italiano
Tá louco? Quantos porcento do episódio você ouviu? Falaram sim!!!!!!!!
Achei ofensivo o comentário sobre o RS sustentar o AP…apaga….kkkkkk…mas perdôo se fizer um Fronteiras sobre o Amapá. Abraços e continuem o bom trabalho!
Comprei Asterix na Córsega por causa desse episódio. Quantas pessoas mais fizeram isso? hasduifhaiusdfh
Caro Filipe Nobre Figueiredo, o Homem por trás do Tabuleiro,
Ouvi duas vezes o podcast e indiquei para a minha audiência no Twitter, como de costume. Parabéns pelo trabalho.
Sem querer apontar inconformidades, mas já apontando, registro uma pequena observação: você disse que apóis a primeira abdicação e o “Adeus de Fontainebleau”, Napoleão foi para a Córsega, mas, na verdade, o primeiro exílio do Vencedor de Austerlitz foi na ILHA DE ELBA, que fica a alguns quilômetros da costa da Toscana.
A biografia de Napoleão, inclusive, poderia ser construída a partir de 4 ilhas: a Córsega em que nasceu, a Inglaterra (a velha Albion) a grande inimiga; a Elba do primeiro exílio; e Santa Helena, local de segundo e último exílio e de sua morte.
Um forte abraço
@essediafoilouco
Por que vocês não falaram dos corsos, que influenciaram o carnaval carioca? Esperei o programa inteiro mas tá valendo. Ah, quase ia me esquecendo, vocês são a melhor dupla dos podcasts brasileiros. Abraços.
Pingback: Fronteiras Invisíveis do Futebol #88 – Líbia | Xadrez Verbal
Pingback: Xadrez Verbal Podcast #235 – É tanta coisa… | Xadrez Verbal
Pingback: Xadrez Verbal Podcast #285 – Negociações entre Rússia e Ucrânia e Atila #54 | Xadrez Verbal