Xadrez Verbal Podcast #285 – Negociações entre Rússia e Ucrânia e Atila #54

Terceiro programa sobre a invasão da Ucrânia pela Rússia! Atualizamos vocês com tudo o que aconteceu na última semana, as negociações, análises, cenários possíveis e a questão dos laboratórios de pesquisa química e biológica. Também giramos pelo Pacífico, com eleições na Coreia do Sul e posse de Boric no Chile. E temos o retorno do comendador Atila Iamarino, trazendo as últimas notícias da pandemia. Além disso tudo, giramos pelo mundo, a semana na História, peões da semana e dicas culturais abrindo mais um ano da sua revista de política internacional em formato podcastal!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Filme O Poderoso Chefão

Minissérie Pam & Tommy

Matéria Attacks kill two soldiers and two U.N. peacekeepers in Mali, por Tiemoko Diallo Paul Lorgerie, Sofia Christensen

Fronteiras Invisíveis do Futebol #11 – Córsega

HQ Asterix e Obelix na Córsega

Xadrez Verbal Podcast #71 – Coreia do Sul (e as fadas celestiais), TPI e plebiscitos

Repertório #2.14 – Paulo Siqueira

Reportagem Vazamento de dados revela táticas agressivas de gigante da mineração na Guatemala, por Phineas Rueckert e Paloma Dupont de Dinechin

Matéria Guatemala aprova lei que aumenta pena por aborto e proíbe casamento gay

Live Horror em La Corregidora: a pandemia da violência no futebol em 2022 (canal Na Bancada) com Matias Pinto

Xadrez Verbal #277 – Coluna Aberta: Velho Continente

Xadrez Verbal #283 – Xeque: Rússia versus Ucrânia

Xadrez Verbal #284 – Match: Invasão Russa à Ucrânia (questões políticas e culturais)

Xadrez Verbal #284 – Xeque: Invasão Russa à Ucrânia (conflito armado)

Site Do Russians Want War?

Matéria McDonald’s anuncia fechamento de 850 restaurantes na Rússia

Música de Encerramento Mo Money, Mo Problems, com The Notorious B.I.G

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Canal do Xadrez Verbal no Telegram

Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal

  • 00:02:05 – Giro de Notícias #01
  • 00:12:55 – Coluna Aberta: Bacia do Pacífico
  • 01:17:20 – Efemérides: A Semana na História
  • 01:24:05 – Match: Especial Coronavírus, com Atila Iamarino
  • 02:22:30 – Xeque: Invasão Russa à Ucrânia
  • 03:56:35 – Giro de Notícias #02
  • 04:06:20 – Peões da Semana
  • 04:08:10 – Sétimo Selo
  • 04:16:30 – Música de Encerramento

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

23 Comentários

  • Assustei? Mto!
    Mas já tô ouvindo! Kkkk
    👏👏👏👏👏

  • Fantástico!🤩🎊

    Moro em Tóquio e sempre sofro com metade do meu fds sem xadrez verbal por causa do fuso horário, mas agora recebendo no fim da sexta da pra passar os dias de folga ouvindo e reouvindo o podcast.

    Por um mundo em que mais times de futebol joguem na semana para que o Matias acompanhe as partidas. ⚽️

    Abraço para o Matias e para o Filipe Fígaro (errando o nome do Filipe de propósito pq ele errou o meu da última vez)

  • Otimo programa!!

    Só uma correção, O sobrenome Sergey Karjakin se pronuncia Kariakin e tambem no mundo do Xadrez, na contramão do Kasparov tem o Anatony Karpov, que é parlamentar pró Putin na russia, foi o principal antagonista de Kasparov nos campeonatos mundiais de xadrez na decada de 70/80 e 90 e naquela epóca eles ja discoravam sobre a URSS sendo Kasparov um grande critico e Karpov um grande apoiador. São dois do maiores da historia indiscutivelmente!

    Abraços

  • Thially Botelho Canguçu Magalhães

    Queria aqui deixar meu agradecimento tardio ao Matias, pela homenagem ao Procol Harum (Gary Brooks), colocando o clássico “A Whiter Shade of Pale”, no fim do episódio #283. Eu que quase nunca fico pra ver o final e ouvir a música, neste por acaso fiquei e me emocionei com a música, como sempre. Obrigado Matias!

  • Guilherme Ferreira

    Se há décadas atrás o balé era o exemplo ilustrativo do soft power russo, hoje em dia eu creio que só sobrou o desenho Masha e o Urso. Animação 3D que deixa as obras da Pixar no chinelo, a depender do número de doses de vodka ingeridas pelo adulto encarregado de vigiar o pequeno espectador.

    Abraços

  • Reginaldo ventura de Sa

    Essas ultima semanas me perguntei como chegavam as informações sobre o que Alemanha nazista fazia no limiar da segunda guerra mundial. Teria as superficialidades que vemos na grande midia , negacionismo da invasão, versões que chegam aos cidadões etc… Desafio o Felipe e Mathias a fazerem um xadrez verbal retró como se fosse um program de rádio em agosto de 1939 e contando as noticias que chegavam de uma possóvel guerra mundial. Seria muito legal tmbém Mathias contar o que estava ocorrendo na américa do sul na época e noticias do Japão , China e Austrália (giro de noticias).

  • Bom dia Pessoal. O Filipe disse que a Anistia Internacional é acusada de ter ligações com o governo americano. Não haveria aí uma confusão com a Human Rights Watch? Acho que a acusação é habitual com a HRW, já a Anistia é habitualmente bastante crítica aos EUA. Abraço a todos.

  • O único soft power russo é o canal da Olga no YouTube.

  • Diogo Maia de Carvalho

    Bom dia, boa tarde, boa noite pra todo mundo.

    Parabéns por mais um programa. Pra quem se interessar no assunto, a BBC Brasil publicou uma matéria sobre o simbolismo do Sol Negro, como ele foi apropriado pelos nazistas e de que maneira seu uso é repercutido na Ucrânia. O link da matéria é https://www.google.com/amp/s/www.bbc.com/portuguese/internacional-60646562.amp

    Abraços de BH.

  • Naiara Francisca Ramos

    Bom dia meninos!
    Inicialmente, gostaria de agradecer ao excelente podcast que não podemos em nenhum fds. Eu e meu marido somos viciados em xadrez verbal. Sou casada com um francês (que fala português) e moramos em Lyon, na França. Gostariamos de complementar o caso de Yvan Colonna, ja que os protestos violentos que pedem pela transferência de prisão iniciaram no inicio de março, quando ele foi gravemente ferido dentro da academia da prisão por um colega responsavel pela limpeza. Esse colega, camaronês, foi preso no Afeganistão devido “associação para a preparação de ato terrorrista” e posteriormente, foi transferido para a França.
    Apos a agressão, Colonna foi levado ao hospital em estado grave por ter sido estrangulado com sacos plasticos e toalhas. Ele segue hospitalizado em estado de “coma pos-anoxia”. Vale lembrar que, possivelmente, ha muitos interesses não claros e que podem estar relacionados à muitas hipoteses, como a proximidade com as eleições presidenciais e legislativas. No caso da primeira, este tipo de tensão (entre um jihadista e um separatista) costuma favorecer o voto aos candidatos de direita, em particular, Le Pen e Zemmour (inclusive fortalece o discurso de que o estado francês se mostrou incapaz de assegurar a vida de um detento). No caso das eleições legislativas, favorece os candidatos separatistas. Também pode estar relacionado à proximidade geografica da Corséga com a Sicilia, o que favorece a influencia da mafia nas questões que dizem respeito à primeira.
    Desculpem-me a falta de acentos, o teclado é francês, mas nos colocamos à disposição para analisar o cenario francês que sempre é mais complexo do que parece.

  • William Zimmermann

    Olá pessoal. Vocês mencionaram que o Canadá Agora falou pra vocês que, aqui no Québec, restaurantes estavam tirando do cardápio o “poutine” (prato típico aqui do Québec, feito de batatas fritas, queijo “squash” e molho) do cardápio. Da onde foi tirada essa informação? Não li em nenhum jornal daqui sobre isso. Confesso que procurei muito na imprensa canadense de língua inglesa e francesa e não achei a informação. A informação que encontrei foi de que, um pequeno restaurante na cidadezinha de Drummondville, chamado Le Roy Jucep, rebatizou o nome do prato, e só. O que acontece é o pessoal fazer “piadas” sobre o prato e o presidente russo (que tem a mesma grafia do prato). Agora, o jornal Le Soleil publicou que, na França, um restaurante Québecois chamado “La Maison de La Poutine” (a casa do Poutine) estava recebendo ameaças e insultos. Ignorância do povo de lá que não sabe que Poutine não tem nada a ver com Vladimir Poutine.

    • William Zimmermann

      Talvez seja importante destacar que o dito restaurante, é um dos três restaurantes que reivindica ser o inventor do prato nos anos 50. E uma correção: eles só retiraram o nome “poutine” do título da página do Facebook. O prato continua a se chamar “Poutine” no menu deles. Agora no título da página do Facebook lê-se: “Le Roy Jucep – L’inventeur de la frite fromage sauce” (Le Roy Jucep – O inventor das fritas com queijo e molho).

  • Parabens pelo trabalho! Na opiniao de vcs, quais seriam os cenários mais prováveis de encerramento desse conflito?

  • Felipe e Matias, vocês mais uma vez mencionaram um desses países pouco conhecidos e que quando ouvimos falar a primeira vez, imaginamos que seja a última! rsrsrs
    Em 2020 um amigo me mostrou o documentário “A Revolução dos cocos”, sobre o conflito independentista de Bougainville, o qual passa uma visão mais camponesa e guerrilheira. E como eles usavam óleo de coco para tudo (ate para abastecer seus carros de guerrilha), na época achei o máximo, pois consorciavam agroflorestas à luta armada nos esconderijos das matas para alimentação e produção de óleo de coco. Ps: o doc mostra que eles faziam até as próprias armas de fogo com insumos locais! Porém, não me lembro de o documentário mencionar os “interesses escusos” por recursos minerais, muito obrigado!.
    Um abraço pra vocês!
    Por favor, mandem um abraço para o daniel, que me mostrou o documentário, para o leonardo e karine, que me mostraram o podcast e para a Maria Eduarda, minha esposa maravilhosa!

  • Bom crepúsculo! Em primeiro lugar dizer que adorei ter o xadrez já na sexta! E fiquei ainda mais feliz ouvindo falar um pouquinho das eleições no meu querido Timor-Leste (morei lá e estudo a política timorense – já sei que to devendo o contato do Ramos-Horta pro Repertório, prometo que ainda vou conseguir pra vcs!). Adicionando informações sobre as eleições timorenses, esse ano o país completa 20 anos de sua restauração da independência em 20 de maio (já fica pras efemérides) e é uma eleição histórica, sendo organizada com protagonismo pelos próprios timorenses (ainda com observadores externos e alguma assessoria internacional) e com 16 candidatos à presidência, entre eles 4 mulheres concorrendo. Torcendo aqui para que todo o pleito ocorra de forma pacífica e que o candidato ou candidata eleito/a ajude a fortalecer a democracia dessaa metade de ilha mais encantadora do mundo! Abraços queridos!

    Link pros relatórios da UNDP sobre as eleições em Timor-Leste: https://www.tl.undp.org/content/timor_leste/en/home/newscentre/pressreleases/2022/election-observer-briefing-for-the-presidential-election-2022.html

  • Marcelo Matiola Goularti

    Em primeiro lugar, vocês são Phód@. Em segundo eu reafirmo o primeiro…
    Os três últimos programas eu utilizei em larga escala nos grupos de zapzap que faço parte a fim de iluminar os debates. Parabéns, como sempre, ótimos podcasts.

  • Mais um programa fundamental para entendermos melhor a crise no Leste Europeu. Sigo conferindo tudo por aqui, pois lá fora as análises estão extremamente viciadas, não tá rolando mesmo!

    Sobre o Worldle: o país da sexta-feira passada foi realmente uma brincadeira de mau gosto. O de sábado também foi bem difícil, tive de checar no Maps! Agora, Nauru descobri rapidamente também, é um daqueles país que a gente fica esperando aparecer. Abraços e parabéns pelo incrível trabalho!

  • Não, Filipe e Matias. RocknRolla é um péssimo filme e que está no meu top 3 piores do Guy Ritchie.😉

  • Alessandro "Saniok"

    Bom crepúsculo caros Felipe e Matias,

    Moro há alguns anos na França e o Xadrez Verbal é meu companheiro de transito e de faxina desde 2018. Estava ouvido o programa #284 e o Felipe fez um comparativo entre o Ucraniano e o Russo, falando que talvez seriam como o PT-PT e PT-BR, mas creio ser um pouco diferente. Em uma conversa com minha esposa, que é Ucraniana (da região de Donetsk), fala as duas línguas e um pouco de português (eu arranho o russo e pouca coisa de Ucraniano) chegamos a conclusão (empírica) que o mais adequado seria fazer um comparativo tipo Português e Espanhol. São línguas distintas, mas inteligíveis entre si, já que possuem a mesma raiz. Inclusive o alfabeto ucraniano tem uma ligeira diferença em relação ao russo. Em muitos casos as palavras são grafadas de modo diferente.

    Слава Україні!

    Abraços,

    Saniok

  • Oi pessoal, parabéns pelo trabalho!

    Ainda nessa questão de símbolos neo nazistas, poderia explicar a diferença entre o tridente símbolo naciolista e o tridente neonazista? Vi algumas discussões sobre uma reportagem aqui no Brasil que tinha o símbolo, e fiquei confuso.

    No mais, um abraço pra vocês e fiquem bem!

  • Como deixaram passar que o cometa Hale-Bopp pode ser visto nas pinturas da icônica empresa paulista Viação Cometa, que ainda carrega na sua traseira a imagem do Hale-Bopp. Mas era só isso mesmo que queria comentar com vocês. Amo vocês, beijos nas mucosas pulmonares.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.