Xadrez Dominical – Napoleão

Caros leitores, no último dia Cinco de maio tivemos o aniversário de 195 anos da morte de Napoleão Bonaparte, uma das maiores figuras da História contemporânea. Sua morte é cercada de teorias de conspiração, como suspeita de envenenamento por parte dos ingleses. Por conta da data, vamos com algumas dicas variadas no Xadrez Dominical sobre Napoleão.

A primeira dica é uma minissérie. Já citei algumas vezes por aqui a minissérie francesa Napoleão, com Christian Clavier, Isabella Rossellini, Gérard Depardieu e John Malkovich. Recomendo bastante, mas tomem cuidado: uma versão nacional foi editada em forma de filme, bem mais encurtada (e com trechos sem sentido). A minissérie original saiu como box de DVDs no Brasil.

Trailer

Sinopse do FilmesÉpicos: No centro desta super produção está um homem, não uma lenda, não um herói tão grandioso quanto a sua vida. É o homem Napoleão Bonaparte, um homem com necessidade e desejos, forças e fraquezas iguais a de qualquer ser humano. Um homem abençoado com incrível energia e poder que poderá ostentar: “Eu posso ter perdido uma batalha, mas eu nunca perdi um minuto.” Um homem que, a despeito das circunstâncias, se elevou sobre os mortais para um nível quase mítico. O filme Napoleão despe o mito e investiga por trás dos fatos para retratar toda a complexidade e contradição daquele que foi o homem mais poderoso do mundo.

A segunda dica é um livro, Napoleão, de Thierry Lentz, uma pequena biografia que permite uma leitura rápida. Segundo o site da editora, “Mais do que uma simples biografia cronológica do homem cujo mito causa ainda forte impressão à humanidade, esta síntese transparente propõe uma reflexão sobre a vida, a obra e a herança de Napoleão, partindo do princípio de que atualmente é possível discutir o tema sem as paixões de antigamente e com o recuo do historiador.” 

A terceira dica é outro filme. Austerlitz, de 1960, dirigido por Abel Gance, com Pierre Mondy, Orson Welles e Claudia Cardinale. O filme é dos grandes candidatos ao prêmio das traduções cinematográficas brasileiras, já que seu nome em português é, inexplicavelmente, Com sangue se escreve a História.

Trecho

Sinopse do FilmesÉpicos: Napoleão Bonaparte (Pierre Mondy) é o comandante supremo das forças armadas francesas que, após retomar vitorioso das batalhas na Itália, reencontra com sua família e sua musa Josephine (Martine Carol) em Córsega. Durante seu descanso, Napoleão demostra um temperamento muito agressivo após ter alguns presságios sobre a próxima batalha que lhe aguardaria: A Batalha de Austerlitz. Novamente a frente de seu exército, Napoleão enfrenta as forças austro-russas, e cria um dos mais brilhantes estratagemas de guerra da história. Baseado em mais um capitulo na história de Napoleão Bonaparte. “Com Sangue se Escreve a História” é mais um clássico com a assinatura do lendário Abel Gance (diretor e escritor francês que revolucionou o cinema europeu) e de atores memoráveis como Pierre Mondy e Claudia Cardinale.

A quarta dica é outro livro. Uma “biografia romanceada” de Napoleão, escrita por Alexandre Dumas, o consagrado escritor, autor de Os Três Mosqueteiros, dentre outros. O pai de Alexandre Dumas, Thomas-Alexandre Dumas, nascido no Haiti, era conhecido como O Diabo Negro e, até hoje, é considerado o maior militar negro em um exército europeu.

biografias livros napoleao

A quinta dica é outro filme. Mestre dos Mares, com Russel Crowe como “Lucky” Jack Aubrey, um dos mais queridos personagens da literatura inglesa. O filme, sobre os combates navais durante as Guerras Napoleônicas, foi indicado a dez Oscar, incluindo Melhor Filme, levando dois prêmios técnicos. Para aprender mais sobre o tema, pode também assistir o Cinema e História com o filme.

Trailer

Sinopse do AdoroCinema: Jack Aubrey (Russell Crowe) é o capitão do H.M.S. Surprise, um dos principais navios de guerra da marinha britânica. Com seu país em guerra contra a França de Napoleão Bonaparte, Aubrey é atacado por um navio inimigo mais poderoso, que fere boa parte de sua tripulação e ainda danifica o navio. Aubrey então se sente dividido entre cumprir seu dever e tentar derrotar o inimigo ou retornar para cuidar dos feridos.

TOPSHOT-SYRIA-RUSSIA-CONFLICT-WAR

A menção do post vai para a orquestra do Teatro Mariinsky da Rússia, regida pelo maestro Valery Gergiev, próximo de Vladimir Putin. Em um evento de forte simbolismo, a orquestra se apresentou nas ruínas do Patrimônio da Humanidade do sítio arqueológico de Palmira, na Síria. A apresentação na íntegra pode ser vista aqui.

Gostaram, não gostaram, mais dicas? Comentem a vontade!


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

2 Comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s