Fronteiras Invisíveis do Futebol #1 – Galícia

Fronteiras Invisíveis do Futebol é a nova iniciativa do Xadrez Verbal, um podcast sobre História, política atual, geopolítica, tudo isso com o fio condutor do futebol. Apresentado pelo meu amigo Matias Pinto, que também apresenta o podcast que vocês tanto apoiam, o programa será quinzenal, com um belo trabalho de edição. Em cada programa teremos A História, O Campo e O Mapa, contando sobre alguma região do planeta, sua identidade cultural e sua História. A série é motivada pela série de textos especiais Fronteiras Invisíveis da Europa, que discute nacionalismos, regionalismos e a União Europeia

Dos reinos medievais à invasão muçulmana. Da fusão de coroas que forma o Reino da Espanha à Guerra Civil espanhola, passando pela ditadura de Franco aos imigrantes galegos que atravessam o Atlântico em direção ao Brasil. Tudo isso explicado com os símbolos do futebol da região, representado principalmente por Deportivo La Coruña e pelo Celta de Vigo, chegando nos dias de hoje, em que um quarto do parlamento local é dominado por partidos autonomistas. E, claro, a importância do idioma, muito parecido com o português.

O leitor pode ver o post sobre a Galícia na série Fronteiras Invisíveis da Europa. No podcast é citado o livro A Alta Idade Média, de Banniard, disponível aqui no Xadrez Verbal.

O dossiê visual abaixo é para complementar o podcast; com o botão direito, você pode selecionar o link da imagem para vê-la em tamanho maior, além da apresentação de slides.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. 

Assine um dos feeds do Fronteiras Invisíveis do Futebol e não perca nenhum programa: feed RSS, feed do iTunes e feed Player.FM

central3A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, confira o restante da programação aqui.


assinaturaFilipe Figueiredo, 29 anos, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

botãocursos

16 Comentários

  • Olá me chamo Luís Felipe sou um projeto de psicólogo, com 25 anos de Maringá Paraná.
    Gostaria de dar meus parabéns a vocês, sou um viciado no xadrez verbal, tanto em site quantô no podcast de sexta( Escuto cada episódio menos 3 vezes para melhor compreensão )
    Adorei o nova empreitada de vocês, pois sou um grande fã futibolistico e de história. E não podia imaginar que a união de ambos seria tão boa. Peço que aprofundem um pouco mais em cada período histórico pautado, pois gostaria de ouvir a versão de vocês sobre os mesmos.
    Acho que seria legal, vocês colocarem mais a cara de vocês sabe humor inteligente e de qualidade com crítica pautadas. Isso que é para mim o diferencial de vocês.

  • Muito legal esse nova empreitada. Nunca imaginei como a união desse dois temas, futebol e história, fosse tão interessante (e eu nem sou fã de futebol). Ansioso pelos próximos.

  • Pingback: O Dia do Podcast na internet brasileira | Xadrez Verbal

  • Pingback: Galícia, A Estrada e a história de dois Ramón | Xadrez Verbal

  • Acabo de ouvir o programa e achei sensacional. Meu pais são imigrantes gallegos que se mudaram para o Brasil nos anos 60 e eu resolvi fazer o caminho de volta em 2004. Moro há 12 anos na Coruña e sou muito feliz aqui. A qualidade de vida é incomparável.

  • Pingback: Podcast: Fronteiras Invisíveis do Futebol – Folha Estudantil

  • Rafael Porciuncula Figueiredo

    Programa excelente! Parabéns! Vocês conseguem colocá-lo novamente no servidor? Não está mais indexado nos agregadores de podcast. Um abraço!

  • Conheci a pouco tempo esse podcast e estou adorando 👍
    Mas não estou conseguindo encontrar os 4 primeiros programas. O link na página está quebrado.
    Alguém sabe onde posso conseguir?

  • Bom dia meus queridos, passei pra avisar que o download do programa não está funcionando. É só comigo isso? Abraços do Éde.

  • Bom dia, Filipe e Matias.
    Meu nome é Edgar Egawa (se lê EgAuA), bancário, 48 anos e estudante de Letras (FFLCH).
    O Xadrez Verbal e o Fronteiras Invisiveis são dois dos podcasts que consegui zerar e agora aguardo o episódio da semana (ou quinzena) para ouvir.
    Esse semestre, estou fazendo a disciplina relacionada ao ensino de literatura portuguesa e a professora começou uma série de aulas sobre a história de Portugal.
    Na primeira aula (12/03), ela começou com a Formação do Condado Portucalense e foi até o início das Grandes Navegações.
    Eu fiquei a aula toda com a sensação de que vocês haviam feito um programa sobre o país, mas não consegui localizar. Primeiro, porque tanto o iTunes quanto o Spotify só tem os programa a partir do episódio 15.
    Tive que entrar no site para fazer a busca, e descobri o programa sobre a Galícia.
    Deixo a sugestão para fazerem um sobre Portugal.
    Um abraço!
    Edgar

  • Duege Issamo Dos Santos

    Saudações e desde já meus parabéns pelo trabalho de vocês que eu vinha seguindo de forma assídua mas completamente aleatória tanto no fronteiras invisíveis quanto nos demais episódios semanais do XV. Que trabalho maravilhoso o de vocês (não só de conteúdo mas de apresentação – que obviamente só pode ser assim tão bom pelo trabalho e conteúdo de vocês assim permite, mas nem por isso deixam de ser coisas diferentes ter humor, inteligência, desenvoltura do que estritamente conteúdo). Fica aqui minha notificação de que fiquei frustrado por ter decidido começar os episódios do Fronteiras Invisíveis do Fut e o link da postagem não me retornar o episódio (que já tinha acontecido em outro app de podcast, também). Fico aguardando o episódio ficar up. E, por que parece ainda não ser suficiente, novamente meus parabéns!

    • Duege Issamo Dos Santos

      Saudações e desde já meus parabéns pelo trabalho de vocês – que eu vinha seguindo de forma assídua mas completamente aleatória tanto no fronteiras invisíveis quanto nos demais episódios semanais do XV. Que trabalho maravilhoso o de vocês (não só de conteúdo mas de apresentação – que obviamente só pode ser assim tão bom por que o trabalho e conteúdo de vocês assim permite, mas nem por isso deixam de ser coisas diferentes ter humor, inteligência, desenvoltura do que estritamente conteúdo). Fica aqui minha notificação de que fiquei frustrado por ter decidido começar cronologicamente a playlist dos episódios do Fronteiras Invisíveis do Fut e o link da postagem não me retornar o ep #01 (que já tinha acontecido pesquisando em outro app de podcast, também). Fico aguardando o ep ficar up. E, por que parece ainda não ser suficiente, novamente: meus parabéns!

  • Pingback: Xadrez Verbal Podcast #212 – Espanha, BRICS e Bolívia | Xadrez Verbal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.