O Dia do Podcast na internet brasileira

O último dia 21 de outubro foi o Dia do Podcast na internet brasileira. Para os leitores que ainda não sabem, empresto a definição do que é podcast do site da iniciativa brasileira: “O podcast é como um programa de rádio, porém sua diferença e vantagem primordial é o conteúdo sob demanda. Você pode ouvir o que quiser, na hora que bem entender. Basta acessar e clicar no play ou baixar o episódio.”. O texto, entretanto, não é para discutir a definição do que é um podcast, mas para relembrar e agradecer.

O podcast do Xadrez Verbal propõe uma discussão semanal das principais notícias de política internacional, toda sexta-feira, com uma dose de bom-humor, sem deixar a complexidade das discussões de lado. O primeiro programa foi ao ar pouco mais de cinco meses atrás, no dia 8 de maio. Meu grande amigo Matias, my brother from another mother como diriam nos EUA, me convidou para fazermos o podcast; ele trabalha na web rádio Central3 e hoje apresenta o nosso programa. No início eu estava meio cético com a proposta: não daria muito trabalho? Teria público? Não geraria mais haters do que construiria algo?

Brinquei que não passaria da terceira edição. Felizmente, estava erradíssimo, mas essa História ainda será contada aqui. Voltemos. A audiência só cresce, tivemos convidados que muito adicionaram e, principalmente, as pessoas nos agradecem por situá-las no mundo e gerar debate. E não conseguimos isso sozinhos, muito pelo contrário. Nossa equipe tem o valoroso Leandro Iamin na produção e o idealista Xico Pati na chefia. Acima deles e de todos, os ouvintes. Elogiam, reclamam, corrigem, sugerem, divulgam, participam, são a essência do pouco que já foi feito e de tudo que pode vir.

E aqui chego ao ponto desse texto que, até o momento, pode, com justiça, parecer autocongratulação. Os ouvintes de podcast tornam a comunidade, chamada de podosfera, um ambiente agradável. Cada um sabe que o crescimento do outro, a conquista de novos ouvintes, significa também seu próprio crescimento. Ninguém ouve apenas um podcast e, quem gosta do formato, divulga e incentiva as pessoas que conhece. “Ouve isso aqui, dá uma chance, é legal e você vai gostar”.

Em momentos como esse, do Dia do Podcast, isso fica mais explícito, mais visível. Mais satisfatório. Uma iniciativa cuja hashtag propunha, dentre outras coisas, divulgar e difundir o formato e os programas favoritos de cada um. Permitir que novos produtores de conteúdo sejam encontrados. Papel parecido com o do Huffington Post e sua versão brasileira, o Brasil Post, onde também possuo um blog: colocar em um mesmo ambiente blogueiros que estão surgindo, jornalistas de renome, nomes consagrados para o público. Uma difusão de informações para os leitores de todos os gostos.

Esse é um ponto frequentemente colocado aqui no Xadrez Verbal, os potenciais revolucionários da internet e sua crescente quantidade e liberdade de informação. Hoje a informação está disponível, em diversas mídias, com diferentes perspectivas e abordagens. O conhecimento está ao alcance; limitar suas fontes, hoje, é mais (péssima?) escolha do que imposição do mercado. E, nesse clima, alguns agradecimentos e indicações são, mais que necessários, merecidos e apropriados.

Meu primeiro contato com o formato podcast foi quando participei do Mamilos, talvez o principal podcast brasileiro hoje que trate de temas sérios políticos e cotidianos, comandando pela pela Juliana Wallauer e pela Cris Bartis. Pouco tempo depois, minha primeira participação no Nerdcast, o gigante podcast de maior audiência no Brasil, sobre entretenimento, economia, ciências e História, tema em que apareço por lá. As participações no programa incentivaram, e muito, a audiência do Xadrez Verbal em todas suas mídias.

Depois veio o convite do Ivan Mizanzuk, do conhecido e prolífico Anticast, para participar em seu revolucionário (esse é o termo, não é puxação de saco) Projeto Humanos, um novo uso para a plataforma do podcast. A relevância do Projeto Humanos é tanta que ele falou sobre isso no Estadão, por exemplo, quando fez o favor de citar o Xadrez Verbal. Gravei com o pessoal do Dragões de Garagem, grupo que divulga conteúdo científico na podosfera. O Xadrez Verbal foi mencionado pelos caras do Azilacast, podcast de entretenimento e de cultura. Tudo isso culminou no Dia do Podcast, quando o Xadrez Verbal foi eleito um dos Melhores Novos Podcasts de 2015 pelo Mundo Podcast.

Notaram, caros leitores, a variedade de temas em materiais de boa qualidade, recomendados? Entretenimento, cultura, política, arte, narrativas, História, cotidiano, ciência, além de política internacional, quando finjo que entendo de alguma coisa. E o mais legal: várias das pessoas citadas acima, mais que parceiros nessa trajetória, estão se tornando amigos e amigas, nesse espírito de solidariedade. Não há competição pela faixa do horário nobre no Ibope; você ouve quais programas quiser, quando quiser. O crescimento é tal que tivemos a estreia do nosso novo podcast, que mistura futebol, política e História.

Ouçam e apoiem os podcasts brasileiros. Todo dia é Dia do Podcast.


Para os que perguntaram, os feeds do Fronteiras Invisíveis do Futebol estão prontos e seguem: feed RSS, feed do iTunes e feed Player.FM

 


assinatura

Filipe Figueiredo, 29 anos, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

botãocursos

Anúncios

5 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s