Fronteiras Invisíveis do Futebol #37 – Argélia

Fronteiras Invisíveis do Futebol é a nova iniciativa do Xadrez Verbal, um podcast sobre História, política atual, geopolítica, tudo isso com o fio condutor do futebol. Apresentado pelo meu amigo Matias Pinto, que também apresenta o podcast que vocês tanto apoiam, o programa será quinzenal, com um belo trabalho de edição. Em cada programa teremos A História, O Campo e O Mapa, contando sobre alguma região do planeta, sua identidade cultural e sua História. A série é motivada pela série de textos especiais Fronteiras Invisíveis da Europa, que discute nacionalismos, regionalismos e a União Europeia.

Voltamos à África, mais precisamente ao norte do continente, para celebrar os 55 anos de independência argelina. O surgimento dos povos berberes – que representam cerca de 1/4 da população atual – e o intercâmbio com os cartagineses marcaram a região durante a Antiguidade.

Durante a Idade Média, a chegada do Islã e o domínio dos otomanos até 1830, quando os franceses transformaram a Argélia em seu principal departamento africano. É neste período, que o esporte bretão é introduzido entre os colonos, sendo motivo de disputa até hoje entre dois clubes pelo decanato do futebol argelino.

De lá pra cá, diversos craques argelinos (ou descendentes) encantaram o mundo da bola: Abdelaziz Ben Tifour, Rachid Mekhloufi, Rabah Madjer e um tal de ZINÉDINE ZIDANE. Inclusive, a luta independentista teve a modalidade como um importante aliado, com a seleção do Front de Libération Nationale excursionando pela África, Ásia e Europa e desfalcando Les Bleus no Mundial de 1958.

Já com a formação da República Argelina Democrática e Popular, o seu primeiro presidente foi o ex-jogador e militante do FLN Ben Bella que assim como o coronel golpista Houari Boumédiène transformaram o país em uma das lideranças do Terceiro Mundo.

Site do app Goleiro de Aluguel

Referências no programa

Livro A Revolução Argelina, de Mustafa Yasbek

Filme A Batalha de Argel

Música C’Est La Vie, de Khaled

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. 

Assine um dos feeds do Fronteiras Invisíveis do Futebol e não perca nenhum programa: feed RSS, feed do iTunes e feed Player.FM, feed Deezer e feed Pocketcast

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, confira o restante da programação aqui.


assinaturaFilipe Figueiredo, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

botãocursos

Anúncios

3 Comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s