Xadrez Verbal Podcast #271 – Tchéquia, cortina de fumaça e Atila #41

O comendador voltou! O noticiário da pandemia com Atila Iamarino foi fagocitado pelo podcast Xadrez Verbal, com uma edição expandida, dois podcasts em um! Também fomos até as eleições na Tchéquia e passeamos pela quebrada latino-americana! Além disso tudo, giramos pelo mundo, a semana na História, economia com a professora Vivian Almeida, peões da semana e dicas culturais fechando mais uma edição da sua revista de política internacional em formato podcastal!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Dicas do Sétimo Selo e links

Filmes de Star Trek

Filme Osmose Jones

34ª Bienal de São Paulo

Coluna na Gazeta do Povo Quando o Líbano vai entrar em erupção?

Xadrez Verbal #237 – Xeque: Oriente Médio (sobre as explosões em Beirute)

Coluna Como tirar um autocrata do poder, por Oliver Stuenkel

Matéria Vitória eleitoral na República Tcheca oferece caminho para barrar populistas, por Andrew Higgins

Fronteiras Invisíveis do Futebol #37 – Argélia

Ministério das Relações Exteriores – Nota à imprensa 131 – Declaração conjunta Brasil-Colômbia por ocasião da Visita de Estado do Presidente da República da Colômbia, Iván Duque Márquez, ao Brasil

Xadrez Verbal #179 – Base de Alcântara – com Sérgio Sacani

Matéria Call for international action to help PNG fight Covid

Coluna Trabalhadores, uni-vos, por Rafael Cariello

Nerdologia História Crimes de guerra japoneses

Música de encerramento Igapó, com Jane Dubos e Sebastião Tapajós

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Canal do Xadrez Verbal no Telegram

Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal

00:05:55 – Giro de Notícias #01
00:35:30 – Coluna Aberta: Velho Continente
01:26:15 – Efemérides: A Quinzena na História
01:37:10 – Match: América Latina
02:35:30 – Giro de Notícias #02
02:50:20 – Xeque: Especial Coronavírus, com Atila Iamarino
04:08:40 – Gambito da Dama: Nobel de Economia
04:20:30 – Giro de Notícias #03
04:39:15 – Peões da Semana
04:40:20 – Sétimo Selo
04:51:35 – Música de Encerramento

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

17 Comentários

  • Denize Silva Albrecht

    Felicidade em dobro !

  • Ele voltou!

  • Diogo Maia de Carvalho

    Aeh, muito bom ter pai Átila de volta!

    Ah, e a trilogia nova de Star Trek feita para o cinema também é fenomenal, mas não conta com o William Shatner.

    Abraços de BH.

  • Pensei que você fosse dizer que o Putin não vai ao encontro, não por causa do clima, mas por causa do climão (com UK).

  • Matias cometeu um equívoco sobre a geografia do Canadá. Nunavut não faz fronteira com o Alasca. Yukon faz.

  • Ótimo programa como sempre, ainda mais com a presença do comendador!!

    Muito obrigado pelo conteúdo!!

  • Que bom ter vcs de volta!! Semana passada ficamos “órfãos” de podcast!! E melhor ainda com o Átila! Aliás é pra ele que dirijo meu comentário. Moro em Singapura há quase 1 ano e hoje o país está com mais de 80% da população vacinada (com Pfizer e Moderna) porém a variante Delta está passando por cima das vacinas com facilidade, tanto que o país enfrenta agora seu pior momento na pandemia. Vou deixar os links de uma notícia de ontem e do último pronunciamento do primeiro ministro pra vcs darem uma olhada. Claro que as vacinas ajudam a reduzir as mortes, mas o meu ponto é que, apesar das restrições que o país ainda adota (home office, só podem sair duas pessoas juntas, só pode comer fora quem está vacinado) vacinas, testes, rastreio de contato em todos os lugares e o uso obrigatório de máscaras mesmo na rua, a Delta está crescendo muito e escapando das vacinas sim. O governo já anunciou uma 3a dose de reforço para idosos e adultos acima de 30 anos imunizados há mais de 6 meses pra tentar segurar o avanço dessa variante. Eu adoraria ouvir um comentário mais detalhado ou um estudo de caso sobre Singapura porque o país fez tudo certinho e ainda assim estamos sofrendo com a Delta, apesar da enorme vacinação. Obrigada pelo trabalho de vcs!! Beijos do outro lado do mundo :-*

    https://www.channelnewsasia.com/singapore/covid19-new-cases-deaths-singapore-moh-oct-24-2265016

    • Sei que a gente compara com o Brasil, e aí tudo parece bom … mas 300 mortos em uma população de mais de 5 milhões realmente não é nenhum absurdo. Mostra que realmente fizeram certinho, e que as vacinas estão funcionando muito bem.

  • Diz que é fã do Xadrez Verbal, mas não faz air guitar com a vinheta de abertura do programa (nem do Giro de Notícias… e nem do Match)! POSERS!

  • 2 em 1! Melhor ainda. O Xadrez Verbal é de longe o melhor podcast brasileiro para se manter informado sobre geopolítica, tanto para aqueles que só estão se informando quanto para aqueles que querem estudar e se especializar a fundo nisso, como meu caso. Já que gosto tanto de política, decidi prestar o temido vestibular da FUVEST ano que vem para Relações Internacionais! E com certeza que o Xadrez Verbal vai, além de continuar me informando, me inspirar. Então, pode desejar um boa sorte para mim, para todos os vestibulandos e para aqueles que pretendem se tornar um internacionalista haha

    Com carinho

  • Filipe, só um comentário a respeito de um termo que sempre ouço você usando …. “decisão salomônica”. Dividir alguma coisa em dois e dar metade pra cada um não tem nada a ver com a narrativa de Salomão … nela ele apenas ameaçou cortar a criança ao meio e dar metade para cada mãe porque sabia que a verdadeira mãe abriria mão da criança e deixaria para a outra. Nada foi realmente cortado ou dividido … “decisão salomônica” é apenas sinônimo de uma decisão sábia.

  • Sobre a missão Lucy, dá um google aí por “lucy mission map” e vai dar pra entender melhor … mas os asteróides troianos na realidade não orbitam Jupiter, eles orbitam o Sol. Mas fazem isso usando a mesma órbita que Jupiter usa.

    Só que …. eles estão em 2 grupos separados, sempre à mesma distância de Jupiter (eles nunca se encontro por uma questão gravitacional). Um grupo vai sempre à frente de Jupiter (60 graus à frente, de um total de 360, pra quem é de humanas …), e o outro grupo vai sempre atrás de Jupiter (também 60 graus atrás).

    Isso faz com que se forme um triangulo equilatero entre um grupo de asteroides troianos, Jupiter, e o Sol. O mais interessante de tudo é que, como a Terra nesse momento está entre Jupiter e o Sol, a sonda Lucy está, hoje, mais próxima de Jupiter do que estará quando alcançar os asteróides. E na vdd, nos próximos anos, ela nunca mais estará tão próxima de Jupiter quanto está hoje.

  • Ola pessoal do XV!

    Seria interessante o Atila comentar a questão da covid na Bélgica, onde houve um relaxamento das medidas na região do pais com alta taxa de vacinação (os Flandres) mas que agora esta tendo que voltar atrás com a alta de hospitalizações nas ultimas semanas mesmo com numeros acima de 80%. Ainda existe as diferenças entre as taxas de Bruxelas e o resto da Bélgica, que em geral tem pessoas mais céticas em relação a vacina.

    Abraços

  • Bom crepúsculo!!

    O Filipe questionou sobre Ecstasy como uma droga estimulante durante o programa. O principio ativo é 3,4-metilenodioximetanfetamina, e continua sendo consumida principalmente com os nomes de MDMA, MD ou até Michael Douglas, e é considerada uma droga perturbadora e estimulante. Além do uso recreacional, tem sido utilizada no tratamento de transtorno de estresse pós-traumático, em uma forma de psicoterapia assistida(auxiliada) por MDMA.

    Abraços

  • Luiz Carvalho Junior

    Desculpem-me se estou sendo chato, mas, por volta de 01:59:28 foi dito “aproveitando que estamos na região norte”, referindo-se a Alcântara – MA. Gostaria de lembrar aos senhores que o estado do Maranhão (terra de Alcione e do Bicho Terra) fica na região Nordeste!

  • Oi.
    Eu vi o Filipe no My News e curti que ele tenha lembrado da pergunta do Tio Rey porque é uma referência que eu uso em tudo que é debate. A pergunta era sobre a Dívida Pública, que é um baita tema pra se fisgar a burguesia e seus fantoches, que é o caso da Jair.

    Episódio incrível.

    Parabéns aos três melhores comentaristas de política internacional e economia da podosfera. Mathias, Filipe e Vívian. Acertei o nome de todo mundo? Haha

  • Olá Matias, Filipe, Vivian.

    Eu me chamo Daniel Rosa, apesar do nome eslavo na conta de Twitter que estou logado (fiz isso pra me enturmar aqui na Rep. Tcheca). Eu queria agradecer pela ótima cobertura sobre as eleições tchecas, que ainda estão bem confusas pra mim. Vocês fizeram muito melhor do que eu fui capaz de coletar de informações com meus amigos daqui. Eu estava torcendo muito para uma derrota do ANO do Babiš, pois recentemente esse partido foi responsável por dar mais uma complicada na nossa vida aqui. Acontece que o sistema de saúde tcheco é excludente com estrangeiros, que precisam ser pagadores de impostos para ter acesso ao sistema de saúde. É o meu caso e da minha esposa que temos visto de trabalho, mas quem tem “conges” dependentes ou filhos, precisava contratar um plano de saúde privado com cobertura pífia. Agora, graças ao ANO e aos anti-imigração do SPD, foi aprovado o monopólio da maior companhia, a PVZP, que aproveitou pra aumentar os valores. Isso explica meu alinhamento com o partido Pirata. Ocorre que minha filha tem uma condição que não é coberta por esse seguro, e eu tenho gastos exorbitantes com medicação (que é de graça para cidadãos tchecos). A situação é injusta com estrangeiros porque crianças não podem pagar impostos por não trabalharem. No ano passado fiquei amigo de uma moça de Belarus que também tem um filho com uma condição médica especial, e ela criou uma petição solicitando ao senado a inclusão das crianças dependentes de estrangeiros pagadores de impostos no sistema de saúde. O partido Pirata tomou pra si a causa, levou ao senado e conseguiu aprovar (imagina eles lendo nossos nomes no senado tcheco *_*). Dependia da câmara baixa para passar, mas o que o Babiš e seu ANO fez? Rejeitaram a proposta e em seu lugar aprovaram o monopólio que agrava a nossa situação. Minha amiga fez um vídeo explicando isso, alertando as pessoas que querem mudar pra cá sobre essa situação que pode levar uma família a falência. A gente tá se movimentando para levar o assunto ao parlamento europeu, pois essa é mais uma daquelas situações que viola as regras da União Europeia. Mas ainda não sabemos como fazer, eu estou indo na carona dessa minha amiga de Belarus que domina o idioma e consegue puxar a dianteira.
    Vou deixar o link aqui [1] que eu peço gentilmente que se for possível, mencionem no finalzinho do podcast quando forem mandar um abraço pra mim e pra todos os meus amigos de Chapecó e Blumenau 😀

    Um grande abraço, obrigado pelo serviço informativo que sempre prestam!

    [1] https://www.youtube.com/watch?v=lrgJuxE7WvA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.