Xadrez Verbal Podcast #341 – Motim do Grupo Wagner

Tudo o que você precisa saber sobre o motim do Grupo Wagner! Matias Pinto e Sylvia Colombo giram pela nossa quebrada latino-americana. Passamos pela bacia do Pacífico, com as últimas da Suprema Corte dos EUA. Vamos até a Europa, com o motim do Grupo Wagner. Giramos pelo mundo, a semana na História, peões da semana e dicas culturais fecham mais um programa da sua revista de política internacional em formato podcastal!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Livro Pizza Con Champan: Cronica de La Fiesta Menemista, de Sylvina Walger

Livro Diplomatas: sete trajetórias inspiradoras de mulheres diplomatas, organizado por Thais Mesquita e Guilherme José Roeder Friaça

Lançamento do livro Diplomatas: sete trajetórias inspiradoras de mulheres diplomatas, organizado por Thais Mesquita e Guilherme José Roeder Friaça

Livro A produção do clube: poder, negócio e comunidade no futebol, de Irlan Simões

Financiamento coletivo da PERIFACON 2023

Rede Patrimônio em Pauta

Férias no Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (educativo.mae@usp.br)

Matéria Abate em massa de jumentos para China ameaça espécie e saúde pública no NE, por Carlos Madeiro

Thread EUA e ações afirmativas, de Thiago Amparo

Matéria A importância das cotas raciais nas universidades, segundo Michelle Obama, por Karolina Monte

Nerdologia História Kamehameha e a História do Havaí

Thread Sobre o motim do Grupo Wagner

Fronteiras Invisíveis do Futebol #32 – Japão pt. 1

Fronteiras Invisíveis do Futebol #35 – Japão pt. 2

Filme Arremesso de Ouro

Música de encerramento Spiders, com System of a Down

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Canal do Xadrez Verbal no Telegram

Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal

  • 00:07:35 – Giro de Notícias #01
  • 00:20:40 – Coluna Aberta: Bacia do Pacífico
  • 00:46:05 – Efemérides: A Semana na História
  • 00:53:50 – Match: América Latina
  • 01:17:35 – Xeque: Motim do Grupo Wagner
  • 02:37:25 – Giro de Notícias #02
  • 02:43:45 – Peões da Semana
  • 02:45:10 – Sétimo Selo
  • 03:00:00 – Música de Encerramento

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

24 Comentários

  • Eu achei interessante o trecho com os comentários da Silvia e do Matias sobre a fala do Lula “democracia é um conceito relativo”. Assim, não sou petista, não ganho nada para defende-los e tenho pra mim que o Lula é um senhor idoso despreocupado com o que fala, propenso por sua condição a dizer mais abobrinhas do que a maioria das outras faixas etárias.

    Mas nesse caso, acredito que entender a democracia como o termo complexo que é faz mais sentido do que o modelo viciado ocidental. Hoje temos o modelo democrático que permite sua auto-sabotagem, e que faz as pessoas escolherem governantes sem elas terem nenhum preparo sobre política ou afins, raros são os que estudam ciências sociais durante a escola. Criamos os modelos de democracia do clientelismo e de democracia dos valores morais, que são as únicas duas coisas que boa parte da população foi ensinada a captar. E o resultado disso são governos erráticos, morosos, representações legislativas anômalas, sem visão ou projeto de país.

    Coincidentemente vêm o Igor Patrick, da FSP, com o artigo “Xi Jiping é um ditador?”. Novamente trazendo a discussão sobre o que os ocidentais liberais entendem como ditadura e democracia. E se a China é uma ditadura de partido único, acredito que ter uma cúpula com projeto nacional tenha proporcionado ao povo chinês algo que nenhuma democracia da banana poderia proporcionar. Uma analogia possível do que a China seria se tivesse tentado algo ocidental seria a Índia (por questão de dimensões territoriais e populacionais), e a China parece estar se saindo indiscutivelmente melhor que sua vizinha em qualquer área que se compare.

    Voltando sobre a Venezuela, objeto da fala do Lula, dado o contexto histórico e de interferência externa no local, é possível querer um modelo de democracia funcional lá? Sabendo que o tio sam e amigos vão fazer de tudo pra tomar o controle dos hidrocarbonetos? Sabemos que num contexto assim, democracia é relativa, porque para nenhum dos envolvidos é a democracia o interesse em jogo.

    E antes que digam que estou defendendo ditador, eu estou questionando a idealização juvenil do que alguns ocidentais vêem como democracia, aplicando ela quando ela não é possível, ou achando que ela é melhor que tudo, quando ela na verdade ela está doente, mal das pernas, precisando de uma revisão de seus alicerces.

  • Olá pessoal, tudo bem?
    Uma informação importante sobre a comercialização e jumentos que foi comentada no programa é importa ressaltar que a carne de jumento não tem muito valor porrem o pelo e pele que são vendidos a altos preços por serem considerados afrodisíacos.
    A grande critica dos especialistas é que esse tipo de comercio ameaça a espécie como foi comentado no programa e algo que já ocorreu em países africanos e os matadouros foram embora com a falta de animais.

    Recomendo o vídeo do Meteoro Brasil e a matéria do O Globo sobre o assunto. tinha colocado links mas foi entendido como spam mas nos nomes estão abaixo.

    Vídeo do Meteoro: CONGRESSO FAZ HOMENAGEM A JUMENTO

    Matéria do O Globo: Exportados para a China, jumentos estão ameaçados de extinção no Brasil

  • Oi Pessoal
    Sobre os Jumentos como alimentação, queria acrescentar que no Sul da Suiça a “carne de Asino” é considerado uma especialidade e é muito amada pelos Habitantes seja como Salami, Bifes, etc…

    Abraço de Basel

  • Diogo Maia de Carvalho

    Bom dia, boa tarde, boa noite a todos.

    Em primeiro lugar, parabéns por mais uma edição do XV.

    O Filipe comentou neste programa um episódio do podcast em que foi comentada a ocupação de Chernobyl por tropas russas. Além dessa edição do XV, gostaria de pedir licença ao homem por trás do tabuleiro para indicar a participação dele mesmo no História FM, do também sensacional Icles Rodrigues, na edição sobre a usina nuclear ucraniana, quando ele comenta sobre a chegada dos soldados de Putin naquele lugar e todas as implicações disso.

    Abraços de BH

  • Jorge Antonio Vaz

    Que o ouvinte Daron Malakian não tenha ouvido o Matias dizendo que o Serj Tankian lidera o System of a Down!

    Abraços enfumaçados de Ottawa!

  • Fernando Cesar Pereira Cunha

    Caros Filipe e Matias,
    Começo agradecendo por mais uma excelente edição do Xadrez Verbal, sou ouvinte desde 2018 e durante a primeira fase da pandemia, em 2020, aproveitei para ouvir todos os episódios desde o primeiro. Sou formado em História pela UFF e atualmente sou mestrando na USP no programa de Língua, Literatura e Cultura Japonesa, devo dizer que fico muito contente com as menções nos últimos episódios do podcast sobre a imigração japonesa, minha área de estudo. Os episodios do Fronteiras sobre o Japão são ótimos para auxiliar na lacuna que temos no tocante a presença de disciplinas sobre História da Ásia na graduação em História, caso os episódios sejam feitos novamente recomendo os livros O Imigrante Japonês (Tomoo Handa, 1987) e Uma Epopéia Moderna: 80 Anos de Imigração Japonesa no Brasil (1992) como importantes fontes sobre a temática.
    Peço que mandem um abraço para minha companheira de vida Amber, que ouve os episódios por osmose e comenta sempre sobre as pronuncias de vocês da língua chinesa (ela estuda chinês) e um outro abraço para os professores da área de japonês da USP que estão precisando de auxilio frente as dificuldades que vem enfrentado na manutenção da habilitação na FFLCH.
    Agradeço mais uma vez pelo excelente podcast.

  • Alexandre Rocha do Nascimento

    Sobre a questão do jumento, não se trata de novidade. Em 1982 Luiz Gonzaga lançou a música Apologia ao Jumento (O Jumento e nosso irmão) defendendo o animal.
    A questão se agravou com o paulatino abandono desses animais em função do florescer da compra de motos no nordeste.
    Episodios Anteriores
    1) Carlos Queiroz, tecnico do Catar, nunca trabalhou no Brasil.
    2) A morte de 3 soldados israelenses por um policial egípcio estava sendo investigado como terrorismo segundo o Haaretz.
    Esta havendo punições nas Forças armadas israelense pelas falhas.
    E a morte de uma sargento, agravada pelo fato de que se trata de um batalhão de combate misto (ônibus e mulheres) faz a extrema-direita atacando a presença de mulheres em unidades de combate

    • Giuliano Cantadore

      Boas Filipe e Matias, excelente programa como sempre! Vim deixar um breve comentário relacionado ao nome da República Srpska. Convenhamos, pronunciar essa maravilha de cinco consoantes seguidas para um lusófono é F. Então fui buscar se havia alguma versão oficial em Português do nome. De acordo com o Serviço de Publicações da União Europeia, em versões em português de documentos oficiais do bloco, o correto seria empregar o nome “República Sérvia”. Isso faz bastante sentido, já que a palavra “Srpska” é apenas o gentílico feminino do país vizinho.
      Forte abraço e continuem com o excelente trabalho!

    • Maria Luísa Manosso

      Gostaria de complementar o conteúdo que divulgaram acima, com o material do podcast Rádio Novello Apresenta. No EP 3 tem “o impressionante arco narrativo dos jumentos – de “símbolo do nordeste”, ao desemprego total com a chegada das motos, até a exportação desenfreada para a China. Por Clara Rellstab e Gabriela Varella”. Fala sobre organizações de resgate e proteção aos jumentos, e sobre o único frigorífico no Brasil que ainda abate jumentos para atender ao mercado chinês.

      • Um adendo: no programa da Rádio Novelo elas explicam que, na verdade, a espécie jumento não corre risco de extinção, mas sim a raça de Jumento Nordestino. No Brasil, se não me falha a memória, existem mais duas outras raças, e no mundo tantas outras. O principal interesse da China pelos jumentos é porque usam o colágeno da pele dos animais para fabricar uma espécie de panacéia chamada ejiao.

  • A China comprou o naming rights dos macacos cingaleses.
    Parabéns pelo excelente trabalho, abraços!

  • Joana Barboza Pinto Hill

    Apenas uma correção da câimbra mental do Filipe sobre o Eid, pois segundo o Corão, trata-se do sacrifício de Ismael por Abraão e não de Isaque, ambos filhos do patriarca, mas de mães diferentes, que deram origem aos dois dos maiores povos semitas, árabes e judeus, respectivamente.

  • Sobre a independência da Bahia comentada , tivemos um mercenário há 200 anos. Pierre labatour.

  • Maria Luísa Manosso

    Olá Filipe e Matias! Posso pedir um abraço pra efeméride do meu aniversário dia 08/07? Vocês são meus companheiros de trabalho (sou eu que faço arcos), até comprei um abafador EPI pra usar no trampo, com Bluetooth, pra poder ouvir vocês com segurança e acima do barulho das serras. Bom que a bateria dele de 36 horas me permite ouvir o xadrez verbal tranquilo, e ainda sobra bateria pra mais 1 ou 2 podcasts xD

  • Mais uma vez um problema excelente, um grande beijo a toda equipe, mas principalmente pro meu Lucas, meu marido, que faz aniversário dia 8, porém estarei comemorando somente no dia 10 já que domingo é o dia da primeira fase da prova da ordem! Vou levar vocês comigo para as duas questões de direito internacional 🙏🏼

  • Pingback: maisdomesmodepoisdos50

  • Olá, Filipe e Matias!!

    Sobre a teoria da conspiração do Lenin ser agente do governo alemão durante a primeira guerra, o que há de fato sobre a relação entre esses dois? Já ouvi dizer que sem apoio dos alemães, os bolsheviques dificilmente teriam chegado ao poder. Que houve apoio finaneiro e logístico. Perguntei ao Rodrigo Ianhez e ele confirmou que houve apoio, mas não deu muitos detalhes. Mas recomendou o livro Lenin on the Train da Catherine Merridale sobre o tema.

    • GILMAR SOARES ELY

      Olá, Filipe e Matias. Filipe, viu o trailer do filme sobre o Napoleão, estrelado pelo Joaquim Phoenix? Qual a sua expectativa?

  • Oi gente, tudo bem?

    Só queria agradecer mesmo pelo podcast! Vocês me proporcionam o privilégio de ter um pouco de política internacional na minha rotina, fato que me ajuda diretamente com meu trabalho a frente de uma equipe!

    Ouço vocês desde 2018, “esbarrei” no podcast meio sem querer no Spotify e adorei o formato e o jeito que vocês falam e explicam as notícias, venho acompanhando desde então e já indiquei para várias pessoas (só não posso garantir que todos vieram ouvir também rs)

    Será que um dia rolaria ter alguma notícia do Suriname quando falarem da América do sul? Eu sou fascinada por esse país, mas nunca vi nenhum veículo brasileiro falar nada sobre ele 😦

    Enfim, é isso! Agradeço o trabalho e sigo na audiência, beijos!

  • Alvaro Carnielo e Silva

    Olá Filipe e Matias,

    Excelente episódio. Como sempre muito bem detalhado e completo.

    Gostaria de destacar algumas coisas.

    Sobre o caso do abate de muares no nordeste do Brasil, boa parte desse ache acontecia na cidade de Amargosa-BA, onde existe um abatedouro lá.

    Alguns meses atrás teve alguns caso de maltratos a esses animais. Além disso existem vários relatos de roubo de animais pra enviar ao abatedouro.

    Soube dessa notícia pois meu primo é policial e estava envolvido na investigação (até deu entrevista pra TV Record local).

    Outro ponto é que esses animais não são absurdos pela carne. O ponto principal é de extrair o couro para medicina tradicional chinesa.

    Sobre os protestos na França pela morte do adolescente, aqui em Toulouse não presenciei nada. Contudo a prefeitura daqui fechou o transporte público no período noturno pra evitar problemas. Além disso, algumas lojas maiores colocaram placas de madeira pra proteger e evitar estilhaçar as janelas.

    Por último, sobre o grupo Wagner, lembrei de que ano passado (acho), antes da guerra, a Rússia pousou um avião na Venezuela e pelo que eu me lembre tinham membros do grupo Wagner nele.

    Grande abraço de Toulouse!
    Álvaro Carnielo e Silva

  • Eduardo Cormanich

    Bom dia, boa tarde, boa noite Matias e Filipe!

    Há muito já não comento aqui, mas estou sempre ouvindo-os.

    Passo aqui para novamente agradecer o ótimo trabalho de sempre (espero, em breve, poder voltar a ser um “mecenas” do XV).

    E quero aproveitar e fazer eco a um dos comentários lidos, de que os senhores possam realizar lives com a gravação dos episódios. Seria uma grande realização para mim que, como outros, acredito que gostariam de compartilhar esses momentos da madrugada de sexta para sábado convosco.

    Abraços em vossas mucosas.

    Eduardo Cormanich

    • Boa noite tarde ou dia, a gosto do freguês, gostaria de fazer uma pequena correção boba e também uma sugestão. Primeiro uma correção que não vejo nenhum veículo de mídia fazendo certo mas fica mais como curiosidade mesmo, no russo o kh não se lê com som de ká mas sim com som de H do inglês como em Hello ou como o R no início de palavras em português como Rato, então o nome de cidades da Ucrânia como Kharkiv e Bakhmut na verdade são lidas como Harkiv e Bahmut.

      Agora uma sugestão é o convite do professor Marcus Paiva para o programa para falar da situação das eleições tailandesas, ele é o maior especialista de Tailândia no país e faz acompanhamentos da situação no instagram e no telegram, acho que chamá-lo para o programa em uma ocasião especial seria muito bom, como teve no episódio sobre as eleições na Nigeria.

  • Luigi Fialho Vieira de Melo

    Só queria fazer um registro de revolta por vocês não chamarem Yevgeny Prigozhin de EUGÊNIO Prigozhin. Beijos no pulmão

  • Essa Sylvia Colombo é a cara do jornalismo UOL. Insuportavelmente chata e rasa. Avanço o podcast sempre que ela abre a boca

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.