Fronteiras Invisíveis do Futebol #35 – Japão Pt.2

Fronteiras Invisíveis do Futebol é a nova iniciativa do Xadrez Verbal, um podcast sobre História, política atual, geopolítica, tudo isso com o fio condutor do futebol. Apresentado pelo meu amigo Matias Pinto, que também apresenta o podcast que vocês tanto apoiam, o programa será quinzenal, com um belo trabalho de edição. Em cada programa teremos A História, O Campo e O Mapa, contando sobre alguma região do planeta, sua identidade cultural e sua História. A série é motivada pela série de textos especiais Fronteiras Invisíveis da Europa, que discute nacionalismos, regionalismos e a União Europeia.
Fechando o díptico nipônico, recebemos mais uma vez o amigo Ubiratan Leal para falar sobre a imigração japonesa no Brasil, a contribuição da comunidade em diversas áreas, inclusive no futebol a partir de nisseis e sanseis como Sergio Echigo, Paulinho Kobayashi, Sandro Hiroshi e Pedro Ken.
Por outro lado, diversos jogadores e treinadores brasileiros tentaram a sorte no Extremo Oriente a partir da profissionalização da modalidade nas Ilhas. Por sinal, o esporte foi um importante meio de integração do Japão com a comunidade internacional no pós-Segunda Guerra Mundial, quando o país tornou-se uma das maiores economias mundiais.
Referências no programa
Perfil do diretor Akira Kurosawa no IMDb
Livro A History of Japan, de Kenneth G. Henshall
Anime Patrulha Estelar – Space Battleship Yamato
Música Hino japonês Kimi Ga Yo
Ouça o podcast aqui ou baixe o programa.
Assine um dos feeds do Fronteiras Invisíveis do Futebol e não perca nenhum programa: feed RSS, feed do iTunes e feed Player.FM, feed Deezer e feed Pocketcast
A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, confira o restante da programação aqui.
Filipe Figueiredo, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.
Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?
Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)
E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.
Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.