Fronteiras Invisíveis do Futebol #32 – Japão Pt.1

Fronteiras Invisíveis do Futebol é a nova iniciativa do Xadrez Verbal, um podcast sobre História, política atual, geopolítica, tudo isso com o fio condutor do futebol. Apresentado pelo meu amigo Matias Pinto, que também apresenta o podcast que vocês tanto apoiam, o programa será quinzenal, com um belo trabalho de edição. Em cada programa teremos A História, O Campo e O Mapa, contando sobre alguma região do planeta, sua identidade cultural e sua História. A série é motivada pela série de textos especiais Fronteiras Invisíveis da Europa, que discute nacionalismos, regionalismos e a União Europeia.

Convidamos mais uma vez o amigo de origem okinawana Ubiratan Leal, comentarista de beisebol e futebol nos canais ESPN, para abrir os trabalhos do díptico sobre o Japão. Nesta primeira parte, nos dedicamos à ocupação do arquipélago, localizado no Oceano Pacífico, desde os primeiros vestígios arqueológicos até o período do Xogunato, passando pelos conflitos internos e a formação cultural do povo japonês. Ou povo Yamato?

Acompanhamos também a chegada e expulsão dos portugueses e o subsequente isolamento japonês, que só terminará no século XIX, quando as modalidades esportivas ocidentais são introduzidas nas ilhas. Entenda como o beisebol tornou-se o passatempo favorito dos japoneses e o futebol ganhou popularidade no final da década de 1980, através das diversas competições sediadas no país e a legião de jogadores e treinadores brasileiros, inclusive defendendo a seleção nacional.

Explicamos também a Restauração Meiji, consequência direta da Diplomacia da Canhoneira. Com a modernização do país pelo alto e a restauração do poder imperial, o Império Japonês torna-se a primeira potência mundial asiática, adotando uma política expansionista, até a Segunda Guerra Mundial.

Referências no programa

Perfil do diretor Akira Kurosawa no IMDb

Livro A History of Japan, de Kenneth G. Henshall

Anime Patrulha Estelar – Space Battleship Yamato

Música Hino japonês Kimi Ga Yo

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. 

Assine um dos feeds do Fronteiras Invisíveis do Futebol e não perca nenhum programa: feed RSS, feed do iTunes e feed Player.FM, feed Deezer e feed Pocketcast

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, confira o restante da programação aqui.


assinaturaFilipe Figueiredo, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

botãocursos

Anúncios

5 comentários

  • Existe um filme sensacional (e longo, dividido em duas parte) sobre a ocupação japonesa em Taiwan chamado Seediq Bale, que conta a história da Revolta Wushe comandada pelos nativos seediq taiwaneses contra militares e civis japoneses que ocupavam a área, liderados por Mona Rudao, durante o período fascista

  • Uma coincidência que transforma o programa numa baita efeméride pra minha família. Dia 28 próximo minha ba-chan completaria exatos 100 anos se estivesse viva.

    Da primeira geração de descendentes nascidos no Brasil, era natural de Birigui onde viveu até os 28 anos. Segundo a própria, a família teve que fugir da Shindo Renmei no pós-guerra (sendo que sequer tinham opinião ou ideologia sobre o desfecho do conflito) e fixou morada na então recém fundada Andradina, cidade natal de minha mãe e meus tios, Alborghetti, Ricardo Prado, Elói (único Bola de Prata do Brasileirão pela Inter de Limeira), Gil legislador e outros pernas de pau

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s