Xadrez Verbal Podcast #329 – China, Europa e Oriente Médio

Xi Jinping foi até a Rússia se encontrar com Vladimir Putin e nós vamos até lá para te explicar tudo sobre esse encontro. Vimos as últimas notícias da guerra na Ucrânia e da Europa. Também passamos pelo Oriente Médio, com declaração racista de ministro israelense. Giramos pelo mundo, a semana na História, economia com a professora Vivian Almeida, peões da semana e dicas culturais fecham mais um programa da sua revista de política internacional em formato podcastal!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.
Dicas do Sétimo Selo e links
Documentário Until the Light Takes Us
Filme Branco sai, preto fica
Curta-documentário O que nos espera
Xadrez Verbal #326 – Xeque: África (Eleições na Nigéria), com Augusto Chidozie
Fronteiras Invisíveis do Futebol #7 – Nigéria
Al Jazeera Investigations – Gold Mafia
Nerdologia História – Pretorianos e o leilão do trono de Roma
Matéria Mapeamento genético indica que Beethoven não era um Beethoven, por Reinaldo José Lopes
Matéria Texto sigiloso vaza e revela exigência da UE para fechar acordo com Brasil, por Jamil Chade
Fronteiras Invisíveis do Futebol #94 – História do Catar
Matéria A economia do cérebro, como a do mundo, é limitada pela oferta de recursos, por Suzana Herculano-Houzel
Matéria The Messi of maths: Argentinian Luis Caffarelli wins Abel prize, por Alex Bellos
Música de encerramento Dando trabalho pros anjos, com DJ Jamaika
Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify
Canal do Xadrez Verbal no Telegram
Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal
- 00:02:50 – Giro de Notícias #01
- 00:24:40 – Coluna Aberta: Oriente Médio
- 00:55:30 – Efemérides: A Semana na História
- 01:01:40 – Match: Invasão Russa à Ucrânia
- 01:59:45 – Xeque: Bacia do Pacífico
- 03:20:55 – Gambito da Dama: crise bancária e visita de Lula à China
- 03:38:45 – Giro de Notícias #02
- 03:53:30 – Peões da Semana
- 03:55:15 – Sétimo Selo
- 04:13:50 – Música de Encerramento
Ouça o podcast aqui ou baixe o programa (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)
Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.
A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.
Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?
Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)
E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.
Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.
Grande Filipe e grande Matias por favor mandem um salve para o professor de economia politica internacional da UFBA Lucas Trentin Rech, o cara é fera e recomendou um fronteiras invisiveis em uma aula uma vez.
Salve, Filipe e Matias! Queria deixar registrado que como um homen gay amante de futebol (e consumidor ávido do Fronteiras Invisíveis do Futebol) me senti muito contemplado pela fala do Filipe sobre como a caracterização do papo de futebol como “coisa de homem hétero” pode acabar reforçando a homofobia e o machismo em relação ao esporte. Inclusive, como estudante de R.I, esse interesse de vocês na relação entre futebol e política internacional/história me abriu muitas portas no sentido de entender melhor diversas dinâmicas das relações internacionais. Parabéns pelo trabalho e por favor continuem sempre com o papo futebolístico!
*homem
Bom crepúsculo! No último programa, o Filipe disse que o Tik Tok começou como o app das dancinhas e agora tem de tudo. Mas não tem ainda o Xadrez. Acho que se lançassem um vídeo mandando um bom.”O homemmm por trás do tabuleiro” faria sucesso. Ou vocês têm receio que seus dados sejam violados pelos chineses. 🤔….kkkkk. Forte abraço!
Olá, adoro o programa e sou daquelas que não tiro vocês do ouvido.
Adorei essa versão de áudio descrição da reação dos convidados kkkkkkk
Caros, primeiramente parabéns por mais um ótimo programa!
Queria comentar sobre algo que me incomoda há muito tempo, que é o fato do Filipe sempre chamar o líder chinês de “Xi Xinping”. Sei que não é intencional, e sei que muitas vezes temos dificuldade em pronunciar nomes em outros idiomas, mas nesse caso me incomoda bastante pois “Xi Xinping” é justamente a forma como alguns perfis de extrema-direita se referem ao presidente chinês, por razões óbvias. Peço que se atentem a isso, é Xi Jinping, com X e J.
Enfim, fica aí um respeitoso puxão de orelha.
Forte abraço!
Olá Filipe e Matias,
Espero que estejam bem. Sou ouvinte do Xadrez Verbal desde 2019 e moro em Alegre – ES (terra do avô do Matias). Também sou professor de matemática e gostaria de fazer dois comentários sobre a notícia da premiação do Caffarelli.
Em primeiro lugar, acredito que seria mais apropriado comparar o Prêmio Nobel com o Prêmio Abel, já que ambos são premiações anuais e possuem valores semelhantes. Já a Medalha Fields é concedida apenas a matemáticos com idade igual ou inferior a 40 anos, é quadrienal e o prêmio é de apenas 15 mil dólares canadenses.
Uma curiosidade: apenas no Brasil que a fórmula utilizada para resolver equações de segundo grau é conhecida como Fórmula de Bhaskara. O Professor Rafael Procópio, do Canal Matemática Rio, possui um vídeo explicando este fato.
Um forte abraço,
Mais um complemento: Neste vídeo, o Prof. Eduardo Wagner explica a confusão que relaciona a fórmula para resolver equações quadráticas com o nome de Bhaskara.
Olá!
Excelente bloco sobre OM.
Sobre a declaração do Smotrich, interessante lembrar que a Golda Meir enquanro falou em diversas ocasiões, enteevistas a coisa: que palestinos não existiam (theres no such thing as palestinians).
A instrumentalização da arqueologia pra propaganda de Israel é algo bem bizarro também e nem tudo que eles dizem ser da época da Judeia é de fato desse período, uma vez que a cidade foi comandada por dezenas de povos diferentes.
Bom dia, boa tarde, boa noite para todo mundo.
Em primeiro lugar, parabéns pelo trabalho e por mais uma edição muito bacana do XV.
Como um grande admirador da obra do Prof. Tolkien, eu corroboro com a afirmação do Filipe de que o homem é um dos maiores especialistas na obra do mestre aqui no Brasil. Ele foi responsável por algumas das novas traduções de livros como O Hobbit e O Silmarillion (vulgo a obra-prima máxima da fantasia de todos os tempos). Além disso ele é expert em história cristã e mesmo sendo ateu gosto de assistir aos vídeos dele sobre o assunto.
Recomendo que deem uma olhada nas lives com a presença dele no Tolkien Talk e no canal do Pirula.
Namárië.
Esqueci de que eu estava falando do Reinaldo José Lopes, rs.
Olá Filipe e Matias,
Acompanho vocês desde 2017. Atualmente resido em Bordeaux, onde faço meus estudos de doutorado. Sobre as manifestações aqui na cidade, na quinta-feira todos os transportes públicos da cidade pararam forçando a população caminhar vários kms para voltar dos trabalhos e principalmente das manifestações. Isso me deu a impressão que a população da cidade aumentou, pois mesmo em ruas mais residenciais havia um grande fluxo de pessoas durante todo o dia. O mais engraçado é que na sexta-feira tudo tinha voltado ao normal, pessoas trabalhando normalmente e transportes funcionando como antes. A exceção é que as ruas registravam rastros das manifestações, como cinzas nas calçadas de alguns prédios públicos e muito papel no chão (parecia as ruas brasileiras após dia de eleições).
Muito boa a cobertura feita por vocês, forte abraço.
Igor Malheiros.
Mano, quando ouvi que caças interceptaram um b52 no báltico eu achava que o b52 tinha sido abatido!
Hehe depois fui ler que ele foi acompanhado até sair da área.
Devo atualiza o significado do termo “interceptado” no meu dicionário mental ehheeh.
Sempre aprendendo com vcs.
Parabéns!!!
Boa tarde Filipe e Mathias.
Sou o Sabs (Felipe Bastos), e primeiramente gostaria de agradecer mais uma vez pelo excelente programa de vocês!
Tenho apenas uma pequena correção quanto a informação que o Filipe deu quanto ao credit suisse (CS), que no ano passado o valor de mercado dele era da casa de 1 trilhão. Infelizmente essa informação não está correta, no ano passado o valor de mercado do CS era de aproximadamente 30 bi somente. Acredito que foi apenas um erro quanto ao volume de ativos que o banco possui.
PS: O pico de avaliação do CS foi em 2007 e ele chegou a valer algo por volta dos 300 bi de dolares.
Boa tarde! Minha esposa, Milena, e uma grande apreciadora de sorvetes. E o melhor que ela ja provou na vida foi um Gelato de Melograno (Romã em Italiano) comprado em uma sorveteria na Via del Lavatore ao lado da Fontana Di Trevi em Roma.
O caso do diretor de escola na Florida demitido por causa da exposicao da imagem da estatua de Michelangelo aos alunos me lembrou da minha epoca de ginasio nos anos 80. Nossa professora de historia foi mandada embora, apos reclamacao de alguns pais, pelo fato de termos assistido em classe ao filme O Nome da Rosa de Umberto Eco.
Olá! Ouço o Xadrez Verbal desde 2018, sou super fã do trabalho de vocês.
Sobre o David de Michelangelo ser considerado pornográfico, a estátua representa justamente o contrário. Para o gregos antigos, esculpir estátuas com pênis pequenos demonstrava valorização do intelecto sobre o corpo e sobre os desejos carnais. Os romanos absorveram essa ideia e no Renascimento os artistas revisitaram o conceito. Ou seja, o diminuto pênis (que, como bem marcou Matias, precisa ser visto com lupa) é tudo, menos erótico.
Salve, Matias e Filipe!
Eu imagino o que os pais lá da Flórida diriam do meu professor de história da 7a série, quando ele exibiu para a turma aquele documentário do History sobre a Revolução Francesa, que em certa altura exibe uma cena com várias ilustrações pornográficas dos jornais da época satirizando a Maria Antonieta.
O coitado do professor ficou super constrangido, tanto porque não esperava aquilo e muito mais porque a 7a série (com mentalidade de 5a!) não perdoou.
Um abraço!
Achei o documentário em questão:
Atenção para o minuto 18:30 – apenas para maiores!!!
Bom dia Filipe e Matias!
Acho que os comentários sobre fazer uma live ou não da gravação do programa tem também a ver com a possibilidade de interação e arrecadação via superchats e afins já que esse modelo tem cada vez mais se popularizado nos últimos anos principalmente com os mesacasts.
Se puderem mandar um salve para o Esgoto dos Ratos do Futebol, grupo no qual muitas vezes há calorosas e enriquecedoras discussões sobre os tópicos do programa.
Um beijo e um abraço para cada um de vocês!
Quando vai para Portugal Matias? Estarei indo fazer meu segundo mestrado lá, dessa vez em CyberSecurity em Agosto já estarei a caminho da amada terrinha. Boa viagem para ti! Se precisar de dicas da terrinha, estamos aqui!
Mais um excelente episódio que acompanhei da ala da maternidade enquanto minha esposa se recuperava do parto de nossa terceira filha. Muito obrigado pela informativa companhia. Gostaria de pedir um beijo para a minha esposa Ednea (que acompanhou durante a presença do Atila no especial coronavírus. pois é, foi o maximo que eu consegui que ela acompanhasse 😁) meus filhos Luana e Rafael e nossa literalmente recem-nascida na família desde o dia 24, Maia.
Grande abraço!
Sobre a primeira notícia do programa, quando as letras de uma palavra são rearranjadas pra formar outra, trata-se de um anagrama. Porém Astana e Nursultan não chegam a ser anagramas uma da outra, por pouco. De qualquer forma, dá pra reaproveitar algumas e facilita bastante pra quem faz as placas kkkk.
Se o Haiti fala francês e o francês é uma língua de origem latina, porque o Haiti não é parte da América Latina? Ou não é essa a diferenciação?
Comentei com alguns amigos sobre a questão de Itaipu e é impressionante como é algo que está sendo pouco vinculado na mídia, apesar da importância, pois todos desconheciam o que está acontecendo. De quebra recomendei à eles o programa que vocês falam do assunto em 2019. Abraços Matias e Filipe. 🙂
Passando para recomendar o podcast “Nazis: Road to Power”.
Infelizmente não tem em português.
Só lembrando que A Síria e a Rússia tem uma amizade antiga que data de 1980 quando o pai de Bashar Al Asad firmou um acordo de cooperação e amizade com a extinta URSS. Assim como Putin não recebeu Asad no aeroporto, ele também não recebeu Xi Jinping e vcs não mencionaram isso. Mas Asad é gente “da cozinha” de Moscou.