Fronteiras Invisíveis do Futebol #7 – Nigéria

Fronteiras Invisíveis do Futebol é a nova iniciativa do Xadrez Verbal, um podcast sobre História, política atual, geopolítica, tudo isso com o fio condutor do futebol. Apresentado pelo meu amigo Matias Pinto, que também apresenta o podcast que vocês tanto apoiam, o programa será quinzenal, com um belo trabalho de edição. Em cada programa teremos A História, O Campo e O Mapa, contando sobre alguma região do planeta, sua identidade cultural e sua História. A série é motivada pela série de textos especiais Fronteiras Invisíveis da Europa, que discute nacionalismos, regionalismos e a União Europeia.

No sétimo Fronteiras Invisíveis do Futebol, vamos ao continente africano pela primeira vez, visitar a Nigéria. Você vai entender a História de uma região rica em culturas, com mais de quinhentas etnias, e muito ligada ao Brasil, quando era tristemente conhecida como Costa dos Escravos. O estabelecimento do domínio britânico vai unir os territórios que compõe o moderno Estado da Nigéria, que é dividido em três regiões. A presença do Islã e do Cristianismo, a indústria do petróleo e as guerras civis vão moldar a História recente do país cujo movimento por autonomia teve íntima ligação com o futebol. Conheceremos as Águias, campeãs olímpicas em 1996 sobre o Brasil, e três vezes campeões continentais. Finalmente, vamos conferir se o Santos de Pelé realmente parou uma guerra quando visitou a Nigéria durante a Guerra de Biafra.

A enquete de escolha do tema do próximo programa está aqui

Referências no programa

Matéria no jornal A Tribuna sobre o Santos FC na Nigéria

Resenha do livro Africa United: How Football Explains Africa, de Steve Bloomfield

Filme October 1, trailer aqui

Música Sorry, sorry, de Femi Kuti

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. 

Assine um dos feeds do Fronteiras Invisíveis do Futebol e não perca nenhum programa: feed RSS, feed do iTunes e feed Player.FM, feed Deezer e feed Pocketcast

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, confira o restante da programação aqui.


assinaturaFilipe Figueiredo, 29 anos, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

botãocursos

19 Comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.