Xadrez Verbal Podcast #296 – Oriente Médio, Europa e Pacífico

Já é governo novo na Austrália! Damos uma volta pela bacia do Pacífico, incluindo eleições na Austrália e na Colômbia, assim como a visita de Bachelet a China e a questão dos uigores. Também passamos pelas últimas notícias principais sobre a invasão da Ucrânia pela Rússia. Damos uma volta pelo Oriente Médio. Além disso tudo, giramos pelo mundo, a semana na História, economia com a professora Vivian Almeida, peões da semana e dicas culturais abrindo mais um programa da sua revista de política internacional em formato podcastal!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.
Dicas do Sétimo Selo e links
Filme Os bons companheiros
Filme Campo dos sonhos
Filme Corina, uma babá perfeita
Fronteiras Invisíveis do Futebol #07 – Nigéria
Matéria Mais velho do mundo, venezuelano que bebe aguardente todo dia faz 113 anos
Twitter de Mellanie Fontes Dutra
Twitter de Isaac Schrarstzhaupt
Matéria ‘They were shooting directly at the journalists’: New evidence suggests Shireen Abu Akleh was killed in targeted attack by Israeli forces, por Zeena Saifi, Eliza Mackintosh, Celine Alkhaldi, Kareem Khadder, Katie Polglase, Gianluca Mezzofiore e Abeer Salman. Vídeo por Livvy Doherty e Oscar Featherstone
Nerdologia História O impacto econômico da guerra na Ucrânia
Coluna na Gazeta do Povo Por que o rápido ingresso da Ucrânia na UE é uma ilusão, e que perigos ela representa
Relatório OXFAM Brasil – Lucrando com a dor
Matéria Ex-diretor do Louvre é preso por suspeita de envolvimento no tráfico de antiguidades
Matéria Os documentos secretos que revelam detalhes de campos de prisioneiros uigures na China, por John Sudworth
Fronteiras Invisíveis do Futebol #17 – Islândia
Matéria ‘Quando vamos fazer alguma coisa?’: técnico da NBA desabafa sobre massacre no Texas
Podcast La Mezcla #01 – Futebol, História e Política, com Matias Pinto
Músicas de encerramento:
- Owner of a lonely heart, com Yes
- Enjoy the silencie, com Depeche Mode
Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify
Canal do Xadrez Verbal no Telegram
Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal
- 00:01:45 – Giro de Notícias #01
- 00:16:15 – Coluna Aberta: Oriente Médio
- 00:35:55 – Efemérides: A Semana na História
- 00:41:55 – Match: Invasão Russa à Ucrânia
- 01:50:05 – Xeque: Bacia do Pacífico
- 02:51:10 – Gambito da Dama: Economia e Ciência Econômica
- 03:11:35 – Giro de Notícias #02
- 03:25:00 – Peões da Semana
- 03:26:30 – Sétimo Selo
- 03:36:40 – Música de Encerramento #01
- 03:41:00 – Música de Encerramento #02
Ouça o podcast aqui ou baixe o programa (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)
Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.
A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.
Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?
Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)
E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.
Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.
Boa noite! A ENI é a empresa estatal da Italia. A AGIP e a subsidiária para distribuição. Mal comparando PETROBRAS-BR e PDVSA-CITGO.
Só uma pequena curiosidade, nessa mesma semana em que o ataque ao Aeroporto de Lod completa 50 anos, a Fusako Shigenobu, uma das líderes do Exército Vermelho Japonês, está sendo liberta dos 21 anos de cárcere.
Uma pequena correção sobre a declaração do Andrey Rudenko: “comprehensive” é falso cognato. Não que dizer compreensivo, e sim “completo ou abrangente”.
Bom dia Filipe e Matias, gostei no novo dia da publicação, excelente a explanação do Filipe sobre o comercio como pacificador dos povos pois relações comerciais sempre foram fraternas. Uma pena que o Putin não ouve o Xadrez Verbal pois o Filipe cansou de avisar que essa guerra seria um prejuízo incalculável para a Russia fato pelo que ninguém acreditava nela até acontecer e não podemos levar em conta as regras de comercio com um ditador megalomaníaco como o Putin. Eu acredito sinceramente que qualquer dia desses vamos ouvir no Xadrez Verbal que algum lobo solitário deu fim na carreira do Putin copiando o fim de tantos outros ditadores.
Ótima lembrança sobre Midway. Maravilhoso episódio, Filipe e Mathias!
Bom dia, eu li no DerStandard q o reconhacimentodas vitimas do massacre de Uvalde foi feito via Teste de DNA n pq os corpos estavam desfigurados mas pq eram tantos e o “IML” local n tinha espaço para “expor “os corpos então para n colocar os corpos no chão por exp. e causar mais stress as familias eles decidiram fazer o reconhecimento via DNA.
No final do bloco do “gambito da dama” ela recomenda um texto, mas não fala o nome dele. Teria o link?
A cena mais marcante com Ray Liotta, para mim, foi em Red Dragon, onde ele é obrigado a comer o próprio cérebro. Trauma define. Não assistam. Pronto, falei rsrs.
Eu vivi pra ouvir a minha cidade no Xadrez Verbal!😁😁😁 Atibaia e Kiribati no mesmo episódio é de bugar a mente humana, hehehehe. Abraço Filipe e Matias.
Quando Matias e Filipe vão fazer as pazes com a concordância do pronome relativo? “coluna NO QUAL” , “lei NO QUAL” violam regras de concordância nominal. Seria “coluna NA QUAL” e “lei PELA QUAL”. O incorreto da língua compromete a credibilidade.
Olá, Felipe. Olá, Matias. Nos últimos meses estive trabalhando em um guia sobre a simulação universitária sobre a OTAN, sua cobertura completa sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia ajudou bastante, tendo o guia recebido vários elogios. Agradeço imensamente! Peço um abraço para Belo Horizonte, Minas Gerais.
Olá meus queridos Matias, Filipe e Viviane!! “Re-ouvi” (não sei se tem hífen e nem se isto existe…) várias vezes o “gambito da dama” (consolidando o conhecimento!!!) à procura do título do texto da prof. Célia Lessa…teria como enviar? Acho que pode contribuir com a minha tese!!! Adoro o Xadrez Verbal…até acho muito curto!! 🙂 Talvez seja carência de uma gaúcha morando em Lisboa!! 🙂 Beijos
Ela não falou mesmo. Ouvi 2x o trecho. Tô atrasada nos programas, não sei se.nosnproximos eles dão o nome do texto
Bom dia! Ouvindo o podcast e na rua geada e 1ºC.
Retificando meu comentário do episódio anterior sobre a música do Vangelis no teatro de sexta-feira santa, moro em Coronel Pilar no RS! Cidade é um eufemismo pois é um pequeno município de 1600 habitantes, de descendentes de imigrantes italianos. Quando vocês quiserem espantar o frio sintam-se convidados para comer uma sopa de capeletti quentinha e muita polenta!! Aposto que o Matias não conhece esse recanto do Sul.
Abraços a todos
Salve Filipe e Matias. Vai aí mais uma dica cultural envolvendo o Ray Liotta. No game GTA: Vice City o ator dublou o protagonista, Tommy Vercetti. O game também tem uma trilha sonora foda, repleta de clássicos dos anos 80.
Sobre os gregos e os mármores retirados da sua acrópole … pelo amor de Atena Partenos, Filipe … o lugar se chama PAR-TE-NON. A cada vez que vc repetia PA-TER-NON o martelo e a bigorna brigavam com o estribo dentro do meu ouvido direito… por mais detonado que o lugar tenha sido durante a sua história, vamos ao menos manter o nome dele intacto.
Vcs teriam alguma dica para conhecer melhor a história de Henry Kissinger? Vcs mencionaram a genialidade dele (e a parte ruim tb) e fiquei curioso.
Abraços