Fronteiras Invisíveis do Futebol #17 – Islândia

Fronteiras Invisíveis do Futebol é a nova iniciativa do Xadrez Verbal, um podcast sobre História, política atual, geopolítica, tudo isso com o fio condutor do futebol. Apresentado pelo meu amigo Matias Pinto, que também apresenta o podcast que vocês tanto apoiam, o programa será quinzenal, com um belo trabalho de edição. Em cada programa teremos A História, O Campo e O Mapa, contando sobre alguma região do planeta, sua identidade cultural e sua História. A série é motivada pela série de textos especiais Fronteiras Invisíveis da Europa, que discute nacionalismos, regionalismos e a União Europeia.

Atendendo a pedidos, o Fronteiras Invisíveis do Futebol vai até a ilha da Islândia! Depois de uma campanha surpreendente do país na Euro 2016, em que ficou em oitavo na classificação geral, após eliminar a Inglaterra e levando 10% (sim, você leu direito) de sua população aos jogos, o mundo inteiro se comoveu com o futebol da ilha. Que não é só futebol!
Você vai conhecer um pouco mais da recente História do recente país; dois recentes juntos ficou estranho? Você vai entender. A presença nórdica, os colonos vikings, a cristianização do país, a União de Kalmar, que unificou todos os países nórdicos. Com as guerras mundiais, chega a autonomia e a independência, em forma de república, separada da Dinamarca.
Aí falamos da Guerra Fria, sua importância estratégica e as guerras do bacalhau com o Reino Unido. O contato entre pescadores islandeses e britânicos explica justamente a presença do futebol na ilha, que tem seu campeonato desde 1912! Os principais campeões e jogadores e o histórico do futebol islandês estão aqui, claro. Fechamos o programa com o referendo da crise de 2008, além de muitos erros de pronúncia de nomes impossíveis. Ouve aí o seu podcastsson!

Referências no programa

Decreto com 400 anos que permitia matar bascos foi agora revogado na Islândia

Football, fire and ice: the inside story of Iceland’s remarkable rise

Documentário Bobby Fischer e eu, trailer aqui

Livro Rumo à Estação Islândia, de Fábio Massari

Música Immigrant Song, do Led Zeppelin

O dossiê visual do programa sobre a Argentina ainda não foi publicado, peço desculpas pelo atraso

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. 

Assine um dos feeds do Fronteiras Invisíveis do Futebol e não perca nenhum programa: feed RSS, feed do iTunes e feed Player.FM, feed Deezer e feed Pocketcast

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, confira o restante da programação aqui.


assinaturaFilipe Figueiredo, 29 anos, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

botãocursos

Anúncios

4 Comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s