Xadrez Verbal Podcast #191 – Hong Kong, Europa e América Latina

Nossa primeira parada é a nossa vizinhança da América Latina, começando no México, que teria entrado em acordo com o governo Trump; acordo? Mais ou menos. Passamos pela América Central, por nossos vizinhos, pelo Brasil e terminamos na Argentina, onde ocorreram eleições regionais. E o presidente Macri não foi nada bem, acendendo o alerta para as eleições presidenciais. Vamos para a Europa, onde Boris Johnson está confirmando o favoritismo para ser o novo premiê britânico, a Sagrada Família recebeu alvará e a Moldávia (ou Moldova) entrou em mais uma crise. Finalmente vamos tentar explicar o que você precisa entender sobre os protestos em Hong Kong que ocuparam todo o noticiário nessa última semana; os motivos jurídicos e os motivos de identidade cultural, além de um breve histórico honconguês (sim, esse é o gentílico). Além disso tudo, nós giramos pelo mundo, a semana na História, peões da semana e dicas culturais fecham mais um podcast do Xadrez Verbal!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Dicas do Sétimo Selo e links

Site da Editora Contexto

Livros do Machado de Assis

Livro Os Reis Taumaturgos, de Marc Bloch

Livro Apologia da História: ou o Ofício do Historiador, de Marc Bloch

Tese A Bola nas Redes e o enredo do lugar: uma geografia do futebol e de seu advento no Rio Grande do Sul, de Gilmar Mascarenhas de Jesus

Matéria Um conflito de 100 anos entre China e EUA se aproxima, de Martin Wolf

Livro Scapa 1919: the Archaeology of a scuttled fleet, de Innes McCartney

Fronteiras Invisíveis do Futebol 17 – Islândia

Projeto de Lei de Hong Kong Fugitive Offenders and Mutual Legal Assistance in Criminal Matters Legislation (Amendment) Bill 2019

Ponto de troca de figurinhas da Copa no Espaço de Leitura do Parque Água Branca em São Paulo

Música de Encerramento Never Understand, do Angra

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Canal do Xadrez Verbal no Telegram

Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal

  • 00:09:45 – Giro de Notícias #1
  • 00:26:45 – Coluna Aberta: América Latina
  • 01:12:00 – Efemérides: A Semana na História
  • 01:18:30 – Match: Brexit e outras notícias da Europa
  • 01:52:00 – Xeque: Hong Kong
  • 02:30:45 – Giro de Notícias #2
  • 02:42:00 – Peões da Semana
  • 02:43:50 – Sétimo Selo
  • 03:03:30 – Música de Encerramento

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

18 Comentários

  • Só uma pequena correção, salvo engano, o Filipe falou que o nome do ator que interpreta o Spock é Anthony Quinto, mas, na verdade é Zachary hahaha
    Excelente programa pessoal!

  • Só por uma situação de correção o Andre não estava na Suiça, ele morreu em casa. Conforme entrevista dada ao UOL pelos familiares.
    https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2019/06/12/familia-de-andre-matos-fala-pela-1-vez-sobre-a-morte-do-cantor.htm

  • E sobre Botswana, faltou mencionar que além de tudo, é o país com a maior cena de Heavy Metal do continente africano.

    Gostei da homenagem ao André Matos. A escolha de Never Understand do Filipe foi muito acertada.

  • Felipe e Matias, parabéns pelo ótimo programa, será que nos próximos vocês podem colocar o tempo de cada bloco? iria ajudar bastante.

  • Nesse episódio vocês estavam os reis das piadocas!
    Parabéns pelo melhor podcast desse brazilsão, meninos!

  • Luiz Paulo Ferreira

    Felipe e Matias, o nome Belarus/Bielorussia confunde ainda até os nativos de lá, minha noiva é de lá e com frequência vejo ela e outros amigos falarem Belarussian ao invés de Belarusian o que são prontamente corrigidos pelos outros, mas claramente ainda causa confusão!
    Parabéns e obrigado pelo conteúdo que faz eu sempre ter assunto com meus colegas de trabalho, que apesar de ser nos Estados Unidos, tem mais gente de outros países do que americanos em si.(Atualmente meu time é composto por 4 Chineses, 1 Japonês, 1 Polonês, 1 da Nova Zelândia e somente 1 americano)

    Forte abraço!

  • A pessoa que dá nomes às operações da polícia federal é certamente a mesma pessoa que inventa os codinomes da lista da Odebrecht e nomes de esmalte.

  • Só pra corrigir uma cãibra mental comum: o correto é Banksy, não Bansky.

  • Augusto Cezar Colombo

    Só queria deixar uma complementação sobre o bloco de Hong Kong, lembrando que não havi eleições no território no periódico de domínio britânico até 1985, sendo os representantes nomeados pelo Reino Unido, só após o acordo de devolução para a China que foi implementado o sufrágio limitado atual pelo Reino Unido. Em 1985 houveram eleições indiretas e as primeiras eleições diretas foram em 1991 ainda com indicações do governo anterior e apenas em 1995 houveram eleições no modelo atual.
    Um abraço e parabéns pelo trabalho!

  • daniel de viveiros inacio

    complementando sobre a parte de hong kong e a identificação da população com a china, apesar de quase 50% da população falar mandarim tb, o idioma majoritario é o cantones ambos são da familia chinesa mas não são intelegiveis(são distantes o bastante para um não entender o que o outro fala). a maneira que foi falado que a população fala chines deu a entender que falam o mesmo idioma

  • Faltou um bloco comentando a final da NBA kkkkkk! E aproveitando um meme do twitter, um tiro dói menos que o silêncio do Filipe após uma piada sem graça do Matias.
    Mais um programa excelente! Parabéns, Rodolfo de São Luís do Maranhão.

  • Luís Felipe Gonçalves

    Filipe eu falo pra você, que esse desafio é babado pra mim, só pra mostrar sabe qual era a capital da RSS do Cazaquistão? se você disse Astana ou, como é chamada atualmente, Nursultan está errado porque a capital original é Almaty que atualmente é a maior cidade do país. e ainda por cima eu sei os hinos nacionais, não de todas, mas de algumas das ex-repúblicas soviéticas e eu falo pra você Filipe são lindas demais, recomendo as da Estônia, Ucrânia, Cazaquistão, Azerbaijão, Quirguistão e a versão instrumental da Letônia. Além também do fato de que os hinos das ATUAIS Belarus e Uzbequistão são, com exceção da letra, exatamente iguais ao do período soviético. tem também um vídeo de 2015 onde durante a execução do hino nacional no campeonato mundial de basquete para surdos em Taiwan, a equipe vencedora do ouro vinda da Lituânia teve uma surpresa nada agradável ao ouvirem não o hino nacional do seu país mas da versão soviética do seu país. deixo link pra vocês ouvirem, um abraço e tudo de bom pra você e o Matias.

  • “Xadrez Pombal” podia ser o nome do bloco de barrigadas journalisticas.

  • Pheterson Hammond

    O Macri está mais para Amoedo ou para Dória argentino? haha

  • Sobre o fato que na Namíbia “só” a homossexualidade entre homens é proibido queria adicionar que tinha até exatamente 25 anos atrás a mesma regra / lei no código penal alemão. Serve investigar mais nisso mas não acho improvável essa semelhança nos códigos penais de ambos países é por conta da história colônia da Alemanha (e que Alemanha forçou Namíbia a “adotar” o mesmo código penal ou algo assim).

    E falando das “curiosidades” que só valem pras homens: nudez pública é proibido aqui na Alemanha exclusivamente pra homens…

    Parabéns pelo ótimo programa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.