Xadrez Verbal Podcast #277 – Ucrânia, bacia do Pacífico e Atila #47

Começamos pela conferência entre Biden e Putin para discutir a Ucrânia, além de outras notícias europeias. Passamos pelo boicote diplomático anunciado pelos EUA contra os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 e giramos pelo Pacífico. No noticiário da pandemia com Atila Iamarino falamos da nova variante Omnicron. Além disso tudo, giramos pelo mundo, a semana na História, Economia com a professora Vivian Almeida, peões da semana e dicas culturais fechando mais uma edição da sua revista de política internacional em formato podcastal!

*durante a gravação da Coluna Aberta, tivemos um problema técnico por volta de 41’30” até 47’30”

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Filme O carteiro e o poeta

Livro O carteiro e o poeta, de Antonio Skármeta

Graphic novel Avenida Paulista, de Luiz Gê

Podcast Hora Americana #34 – América Latina: democracia e autoritarismo em tempos de pandemia, com Matias Pinto e Sylvia Colombo

Livro A formação das almas: o imaginário da República no Brasil, de José Murilo de Carvalho

Xadrez Verbal #127 – EUA, Polônia e América Latina

Babel Podcast #24 – Quéchua, com Matias Pinto

Nerdologia História – Duas Chinas

Fronteiras Invisíveis do Futebol #67 – França Ultramarina

Matéria China ameaça Taiwan, e aliados ajudam ilha a formar frota sigilosa de submarinos, por Mari Saito, Yimou Lee, Ju-min Park, Tim Kelly, Andrew MacAskill, Sarah Wu e David Lague

Música de Encerramento Carcará, com João do Vale

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Canal do Xadrez Verbal no Telegram

Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal

  • 00:04:25 – Giro de Notícias #01
  • 00:17:27 – Coluna Aberta: Velho Continente
  • 01:21:15 – Efemérides: A Semana na História
  • 01:29:10 – Match: Especial Coronavírus, com Atila Iamarino
  • 01:55:40 – Xeque: Bacia do Pacífico
  • 02:46:10 – Gambito da Dama: Previsões Econômicas
  • 02:57:45 – Giro de Notícias #02
  • 03:13:45 – Peões da Semana
  • 03:16:00 – Sétimo Selo
  • 03:21:35 – Música de Encerramento

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

10 Comentários

  • Diogo Maia de Carvalho

    Olá, pessoal.

    O Doom Metal é um estilo de Metal mais denso e lento. O Sabbath é apontado como a banda pioneira e o disco Master of Reality, de 1971, é considerado a pedra angular do gênero.

    Abraços de BH.

  • Ótimo episódio, Filipe e Matias.

    Abraço!

  • Oi pessoal, só avisando que o link em “Ouça o podcast aqui” está direcionando para o episódio 276. Comecei a ouvir e achei que estava tendo um déjà vu hahaha. Abraços!

  • Grande Filipe e Matias!!
    Fui surpreendido com a propaganda no meio do podcast. Adoro o Ivan, mas ouvir a propaganda pelo app da Globo play foi, no mínimo, surpreendente. Fui até mesmo ouvir a vinheta de início de novo pra saber se o XV tinha saído da Central 3. Felizmente não.
    Resta saber se meu podcast favorito irá pertencer ou não ao grupo Globo.

    • Justiça seja feita, eu ouvi no podcast do Medo e Delírio em Brasília a mesma propaganda. Agora consegui sacar que se trata de um contrato de publicidade entre a Central 3 e a Globo Podcast.

  • Paisas não só é o pessoal do departamento de Antioquia; pessoal dos departamentos de Caldas, Risaralda e Quindio, também são paisas. eles são considerados tipo os “judeus” da Colômbia pela sua habilidade para os negócios. Também muitos deles são descendentes de sefarditas espanhóis.

  • Parabéns, Matias e Filipe, mais uma vez pelo trabalho de vocês! Achei muito legal a explicação sobre a tensão entre Ucrânia e Rússia. Sobre Biden e Putin, eu tenho a sensação de que Biden sente muita falta dos bons tempos da Guerra Fria, pois naquela época era muito mais fácil jogar a culpa dos problemas dos EUA nos comunistas e na URSS.

  • mais um programa impecável, deu uma zoada no audio numa parte no começo, mas lindo , bonito e informativo como sempre.
    se possível mandem um Abraço ao Amigo e Futuro Diplomata Matheus Pimentel, vulgo Shuma, que começou a ouvir o podcast por minha indicação e nunca foi capaz de me agradecer por isso.
    Forte Abraço!

  • Com um pouco de atraso sobre o episódio 276 com o Comendador Átila em que foi citada a política brasileira de combate à HIV/Aids, uma referência no mundo todo, digo isso porque trabalhei por 2 anos (2003/2005) no Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde. Além da politica de distribuição de medicamentos gratuitos, também me chamava atenção o trato com a sociedade civil, o programa manteve sempre uma estreita relação com os movimentos sociais: estudantil, LGBTQA+, profissionais do sexo, pessoas vivendo com HIV/Aids, Pastoral da Aids e etc. Talvez ai também resida a formula da bem sucedida politica pública de prevenção com baixa incidência na população brasileira. Ah, antes que eu esqueça, politica tão exitosa, que o CDC dos EUA mantinha um escritório dentro do programa brasileiro com dois pesquisadores americanos que inclusive ficavam ao lado da minha sala, muito simpáticos por sinal. Um feliz natal e um prospero ano novo para vocês. grande abraço, do fiel colaborador e ouvinte!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.